O sangue menstrual é marrom escuro, é preciso se preocupar?

Embora o nome seja sangue menstrual, a cor nem sempre é vermelha brilhante. O sangue menstrual pode vir em uma variedade de cores - do marrom escuro ao vermelho escuro e ao rosa claro. Isso ocorre porque o sangue menstrual é diferente do sangue fresco que sai do dedo quando você corta um pedaço de papel ou um arranhão no joelho por causa de uma queda. Embora o nome seja sangue, o sangue menstrual é basicamente tecido da parede uterina e óvulos que são eliminados porque não foram fertilizados.

Mas por que a cor do sangue menstrual pode ser diferente, e o que cada cor significa?

O significado das várias cores do sangue menstrual

Sua menstruação pode revelar muitas informações sobre sua saúde. Porque, além de ser um sinal de que você está grávida ou não, a cor do seu sangue menstrual pode fornecer pistas valiosas sobre sua saúde hormonal. Seus hormônios são os “trabalhadores do protocolo” que mantêm todos os sistemas do seu corpo funcionando adequadamente.

Lembre-se de que o que constitui uma cor menstrual "normal" para cada pessoa pode ser diferente uma da outra. Mas existem algumas descolorações das quais você precisa estar ciente. Abaixo estão cinco cores comuns de sangue menstrual e seus significados.

Rosa claro ou vermelho pálido, aguado

Se o sangue do seu período for rosa ou tiver uma coloração vermelha clara, é um sinal de que seu corpo tem níveis baixos de estrogênio - especialmente se for acompanhado de menos volume nos dias em que o fluxo sanguíneo é geralmente mais intenso. Os baixos níveis de estrogênio podem ser causados ​​por muito exercício ou desnutrição. Também pode ser um sinal de anemia grave. Os baixos níveis de estrogênio podem aumentar o risco de osteoporose se não forem tratados.

A cor rosa do sangue menstrual também indica que o seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes ou que o seu sangue não contém ferro suficiente. Embora isso seja muito importante para sua fertilidade. O sangue é a principal fonte de oxigênio e nutrientes para todos os órgãos do corpo. Se você não tiver glóbulos vermelhos suficientes, seu sistema sofrerá - incluindo seu sistema reprodutivo.

Outras causas do sangue menstrual rosa incluem a síndrome dos ovários policísticos (SOP), ou perimenopausa, que é quando seus ovários começam a produzir menos estrogênio na preparação para a menopausa (geralmente ocorrendo cerca de quatro a cinco anos antes da menopausa).

vermelho cereja

Se você notar uma cor vermelha brilhante em suas almofadas - pense em refrigerante vermelho ou vermelho cereja - esta é uma cor "normal" e saudável para o sangue menstrual, especialmente no meio da menstruação.

A cor vermelha brilhante indica que a liberação do revestimento uterino acabou de ocorrer, saindo muito rapidamente, sem ter muito tempo para "envelhecer" ao longo do caminho. Então, próximo ao final do ciclo, a cor do sangue menstrual geralmente escurece, indicando que o fluxo sanguíneo menstrual diminuiu. Por outro lado, algumas mulheres cuja duração da menstruação é relativamente longa experimentam um processo mais lento de desprendimento da parede uterina, de modo que a cor é consistentemente clara do início ao fim.

Vermelho escuro

O sangue menstrual de cor vermelha escura com uma textura espessa e ligeiramente protuberante é conhecido como sangue menstrual “normal”, geralmente o ciclo sempre começa e termina na hora certa.

Mas, embora os coágulos sanguíneos sejam normais, um coágulo tão largo quanto uma moeda ou até maior pode indicar um sério problema de equilíbrio hormonal - especialmente quando acompanhado de TPM dolorosa. Essa cor do sangue pode indicar que você tem níveis baixos de progesterona e altos níveis de estrogênio.

Miomas uterinos são outra possibilidade. Os miomas geralmente são tumores benignos, mas podem ser dolorosos. Portanto, se você suspeitar que isso está por trás de um fluxo menstrual pesado e irregular, peça um ultrassom ao seu médico. Nesse ínterim, você pode tentar cortar os laticínios, soja e açúcar para ver se há uma diferença no padrão de seu ciclo.

Marrom escuro

A cor marrom-avermelhada escura do sangue menstrual é geralmente um indicador de níveis excessivos de estrogênio, o que faz com que o revestimento se torne muito espesso; para que o seu sangue menstrual apareça em maior volume e de cor escura. Em geral, isso é normal, a menos que seja acompanhado por sintomas de TPM.

Por outro lado, a cor do sangue menstrual de vermelho escuro a marrom escuro a quase preto pode indicar sangue “antigo”. Algumas mulheres eliminam o revestimento do útero em um ritmo constante, de modo que toda a "ração" de sangue que deve ser expelida pode ser usada de uma só vez. Enquanto para outras, a liberação do revestimento uterino é lenta e nem sempre pode se desprender de toda a camada até que esteja completamente limpa. O revestimento uterino que é deixado para trás envelhece com o tempo e se desprende na próxima menstruação, ficando com uma cor marrom escuro. Isso também é normal e não há nada com que se preocupar.

Em casos extremos, o sangue pode ficar preso e coagular no corpo, tornando-se preto como azeviche. Esse bloqueio do sangue menstrual será acompanhado de dor e grandes coágulos sanguíneos. Essa condição é comum em mulheres com histórico de miomas e endometriose grave.

cinza

O sangue menstrual de cor vermelha brilhante, mas acompanhado de caroços de muco cinza, indica que você tem uma doença venérea ou doença sexualmente transmissível. Uma menstruação cinza também pode indicar que você está tendo um aborto espontâneo. Consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado.