A mandioca é um tipo de tubérculo que contém carboidratos. Algumas regiões da Indonésia produzem mandioca como alimento básico. No entanto, você sabe quais são realmente o conteúdo nutricional e os benefícios da mandioca?
Teor de nutrientes na mandioca
A mandioca contém vários nutrientes importantes para o corpo. Em 100 gramas de mandioca cozida, existem calorias, das quais 98 por cento vêm dos carboidratos, o restante vem das proteínas e gorduras. Na mesma medida, a mandioca também contém fibras, vitaminas e minerais.
Abaixo está o conteúdo nutricional contido em 100 gramas de mandioca.
- Água: 61,4 gramas
- Carboidrato: 36,8 gramas
- Energia: 154 calorias
- Proteínas: 1,0 grama
- Fibra: 0,9 grama
- Gordura: 0,3 grama
- Potássio: 394 miligramas
- Cálcio: 77 miligramas
- Vitamina C: 31 miligramas
- Fósforo: 24 miligramas
Benefícios da mandioca para a saúde
Os vários nutrientes da mandioca certamente têm seus respectivos benefícios para o corpo. Esses são os vários benefícios de comer mandioca que é uma pena perder.
1. Aumento de energia
Cada 100 gramas de mandioca contém 38 gramas de carboidratos. Portanto, a mandioca é uma boa fonte de energia para aqueles que se submetem a atividades físicas extenuantes.
A atividade física esgota o glicogênio, uma forma de glicose armazenada como reserva de energia. Quando você come mandioca, os carboidratos são convertidos em glicose, depois convertidos de volta em glicogênio e armazenados nos músculos. Portanto, os benefícios da mandioca para aumentar a energia não podem ser subestimados.
2. Ajude a prevenir a constipação
A mandioca contém uma quantidade bastante elevada de amido resistente. O amido resistente é um tipo de fibra insolúvel rica em celulose.
Este tipo de fibra é muito útil para ajudar a suavizar a digestão e prevenir a prisão de ventre. Sua presença também pode estimular o crescimento de bactérias benéficas que protegerão seus intestinos da inflamação.
A fibra também ajuda a perder peso porque pode mantê-lo satisfeito por mais tempo.
3. Ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue
Os benefícios da mandioca para os diabéticos não precisam ser postos em dúvida. Comer mandioca pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre porque a fibra retarda a absorção do açúcar na corrente sanguínea.
Além disso, o conteúdo de fibra traz os benefícios da mandioca para ajudar a baixar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, reduzir o risco de obesidade e reduzir o risco de doenças cardíacas.
3 deliciosas e saudáveis receitas de lanches de mandioca processada
4. Rico em minerais que mantêm a função dos tecidos do corpo
A mandioca contém amplas fontes de minerais como cálcio, fósforo, manganês, ferro e potássio. Este mineral é necessário para o desenvolvimento, crescimento e funcionamento dos tecidos do corpo.
O cálcio é necessário para manter ossos e dentes saudáveis. O ferro ajuda na formação de proteínas (hemoglobina e mioglobina) que transportam oxigênio pelos tecidos do corpo.
Enquanto isso, o manganês ajuda no processo de formação óssea, tecido conjuntivo e hormônios sexuais. O potássio é necessário para a síntese de proteínas e ajuda na quebra de carboidratos.
Além disso, a mandioca também contém magnésio e cobre, que são bastante elevados. O magnésio pode baixar a pressão arterial e reduzir o risco de osteoporose. Enquanto o cobre pode manter a função nervosa para se manter saudável.
5. Benefícios da mandioca para a pele
A mandioca contém vitamina C, conhecida como uma substância importante na formação do colágeno. O próprio colágeno serve para manter a elasticidade da pele.
Infelizmente, o corpo humano não consegue produzir vitamina C por conta própria. Portanto, o corpo necessita de sua ingestão a partir de alimentos com vitamina C. A mandioca pode ser uma opção que você pode consumir para ajudar a suprir suas necessidades.
Como processar a mandioca é bom e correto
A mandioca é um dos ingredientes essenciais porque pode ser usada em muitos alimentos ou convertida em outras formas como a farinha.
No entanto, você nunca deve comê-lo cru. Porque a mandioca crua contém cianeto natural que pode ser tóxico se ingerido. Cozinhá-lo tornará esses compostos inofensivos.
Para prepará-lo, primeiro descasque a casca da mandioca. Comece cortando a ponta do tubérculo, depois divida-o em várias partes para facilitar a remoção da casca.
Separe as cascas cortando de cima para baixo enquanto gira, certificando-se de que não fique nenhuma casca. Depois disso, você pode começar a ferver ou fritar até que esteja completamente cozido e macio.