Todos os alimentos e bebidas que você consome serão realmente digeridos no estômago, mas parte do resto se acumula como lixo e pode ser prejudicial à saúde. Então, quais são as características de um intestino sujo e como limpá-lo?
Quais são os sinais e sintomas se o seu intestino estiver sujo?
Antes de decidir limpar o trato digestivo, você deve saber primeiro se seus órgãos intestinais estão cheios de fezes. Portanto, você deve reconhecer os vários sinais abaixo.
1. Você tem dificuldade para defecar (constipação)
Se você tiver prisão de ventre, isso indica que seus intestinos estão cheios de restos de comida. Alimentos não saudáveis, estresse e uso frequente de medicamentos podem fazer com que o intestino não produza tanto muco.
Na verdade, esse muco serve para suavizar o canal intestinal, de modo que os resíduos alimentares sejam facilmente removidos do estômago.
2. Sentir dores em várias partes do corpo
Não apenas a dor de estômago, a dor que surge de intestinos sujos pode incluir dores de cabeça, dores nas costas e dores que se irradiam das costas para a parte inferior do corpo, como coxas, panturrilhas e calcanhares.
Normalmente, essa dor surge devido a infecções fúngicas que surgem devido à digestão suja.
3. Fadiga
As toxinas causadas por restos de comida que sujam os intestinos podem, na verdade, entrar no sangue através dos canais linfáticos. Essa condição faz com que você se canse rapidamente, seu sistema imunológico diminui e você corre o risco de contrair doenças infecciosas.
4. Mau hálito
O mau hálito é o sinal mais comum se o seu intestino estiver sujo com resíduos de alimentos. A sobra de comida que se acumula emite um gás de cheiro desagradável. O cheiro do gás pode fazer seu hálito cheirar mal.
Então, como limpar os intestinos sujos?
Se você sentir alguns dos sintomas listados acima, pode ser necessário realizar várias etapas para limpar o intestino. Abaixo estão várias maneiras.
1. Viva uma dieta saudável
A limpeza dos intestinos sujos nem sempre requer drogas especiais ou a lavagem dos intestinos. Porque, o corpo não permite que as toxinas se instalem nos intestinos.
Um corpo normal e saudável tem uma boa resposta para superar e remover as toxinas dos resíduos alimentares. Essa função será auxiliada pelo fígado e rins.
Então, você não precisa se preocupar muito. Você simplesmente muda seus hábitos alimentares diários para ser mais saudável. Tente comer mais alimentos ricos em fibras para a digestão, como frutas e vegetais.
A própria fibra é conhecida por ser boa para a digestão e prevenção da constipação porque esses nutrientes podem aumentar o tamanho e a massa das fezes e absorver água, de modo que as fezes sejam removidas mais facilmente do corpo.
Além disso, reduza o consumo de carnes vermelhas e frituras. O mesmo ocorre com alimentos processados, como salsichas e carnes defumadas. Você precisa saber que o consumo de ambos costuma estar associado a um risco aumentado de câncer de cólon.
2. Exercício para prevenir intestinos sujos
Aparentemente, a quantidade de massa gorda corporal que você tem pode afetar o risco de câncer de cólon. Se o percentual de gordura corporal for alto, o risco de câncer de cólon será maior.
Portanto, mantenha um peso saudável, mantendo um percentual de gordura corporal ideal. Uma maneira é se exercitando.
O exercício ou a atividade física podem aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos do sistema digestivo. Isso fará com que os músculos trabalhem com mais rapidez e movam os alimentos de maneira eficaz ao longo do trato digestivo.
3. Tome remédio
Se a prisão de ventre que você está sentindo começa a incomodá-lo, tomar laxantes ou laxantes pode ser a solução. Este medicamento pode ajudar a 'drenar' a sujeira que se acumulou.
Os laxantes atuam puxando água do corpo para os intestinos. Essa água será absorvida pelas fezes para facilitar sua excreção.
4. Submeta-se à hidroterapia
A lavagem com hidroterapia é geralmente recomendada para pacientes com constipação grave que não pode ser tratada com medicamentos.
O procedimento de hidroterapia envolve a lavagem do cólon através da introdução de grandes quantidades de líquido. Mais tarde, esse líquido irrigará o intestino grosso e expelirá as fezes que ainda estão se acumulando.
Infelizmente, esse procedimento pode causar alguns efeitos colaterais, como:
- desidratação,
- nausea e vomito,
- tornam o desequilíbrio de eletrólitos do corpo,
- destrói as boas bactérias no intestino
- risco de aumentar o líquido nos pulmões, e
- com probabilidade de ter função cardíaca prejudicada.
Portanto, se você tiver dúvidas sobre os sintomas que está sentindo, primeiro consulte o seu médico para obter a solução certa.