A gengivite é a inflamação das gengivas, o problema mais comum de saúde bucal e dentária. A gengivite faz as gengivas incharem e a boca sentir uma dor incontrolável. Felizmente, há vários remédios naturais e médicos para a gengivite que podem ser uma forma de tratar a gengivite e aliviar os sintomas para que não piorem. Nada?
Escolha de medicamentos em farmácias para gengivite
A principal causa da gengivite é o acúmulo de placa na superfície dos dentes ou abaixo da linha gengival. A placa que continua a se acumular devido a uma infecção bacteriana também pode causar inflamação nas gengivas.
Sem tratamento adequado, essa condição pode se transformar em uma infecção mais séria, como a periodontite. Portanto, você precisa da medicação certa para que a gengivite não piore.
As seguintes opções são comumente usadas para tratar gengivite ou gengivite:
1. Analgésicos
Em certos casos, a gengivite também pode ser acompanhada de dor ou formigamento que pode irradiar para a cabeça. Bem, você pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor.
Ambos os medicamentos podem ajudar a aliviar a gengivite, bem como reduzir a dor na área problemática das gengivas.
Tanto o paracetamol quanto o ibuprofeno podem ser comprados em farmácias sem receita médica. Mesmo assim, você deve sempre ter cuidado e ler as regras de uso do medicamento antes de usá-lo.
Se sentir que não compreende ou tem dúvidas quanto à dose a tomar, pergunte imediatamente ao seu médico ou farmacêutico. O seu médico e farmacêutico ajudarão a explicar como usá-lo, bem como uma dose segura para a sua condição.
2. Antibióticos
Se a inflamação das gengivas for causada por uma infecção bacteriana, o médico prescreverá antibióticos. Os antibióticos têm a função de combater ou inibir o crescimento de bactérias que causam infecções.
Dessa forma, o risco de desenvolver uma infecção gengival grave pode ser evitado.
No entanto, os antibióticos para tratar a gengivite não devem ser tomados aleatoriamente. Certifique-se de tomar antibióticos de acordo com as instruções e dosagem recomendadas pelo seu médico. Nunca aumente, diminua, encurte ou prolongue a dose de um medicamento sem a aprovação do seu médico.
O uso inadequado de antibióticos pode tornar a doença mais difícil de tratar. Portanto, preste muita atenção quando o médico der instruções sobre o uso de antibióticos.
3. Enxaguatório bucal com clorexidina
Clorexidina (pronuncia-se: clorexidina) é um enxaguatório bucal que pode ser usado para tratar a inflamação e o inchaço das gengivas. Este medicamento também é eficaz para ajudar a erradicar bactérias causadoras de infecções na boca.
Use este medicamento para gengivite de acordo com as instruções de uso listadas no rótulo do produto ou conforme indicado pelo seu médico. Não use este medicamento em quantidades e doses maiores ou mais frequentes do que o recomendado.
Anti-séptico bucal clorexidina para não ser engolido. Após o uso, descarte imediatamente a água do enxágue.
Escolha de remédios naturais para gengivite
Além de tomar analgésicos ou outros tipos de medicamentos que você pode comprar em farmácias, há vários remédios caseiros naturais que você pode experimentar. Aqui estão os remédios naturais para gengivite ou gengivite que você pode experimentar:
1. Água salgada
Desde os tempos antigos, a água salgada é considerada um enxaguatório bucal natural para tratar vários problemas dentários e orais, um dos quais é a gengivite.
O sal pode ajudar a reduzir a inflamação e também a matar as bactérias nocivas que causam infecções na boca.
Como remédio para gengivite, você simplesmente dissolve 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna. Faça gargarejo com água salgada várias vezes ao dia para que as gengivas inflamadas possam melhorar rapidamente.
2. Água
Você pode nunca pensar que a água pode ser um remédio natural para a gengivite.
Na verdade, essa ingestão de líquidos pode ajudar a boca a produzir mais saliva para combater as bactérias nocivas que causam doenças.
Além disso, a saliva também pode ajudar a limpar o interior da boca e enxaguar os dentes para mantê-los limpos.
3. compressa fria
Fonte: Dentista de GreensboroOutro remédio caseiro para gengivite ou gengivite que você pode experimentar é uma compressa fria.
É fácil. Enrole alguns cubos de gelo com uma toalha limpa ou toalha pequena e, em seguida, aplique-os no lado da bochecha que apresenta o problema. Em seguida, deixe repousar alguns minutos.
As compressas frias podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço das gengivas. As baixas temperaturas também são eficazes para reduzir a dor e estancar o sangramento nas gengivas.
4. Folhas de goiaba
Além do sal, a água fervida com folha de goiaba também pode ser usada como enxaguatório bucal natural para tratar a gengivite.
Vários estudos descobriram que as folhas de goiaba podem ajudar a reduzir a placa que se forma na superfície do dente. As folhas de goiaba também podem ser usadas para reduzir a inflamação, aliviar a dor e refrescar o hálito.
O truque é moer cerca de 5-6 folhas de goiaba, adicionar uma pitada de sal e depois ferver. Deixe esfriar e depois use a água fervida da goiaba como enxaguatório bucal.
