6 problemas de nutrição mais comuns na Indonésia |

A Indonésia é um país com vários problemas nutricionais. Vários estudos também afirmaram que os problemas nutricionais na Indonésia tendem a aumentar, ao contrário de alguns outros países da ASEAN, como a Malásia ou a Tailândia.

De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, o desenvolvimento de problemas nutricionais na Indonésia pode ser agrupado em três. Os três são problemas nutricionais que estão sob controle, os que não foram resolvidos e os que aumentaram e ameaçam a saúde pública.

Problemas de nutrição na Indonésia estão sob controle

Existem três tipos de problemas nutricionais na Indonésia que foram controlados: falta de vitamina A, distúrbios devido à deficiência de iodo (ADF) e anemia. Esses problemas são tratados por meio de programas governamentais. Confira os detalhes.

1. Falta de vitamina A (VAC)

A deficiência de vitamina A (VAC) é um problema nutricional na Indonésia comumente experimentado por crianças e mulheres grávidas. Embora esse problema possa ser controlado, a deficiência de vitamina A pode ser fatal se não for tratada imediatamente.

Em crianças, essa condição pode causar problemas de visão à cegueira. O risco de doenças diarreicas e sarampo também aumenta. Em mulheres grávidas, o efeito é um risco aumentado de cegueira até a morte durante o parto.

No entanto, a Indonésia agora é capaz de prevenir esse problema nutricional fornecendo cápsulas de vitamina A em Puskesmas. As cápsulas são administradas duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro e agosto, a partir dos seis meses de idade.

Cápsulas vermelhas (dosagem de 100.000 UI / Unidade Internacional) são administradas para crianças de 6-11 meses e cápsulas azuis (dose de 200.000 UI) para crianças de 12-59 meses.

2. GAKI

O corpo precisa de iodo para produzir hormônios da tireoide. Esse hormônio regula os processos metabólicos e uma série de outras funções importantes, incluindo crescimento, perda ou ganho de peso e frequência cardíaca.

IDD não é a única causa da diminuição dos níveis da tireóide no corpo. No entanto, a deficiência de iodo é conhecida por causar aumento anormal da glândula tireóide. Essa condição é conhecida como bócio.

Para superar esse problema nutricional, o governo exigiu a adição de pelo menos 30 ppm de iodo a todos os produtos de sal em circulação. Portanto, certifique-se de usar sal iodado para manter um corpo saudável.

3. Anemia

A anemia é uma condição de não haver glóbulos vermelhos saudáveis ​​em quantidade suficiente para transportar oxigênio. Esse problema de saúde é mais comumente encontrado em mulheres grávidas com sintomas na forma de cansaço, palidez, batimento cardíaco irregular e tontura.

De acordo com dados da Pesquisa Básica de Saúde de 2013, mais de 37% das mulheres grávidas são anêmicas. Estudos mostram que gestantes anêmicas apresentam risco 3,6 vezes maior de morrer no parto por sangramento e / ou sepse.

Para prevenir a anemia, as mulheres grávidas devem tomar pelo menos 90 comprimidos de ferro durante a gravidez. O ferro em questão refere-se a todos os tipos de ferro durante a gravidez, incluindo medicamentos sem receita e multivitamínicos contendo ferro.

Problemas nutricionais na Indonésia que não foram resolvidos

Abaixo estão dois tipos de problemas nutricionais na Indonésia que ainda não foram resolvidos.

1. Stunting

A baixa estatura é um problema nutricional crônico bastante comum na Indonésia. Essa condição é causada pela ingestão nutricional inadequada por muito tempo, geralmente devido ao fornecimento de alimentos que não estão de acordo com as necessidades nutricionais.

Stunting ocorre a partir do útero e só é visto quando a criança tem dois anos. Sintomas atrofiado ou seja, como segue.

  • A postura da criança é mais curta do que a de crianças de sua idade.
  • As proporções do corpo tendem a ser normais, mas a criança parece mais jovem ou menor para sua idade.
  • Menos peso para a idade.
  • Crescimento ósseo retardado.

Em 2013, 37,2% das crianças menores de cinco anos na Indonésia experimentaram atrofiado . Essa condição costuma ser considerada normal por motivos hereditários. Enquanto, atrofiado pode afetar o desenvolvimento do cérebro e reduzir a produtividade de uma pessoa em uma idade jovem.

Stunting Também aumenta o risco de desenvolver doenças não transmissíveis em idosos. Esse problema nutricional é até considerado um fator de risco para diabetes, hipertensão, obesidade e morte por infecção.

O melhor momento para prevenir atrofiado ou seja, desde o início da gravidez até os primeiros dois anos de vida da criança. O aleitamento materno exclusivo e a nutrição balanceada para crianças pequenas precisam de atenção especial para que as crianças não cresçam pouco ou atrofiado .

2. Desnutrição

Um corpo magro devido à falta de nutrição é frequentemente considerado melhor do que um corpo gordo devido ao excesso de nutrição. Na verdade, a obesidade e a desnutrição são prejudiciais à saúde. Para começar, você pode medir as categorias do estado nutricional por meio da calculadora de IMC.

Podem ocorrer problemas de desnutrição desde o nascimento do bebê. A principal característica é que os bebês nascem com baixo peso ao nascer (BPN). Diz-se que os bebês têm baixo peso ao nascer se seu peso ao nascer for inferior a 2.500 gramas (2,5 kg).

Os bebês nascidos com BPN geralmente apresentam problemas de saúde. Isso ocorre porque suas necessidades nutricionais não atendidas os tornam mais suscetíveis a doenças infecciosas. Isso começa cedo na vida e pode continuar na idade adulta.

Alguns dos riscos que se originam de problemas nutricionais são:

  • desnutrição,
  • deficiência de vitaminas,
  • anemia,
  • osteoporose,
  • imunidade diminuída,
  • problemas de fertilidade devido a ciclos menstruais irregulares, e
  • problemas de crescimento e desenvolvimento que freqüentemente ocorrem em crianças e adolescentes.

O problema nutricional que mais ameaça a saúde na Indonésia

Com base no Relatório Global de Nutrição de 2018, a Indonésia está incluída em 17 países com 3 problemas nutricionais ao mesmo tempo. Os três são atrofiado (baixo), desperdiçando (magro) e com sobrepeso (obeso).

A obesidade (supernutrição) é um problema nutricional que ameaça a saúde pública. Essa condição ocorre quando há um grave excesso de gordura no corpo, causando diversos problemas de saúde.

A causa mais básica da supernutrição é um desequilíbrio de energia e calorias consumidas com a quantidade gasta. Se você ingerir mais calorias do que gasta, essas calorias extras podem se transformar em gordura.

Quando as crianças são obesas desde a infância, elas estarão mais suscetíveis a contrair doenças não transmissíveis na idade adulta. Esse problema nutricional está intimamente relacionado ao diabetes tipo 2, derrame e doenças cardíacas.

Para manter um peso corporal ideal, você precisa mudar seu estilo de vida para ser mais saudável. Você faz isso limitando o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, aumentando a ingestão de frutas e vegetais e praticando atividade física regular.