Em média, você expelirá cerca de 30-50 mL de sangue durante um ciclo menstrual. Se você tem um ciclo menstrual normal, pode durar de 3 a 7 dias, com um intervalo de 21 a 35 dias entre cada ciclo. Como o corpo de cada pessoa é diferente, há algumas mulheres que passam um pouco de sangue menstrual com durações variadas. Isso levanta uma questão: um pouco de sangue menstrual é a causa da menstruação longa em algumas mulheres?
O que causa sangue menstrual baixo?
Em geral, sangue menstrual leve não é algo com que se preocupar. A menstruação pode ser diferente a cada mês, tanto na quantidade de sangue que sai quanto na duração do período em si. Algumas mulheres produzem naturalmente menos sangue do que o normal.
As causas podem ser várias, por exemplo:
- mais de 30-40 anos
- ganho ou perda de peso
- o corpo não libera um ovo (anovulação)
- certas condições médicas, como a síndrome dos ovários policísticos ( síndrome dos ovários policísticos / SOP ), condições relacionadas à glândula tireoide, estreitamento do colo do útero ( estenose cervical ), espessamento da parede uterina ou doença fibróide uterina
- estresse
Além disso, as condições que envolvem hormônios também podem fazer com que o sangue menstrual seja escasso. É mais provável que você tenha essa condição se estiver grávida, usar métodos anticoncepcionais que afetem os hormônios ou se tiver certas doenças dos órgãos reprodutivos que interferem na função hormonal relacionada à menstruação.
Então, um pouco de sangue menstrual fará com que a duração da menstruação seja mais longa?
A duração do seu período é bastante longa se durar fora do intervalo de tempo normal, que é mais de 7 dias. No entanto, não há necessidade de entrar em pânico; várias coisas podem fazer com que a duração da sua menstruação aumente. Aqui estão alguns deles:
1. Você está ovulando
Isso significa que os ovários (ovários) estão liberando óvulos. A ovulação deve ocorrer antes do período menstrual, mas às vezes o hormônio estrogênio pode agir mais cedo, causando sangramento mais cedo.
2. Uso de KB
O controle da natalidade na forma de pílulas, injeções, implantes ou (espirais) contendo hormônios pode afetar o sistema hormonal, alterando a duração da menstruação. Certos tipos de controle de natalidade podem não ser adequados para você e fazer com que sua menstruação dure mais.
3. Síndrome do ovário policístico ( Síndrome do ovário policístico / SOP )
Além de causar menos sangue menstrual, a SOP também pode aumentar a duração da menstruação. Esta condição é caracterizada pelo crescimento de vários cistos nos ovários. Se não for tratada, a SOP pode inibir a maturação do ovo e interromper o sistema hormonal, contribuindo assim para um ciclo menstrual irregular.
4. Existem pólipos ou miomas no útero
Pólipos e miomas no útero são uma condição comum em mulheres. Ambos podem causar alterações espaciais no útero e causar aumento do fluxo sanguíneo. Seu corpo detecta algo estranho no útero e tenta expulsá-lo. Como resultado, você sangra por mais tempo do que deveria.
Se olharmos para trás, as mudanças hormonais no corpo desempenham um papel importante na quantidade de sangue menstrual que sai e na duração da menstruação. Essas alterações podem causar menos sangue menstrual, períodos mais longos ou ambos ao mesmo tempo. No entanto, um pouco de sangue menstrual não torna necessariamente a duração mais longa.
Embora existam muitas condições médicas que causam alterações hormonais, não há necessidade de entrar em pânico se as tiver. O mais importante é ficar atento às várias alterações do seu corpo e consultar imediatamente um médico se as suas irregularidades menstruais a incomodarem. Também é útil como uma detecção precoce de outras condições médicas mais graves.