Fitoterapia para falta de ar e maneiras naturais de superá-la

Você costuma ficar sem fôlego quando fala? Isso pode indicar que você está sentindo falta de ar, o que faz com que você consiga apenas respirar de forma curta. No mundo médico, essa dificuldade em respirar é conhecida como dispneia. Essa condição é bastante comum e, felizmente, há muitas maneiras naturais de tratá-la. Aqui está uma seleção de remédios à base de ervas e outras formas naturais que você pode tentar como tratamento para reduzir a falta de ar.

O que causa falta de ar?

Quando você está com falta de ar, pode sentir como se o suprimento de ar para os pulmões estivesse acabando. Existem várias causas para a falta de ar, como:

  • Alergia
  • Asma
  • Envenenamento por monóxido de carbono
  • DPOC ou doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Ataque cardíaco
  • Pneumonia
  • Bloqueio no trato respiratório

Além disso, algumas atividades ou atividades que não estão relacionadas a condições médicas também podem fazer com que sua respiração fique curta, como:

  • Estar em altura
  • Má qualidade do ar, como ser poluído por fumaça ou monóxido de carbono
  • Temperatura extrema
  • Depois de fazer exercícios extenuantes

Quais são as opções de remédios naturais à base de ervas para tratar a falta de ar?

Além de usar medicamentos para aliviar os sintomas de falta de ar, existem ingredientes naturais e ervas tradicionais que você pode usar para ajudar a reduzir o desconforto.

Alguns remédios naturais para falta de ar incluem:

1. Gengibre

O gengibre se tornou o remédio à base de ervas preferido de muitas pessoas para superar a falta de ar naturalmente. Acredita-se que o gengibre ajuda a reduzir os sintomas de falta de ar, especialmente aqueles causados ​​por infecções respiratórias.

Isso é explicado em um estudo de Journal of Ethnopharmacology publicado em 2012. Neste estudo, acredita-se que o gengibre desencadeie a atividade antiviral que pode combater infecções virais, especialmente o tipo de HRSV que ataca o sistema respiratório.

Você pode consumir gengibre como um medicamento tradicional para a falta de ar na forma de pedaços, fervido ou suplementos.

2. Café

O café pode ser um dos remédios à base de ervas para superar a falta de ar naturalmente. Um estudo da Biblioteca Cochrane mostra como o conteúdo de cafeína no café é benéfico para reduzir a falta de ar, especialmente em pessoas com asma.

A partir dos resultados desses estudos, descobriu-se que a cafeína pode ajudar os músculos do trato respiratório a relaxar mais. Assim, a função pulmonar pode melhorar e respirar mais suavemente.

No entanto, é preciso lembrar que nem todos os sintomas de falta de ar podem ser superados com café, sim! Algumas pessoas que sentem falta de ar, principalmente devido a problemas digestivos, devem evitar o café.

3. Eucalipto

A folha do eucalipto também é uma planta que você pode experimentar como um remédio à base de ervas para reduzir os sintomas de falta de ar. Esta planta contém um ingrediente ativo chamado cineol.

Em um estudo da revista TosseAcredita-se que o conteúdo de cineol no eucalipto tenha um efeito mucolítico (afinamento do catarro), um broncodilatador (relaxa os músculos dos pulmões) e reduz a inflamação.

Por isso, acredita-se que esta planta tenha o potencial de aliviar os sintomas de falta de ar em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma que costumam apresentar falta de ar.

4. Apple

Você sabia que também pode usar maçãs como medicamento tradicional para aliviar os sintomas de falta de ar? Bem, se você é um fumante ativo e começa a sentir dificuldade para respirar devido à diminuição da função pulmonar, acredita-se que as maçãs sejam a solução.

Isso é evidenciado por um estudo de European Respiratory Journal lançado em 2017. No estudo, frutas ricas em antioxidantes, principalmente maçãs, foram capazes de reparar danos pulmonares, principalmente em pessoas que já haviam fumado.

Lesões pulmonares costumam estar associadas à DPOC, doenças cardíacas e câncer de pulmão, o que aumenta o risco de desenvolver falta de ar.

Portanto, certifique-se de começar a comer maçãs regularmente em sua dieta diária para ajudar a reduzir as dificuldades respiratórias.

Maneiras naturais de lidar com a falta de ar além dos fitoterápicos

Não apenas com remédios à base de ervas, você também pode tentar os métodos naturais abaixo para ajudar a reduzir os sintomas de falta de ar. Acredita-se que os métodos a seguir maximizam o desempenho dos medicamentos que você está usando atualmente e reduzem o risco de recorrência da falta de ar posteriormente.

1. Respire profundamente

Respirar fundo é uma maneira que pode ser feita para superar a falta de ar, além dos medicamentos fitoterápicos. Existem várias etapas que você deve seguir, a saber:

  • Posicione o corpo deitado, colocando as duas mãos sobre o estômago.
  • Respire o mais fundo possível pelo nariz, até que seja como se seus pulmões estivessem completamente cheios de ar.
  • Prenda a respiração por alguns segundos e expire pela boca.
  • Repita essas etapas por 5 a 10 minutos.

2. Use a técnica respiração com lábios franzidos

Além de usar fitoterapia e respiração profunda, outras técnicas de respiração que podem ser feitas para a falta de ar são: respiração com lábios franzidos. Como o nome indica, essa técnica envolve o alias dos lábios pela boca para ajudar a regular a taxa de respiração.

Se sua falta de ar for causada por ansiedade, essa técnica pode ser muito útil. Como fazer respiração com lábios franzidos?

  • Posicione o corpo sentado ereto em uma cadeira, relaxado e não tenso.
  • O formato dos lábios, como um cone, deixando pouco espaço para o ar entrar e sair.
  • Inspire pelo nariz e segure por alguns segundos.
  • Expire lentamente pelos lábios por cerca de 4 contagens.
  • Repita essas etapas por cerca de 10 minutos ou até que a taxa de respiração melhore novamente.

3. Use vapor quente

Inalar vapor quente acaba sendo uma forma de lidar com a falta de ar, além de usar remédios à base de ervas. A razão é que esse método ajuda a limpar as passagens nasais, aliviando assim o sistema respiratório.

Não apenas isso. O vapor quente também pode derreter o muco nos pulmões. Como resultado, o processo de entrada e saída do ar durante a respiração será muito mais fácil.

Você só precisa preparar um recipiente com água morna e, em seguida, colocar o rosto em cima do recipiente. Em seguida, respire fundo como de costume, enquanto inspira e sente o vapor quente.

Seria melhor certificar-se de que a água do recipiente não está muito quente, pois teme-se que possa ferir a pele do rosto.

Antes de tomar remédios fitoterápicos ou tradicionais para a falta de ar, consulte um médico. Determinar a causa pode ajudar você e seu médico a determinar quais ingredientes à base de ervas e remédios naturais são mais adequados para sua condição de saúde.