Reconhecendo o papel dos neutrófilos no sistema imunológico humano

Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel importante no sistema imunológico. Níveis no sangue mais baixos ou mais altos do que o normal podem indicar uma condição em seu corpo. O que significa se seus níveis de neutrófilos são anormais? Como devolver ao valor normal? Confira a explicação completa abaixo.

O que são neutrófilos?

Os neutrófilos são o tipo mais abundante de glóbulos brancos e servem para proteger o corpo contra infecções. Este tipo de glóbulo branco é considerado a "primeira linha de defesa" do sistema imunológico. Os neutrófilos ajudam a combater as infecções, capturando e destruindo microorganismos invasores.

Como outras células sanguíneas, este tipo de glóbulo branco também é formado na medula óssea. Uma vez formado na medula espinhal, esse tipo de leucócito está pronto para deslizar para o tecido inflamado ou infectado através dos vasos sanguíneos.

Este tipo de glóbulo branco continuará a patrulhar em busca de sinais de infecção microbiana. Quando uma infecção é encontrada, os neutrófilos prendem e matam rapidamente os objetos estranhos que invadem o corpo.

Esses glóbulos brancos não duram muito no corpo. Cada neutrófilo tem uma vida útil de menos de um dia, então sua medula óssea deve estar constantemente fazendo novos para proteção contra infecções.

Como verificar o nível de neutrófilos no sangue?

O nível de neutrófilos em seus glóbulos brancos pode ser detectado por meio de um teste diferencial de sangue, que inclui a verificação dos níveis de cada tipo de glóbulo branco. Um teste diferencial de sangue também pode mostrar células anormais no sangue.

Esses testes geralmente são feitos para diagnosticar infecção, anemia ou leucemia. O teste também pode ser usado para monitorar se o tratamento que você está fazendo está indo bem.

Qualquer infecção ou estresse agudo pode aumentar a contagem de células brancas do sangue e formar uma condição chamada leucocitose. Uma contagem alta de glóbulos brancos pode ser causada por inflamação, uma resposta imune ou uma doença do sangue, como leucemia.

É importante saber que um aumento anormal em um tipo de glóbulo branco pode causar uma diminuição no número de outro tipo de glóbulo branco.

Qual é o nível normal de neutrófilos?

Nos glóbulos brancos, cerca de 40-60% consiste em neutrófilos. Portanto, se o número de glóbulos brancos (leucócitos) no corpo é 8.000, o número de glóbulos brancos neste é estimado em 4.000 / mcL.

Citado da American Cancer Society, o número que descreve o nível deste tipo de glóbulo branco é denominado contagem absoluta de neutrófilos (ANC). As contagens normais de neutrófilos estão na faixa de 2.500-6.000 / mcL.

Se o valor estiver abaixo ou acima dos níveis normais, você pode ter certas condições. Os níveis baixos são chamados de neutropenia, enquanto os níveis acima dos níveis normais são chamados de neutrofilia. Aqui está a explicação.

Neutropenia

A neutropenia é uma condição em que o nível de neutrófilos no sangue é inferior a 1000 / mcL. Essa condição aumenta o risco de infecção.

Existem muitos fatores que podem causar neutropenia, como:

  • Câncer e seu tratamento
  • Drogas
  • infecção viral
  • Infecção bacteriana grave
  • Doença auto-imune
  • Doenças da medula óssea
  • anemia aplástica

No entanto, um nível baixo não significa necessariamente que você tenha neutropenia. Os níveis desse tipo de glóbulo branco podem variar de um dia para o outro, portanto, você precisará repetir os testes para confirmar sua condição.

Neutrofilia

A neutrofilia é uma condição em que os neutrófilos no sangue aumentam para mais de 7.700 mcL de um total de menos de 11.000 mcL de leucócitos em adultos. Esta condição pode ser causada por:

  • Acelere a formação deste tipo de glóbulo branco
  • Liberação acelerada de neutrófilos da medula óssea para o sangue
  • Desmarginação de neutrófilos, que é a liberação de neutrófilos ao longo dos vasos sanguíneos para a corrente sanguínea
  • Saída reduzida de neutrófilos do sangue para os tecidos do corpo

Geralmente, a principal causa da neutrofilia é uma infecção bacteriana. Além disso, fatores de estilo de vida, como exercícios excessivos, estresse e tabagismo também podem aumentar o risco de neutrofilia.

Em bebês, níveis elevados de glóbulos brancos podem ocorrer devido a infecção, tratamento com corticosteroides, Síndrome de Down, à separação tardia do cordão umbilical.

O tratamento da neutrofilia geralmente depende da doença ou condição que o causa. Consulte um médico para saber a causa e o tratamento com mais certeza.