6. Óleo de capim-limão
Um estudo de 2015 descobriu que o óleo de capim-limão foi eficaz na redução da placa bacteriana e da gengivite.
Como usar o óleo de capim-limão como enxaguatório bucal é diluir 2-3 gotas de óleo essencial de capim-limão em um copo de água. Gargareje por 30 segundos, enxágue a boca e repita 2 a 3 vezes por dia.
Certifique-se de sempre diluir o enxaguatório bucal com óleo de capim-limão quando usado como um remédio tradicional para gengivite, para não causar mais irritação.
7. Aloe vera
Pesquisa em 2016 disse que aloe vera foi tão eficaz quanto clorexidina na redução da placa e da gengivite. Ambos os métodos podem reduzir drasticamente os sintomas da gengivite.
O truque é processar aloe vera fresco (certifique-se de que é 100% puro e limpe a seiva primeiro) em suco. Depois disso, gargareje com o suco por 30 segundos, podendo ser repetido 2 a 3 vezes ao dia.
Se você tiver uma reação alérgica ao aloe vera, não deve usar este ingrediente como enxaguatório bucal.
8. Óleo de coco (extração de óleo)
Extração de óleo é uma técnica de gargarejo com óleo de coco virgem por 30 minutos. O óleo de coco pode reduzir as bactérias que causam a placa bacteriana e os sintomas de inflamação das gengivas.
O truque é colocar na colher duas colheres de sopa de óleo de coco, colocá-lo na boca e gargarejar por 30 minutos. Certifique-se de alcançar cada lado da gengiva e as áreas mais profundas dos dentes com a língua.
Descarte após 30 minutos e cubra com um copo de água. Depois disso, limpe os dentes normalmente com pasta e escova de dentes.
Gargarejar por tanto tempo pode causar náuseas no início, então você pode fazer isso por um período mais curto na primeira vez.
9. Óleo da árvore do chá
De acordo com um estudo publicado em 2014, bochechos óleo da árvore do chá pode reduzir o sangramento da gengivite.
Como usar este remédio natural pingando três gotas de óleo da árvore do chá a uma xícara de água morna. Faça gargarejo por 30 segundos, remova o gargarejo e repita 2-3 vezes por dia.
Óleo da árvore do chá deve ser diluído, pois sua forma natural em altas doses pode causar reações alérgicas, ou seja, erupções cutâneas. Além disso, esse conteúdo também pode causar interações com certos medicamentos, suplementos dietéticos e especiarias.
Além disso, você também pode adicionar uma gota óleo da árvore do chá a pasta de dente ao escovar os dentes.
Se você sentir piora dos sintomas, como dor intensa ou sangramento, ou se a gengivite não melhorar com este remédio natural para gengivite, visite seu dentista imediatamente.
10. Solução de peróxido de hidrogênio
A solução de peróxido de hidrogênio é o enxaguatório bucal de escolha para sangramento nas gengivas causado por gengivite. O peróxido de hidrogênio pode matar bactérias que causam infecção, bem como dissolver a placa e parar o sangramento na gengiva.
Você pode comprar este medicamento em uma farmácia sem receita médica. Não use peróxido de hidrogênio puro como enxaguatório bucal, pois isso pode causar irritação na boca.
Dilua uma pequena quantidade de solução de peróxido de hidrogênio em um copo de água e gargareje por 30 segundos. Em seguida, descarte a água de gargarejo usada. Em seguida, enxágue a boca com um gole de água.
11. Mantenha a ingestão de vitamina C e vitamina K
Suas gengivas muitas vezes sangram sem motivo, pode significar que você não está recebendo vitaminas C e K. Se você tiver, além de tomar suplementos, coma mais alimentos ricos em vitamina C e vitamina K como um remédio natural para sangramento nas gengivas .
A vitamina C tem o benefício de fortalecer o sistema imunológico enquanto combate as bactérias que causam inflamação das gengivas. Você pode obter vitamina C de frutas frescas, como laranja, manga, goiaba ou morango.
Enquanto a vitamina K é igualmente importante para prevenir e tratar sangramento nas gengivas. Por quê? Esta vitamina atua aumentando a coagulação do sangue, de modo que o sangramento nas gengivas diminui rapidamente.
Você pode obter a ingestão de vitamina K a partir de brócolis, espinafre ou mostarda.
12. Pare de fumar
Todos sabem que fumar faz mal à saúde, bem como à saúde bucal e dentária. Os cigarros podem inibir o sistema imunológico do corpo para combater infecções que causam sangramento nas gengivas.
Além disso, os cigarros também podem deixar sua boca seca e com gosto azedo. Problemas bucais como esse tornam mais fácil para as bactérias se multiplicarem e pioram a infecção.
Portanto, parar de fumar é a solução e o medicamento mais eficazes para tratar doenças gengivais. Experimente começar devagar, reduzindo um cigarro de um dia para o outro.
Para vocês que não fumam, mas estão sempre perto da fumaça, o risco de experimentar a mesma coisa também permanece. Portanto, evite, tanto quanto possível, a exposição à fumaça de cigarro do ambiente circundante.