Muitos mitos dizem que o esperma, também conhecido como sêmen masculino, pode ser usado como máscara facial. Embora pareça um pouco estranho, talvez até nojento, é verdade que existem benefícios do esperma masculino para o rosto?
Conteúdo no sêmen masculino
Poucos sabem que o sêmen masculino é realmente rico em nutrientes. Por 100 mililitros (ml) de secreção vaginal espessa secretada por este pênis pode conter 0,5 gramas de proteína de 200 tipos diferentes.
O fluido seminal também é conhecido por ter alto teor de zinco, o que pode ajudar a atender 3% das necessidades diárias do seu corpo. Além disso, o sêmen contém menos gordura, carboidratos, frutose e cálcio.
Há algum benefício do sêmen como máscara facial?
Algum tempo atrás, a tendência de usar sêmen para máscaras faciais era estrondo devido às alegações dos benefícios da espermina que contém. A espermina é um derivado da substância espermidina no sêmen masculino. Acredita-se que a espermidina contém antioxidantes que podem disfarçar rugas e linhas finas para que a pele pareça mais jovem.
Um estudo publicado na revista Nature Cell Biology em 2009 testou essa teoria ao injetar espermidina diretamente nas células da pele humana. Como resultado, a espermina parece ter o potencial de retardar o processo de envelhecimento da pele. No entanto, os reais benefícios do próprio sêmen para a pele, quando usado como máscara facial, não foram determinados.
E quanto ao outro conteúdo nutricional do esperma? Acredita-se que o conteúdo de proteína no esperma faz a pele parecer brilhante, radiante, flexível e firme. Infelizmente, essa teoria não foi comprovada de forma válida por pesquisas médicas qualificadas. Se você olhar para a quantidade, o conteúdo de proteína no sêmen é tão pequeno que se considera não ter qualquer efeito na sua pele
As proteínas encontradas nos cuidados com a pele geralmente vêm na forma de aminoácidos peptídicos. Mas, até agora, os benefícios da proteína para a pele só podem ser comprovados como eficazes quando consumidos com alimentos.
O mesmo acontece com o conteúdo de zinco. Há muito se acredita que o zinco no sêmen seja útil no tratamento da acne quando usado como máscara facial. Acredita-se também que o zinco desencadeia a produção de colágeno para a reparação das células envelhecidas da pele. Mas, novamente, não há nenhuma evidência sólida de pesquisas médicas válidas para apoiar essa teoria.
Até agora, não há recomendação ou conselho de especialistas em saúde e beleza para o uso de sêmen como máscara facial. Nutricionistas, dermatologistas e especialistas em beleza acreditam que os benefícios da proteína e do zinco para a beleza da pele só serão maximizados se forem obtidos com o consumo de alimentos saudáveis.
Usar sêmen como máscara facial é, na verdade, um risco para a saúde
Os benefícios e efeitos colaterais do uso de sêmen como máscara facial não podem ser determinados. No entanto, essa tendência de beleza não pode ser separada dos possíveis riscos negativos. Aplicar sêmen masculino diretamente na pele pode causar uma reação alérgica severa a uma infecção contagiosa se a fonte não estiver clara e não for examinada posteriormente. Por quê?
Como mencionado acima, o esperma contém 200 tipos diferentes de proteínas. Isso pode desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas. A alergia ao esperma também é conhecida como hipersensibilidade às proteínas plasmáticas. A reação alérgica mais branda pode incluir vermelhidão, secura, inchaço e coceira. Enquanto isso, casos graves de alergia ao esperma podem desencadear choque anafilático.
Na pior das hipóteses, a aplicação de sêmen não identificado pode aumentar o risco de contrair uma doença infecciosa. É muito provável que isso aconteça se o sêmen vier de um homem que tem uma doença venérea, conhecida ou não.
Os germes causadores de doenças podem entrar no tecido da pele, especialmente se você tiver feridas abertas ou cicatrizes de acne. O sêmen contendo a doença também pode entrar no corpo quando misturado com o muco nos lábios, nariz ou olhos. Alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis que são suscetíveis de transmissão dessa forma são herpes, clamídia e gonorréia.
Se o sêmen entrar no olho, o risco não se limita apenas à vermelhidão do olho. No entanto, também pode causar herpes ocular e conjuntivite por clamídia.