3 principais diferenças entre dentes de leite e dentes permanentes •

Como é sabido, existem dois tipos de dentes, nomeadamente os dentes de leite e os dentes permanentes. Embora os dentes de leite apareçam apenas quando são pequenos e depois são substituídos por dentes permanentes, esses dentes de leite não são menos importantes que os dentes permanentes. Você tem que começar a cuidar da saúde bucal desde o momento em que seus dentes aparecem, mesmo que sejam apenas os de leite. Mas, você sabe a diferença entre dentes de leite e dentes permanentes?

Diferença entre dentes de leite e dentes permanentes

Os bebês começam a ter seus primeiros dentes de leite por volta dos 6 meses de idade. Com a idade, os dentes de leite cairão e serão substituídos por dentes permanentes ou dentes permanentes que permanecerão presos por toda a vida.

Se você olhar rapidamente, verá que existem várias diferenças entre os dentes de leite e os dentes permanentes, começando pelo número, composição, forma e estrutura dos constituintes.

1. Número e composição dos dentes

A diferença mais óbvia entre os dentes de leite e os dentes permanentes está no número e na composição dos dentes. Os adultos têm mais dentes do que os dentes de leite nas crianças.

Existem 20 dentes de leite em crianças, consistindo de 4 incisivos anteriores, 4 incisivos laterais, 4 caninos e 8 molares. Enquanto isso, existem 32 dentes permanentes, consistindo de 8 incisivos, 4 caninos, 8 molares anteriores e 12 molares posteriores.

2. Forma e estrutura do dente

Vistos pela forma e pelo tamanho, os dentes de leite são certamente diferentes dos dentes permanentes. Os dentes permanentes são maiores do que os dentes de leite. Além disso, os dentes permanentes frontais recém-erupcionados geralmente também apresentam uma protuberância mamária, uma pequena protuberância no dente que pode desaparecer por conta própria.

A estrutura do dente, especialmente a raiz interna do dente, também é diferente. Os dentes de leite têm raízes mais curtas e finas do que os dentes permanentes. Isso torna mais fácil a queda dos dentes do bebê do que os dentes permanentes dos adultos, que são mais resistentes.

Além disso, as raízes curtas também visam fornecer mais espaço para os dentes permanentes se desenvolverem antes de emergirem. Essa raiz curta também pode ser perdida quando o dente cai e é substituído por um dente permanente.

3. Camadas de esmalte e dentina do dente

O esmalte é a parte externa mais dura do dente, é de cor branca e tem a função de proteger os tecidos vitais de dentro do dente. Já a dentina é uma camada de dentes que é mais sensível e fica localizada abaixo da camada de esmalte.

A camada de esmalte dos dentes de leite é mais fina do que a dos dentes permanentes. Não é de admirar que os dentes de leite sejam mais brancos do que os dentes permanentes em geral. No entanto, as camadas mais finas de esmalte e dentina facilitam a cárie ou cárie dos dentes do bebê.

Se o dente de leite estiver um pouco oco, os distúrbios que surgem podem atingir o nervo do dente mais rapidamente. Isso torna os dentes do bebê mais suscetíveis à cárie. Assim, os pais devem estar mais atentos à saúde bucal de seus filhos desde a infância, mesmo que os dentes comecem a crescer na idade de 6 a 12 meses.

Algumas dicas para manter os dentes saudáveis ​​desde a infância

A partir dessa explicação, pode-se perceber que a saúde bucal do bebê não é menos importante do que os dentes permanentes. Embora, no final, os dentes de leite caiam e sejam substituídos por dentes permanentes à medida que as crianças crescem.

Citado pela American Dental Association, os dentes de leite desempenham um papel importante no auxílio ao processo de comer, falar e sorrir. A saúde dos dentes de leite também determina o crescimento dos dentes permanentes. Portanto, é uma boa ideia começar a prestar atenção à saúde bucal desde cedo.

Algumas dicas para cuidar dos dentes para evitar cáries desde a infância incluem o seguinte.

  • Não se acostume com crianças pequenas bebendo leite enquanto estão deitadas. Esse hábito pode aumentar o risco de cárie em crianças, conhecida como cárie dentária ou cárie de mamadeira.
  • Familiarize as crianças a escovar os dentes regularmente duas vezes ao dia, de manhã e antes de ir para a cama. Use creme dental com flúor para prevenir cáries.
  • Limpe os espaços entre os dentes com fio dental (fio dental) para remover placa bacteriana e restos de comida que possam ter ficado para trás.
  • Gargareje com enxaguatório bucal para ajudar a limpar a sujeira remanescente na cavidade oral, mas seu uso só deve ser em crianças a partir de seis anos.
  • Evite consumir muitas bebidas açucaradas ou alimentos que causam cáries, como doces, bolos, refrigerantes e sucos de frutas embalados. Expanda frutas e vegetais que contêm vitaminas e minerais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

Não se esqueça de fazer consultas e check-ups regulares com o dentista, pelo menos a cada seis meses. Você pode fazer seu primeiro exame odontológico em uma criança de um ano ou quando os primeiros dentes aparecerem.

O dentista dirá se seu filho tem placa ou cáries. Os pais também receberão conselhos sobre os estágios de crescimento dos dentes e como cuidar bem dos dentes de seus filhos para evitar vários problemas de saúde bucal.