O sangue menstrual negro é às vezes experimentado por uma mulher que está menstruando. Isso é normal ou não? Isso é um sinal de doença? Para não ficarmos confusos, vejamos a seguinte explicação!
Sangue preto menstrual, é normal?
Quem não se preocupa ao ver que o sangue menstrual fica preto e espesso, embora nunca tenha sido assim antes.
De acordo com a Academia Americana de Obstetras e Ginecologistas, os ciclos menstruais e a cor do sangue menstrual podem ser um indicador das condições reprodutivas nas mulheres.
A boa notícia é que você não precisa se preocupar com períodos de escuridão porque é basicamente normal, na verdade.
Rachel Peragallo Urrutia, M.D., obstetra e obstetra da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, revelou que a cor do sangue menstrual preto vem do sangue vermelho que tem um pouco de coagulação.
Causas do sangue menstrual negro
Na verdade, a cor do sangue que é preto escuro ou marrom é uma coisa natural de acontecer durante a menstruação. Normalmente, existem várias condições que a causam, incluindo as seguintes.
1. O sangue demora a deixar o corpo
Sob certas condições, o sangue menstrual leva muito tempo para ser excretado. Como resultado, o sangue permanece no útero por muito tempo.
Quanto mais tempo o sangue permanecer no útero, mais escuro será. Esta é a causa do sangue menstrual negro.
Normalmente, essa condição ocorre em adolescentes que acabaram de menstruar, de modo que o fluxo sanguíneo ainda não está regular. Essa condição também pode ocorrer no período anterior à menopausa.
2. Uso de anticoncepcionais
Os anticoncepcionais geralmente afetam a cor do sangue menstrual. Altere a cor para ficar mais claro ou mais escuro.
No entanto, você não precisa se preocupar porque essa condição é normal devido às alterações hormonais que são influenciadas por esses anticoncepcionais.
3. Efeito do sangue puerperal
Após o parto, as mulheres sangram muito, o que se chama sangue puerperal. Geralmente, o sangue puerperal varia de vermelho escuro a marrom escuro, alguns dos quais estão coagulados.
Depois de passar o puerpério, pode ainda haver algum sangue no útero que não tenha saído durante o puerpério. Esse sangue simplesmente sai junto com o sangue menstrual.
Como resultado de estar no útero por muito tempo, esse sangue geralmente é preto-escuro e tem coágulos. Em geral, essa condição é normal, então você não precisa se preocupar.
O sangue menstrual negro poderia ser um sinal de doença?
Em geral, o sangue menstrual escuro é normal e inofensivo. Mesmo assim, é possível que existam certas doenças que causam o sangue preto menstrual.
O sangue menstrual preto ou marrom escuro pode ser causado pelos seguintes fatores.
1. Endometriose
A secreção da mancha preta acompanhada de sangramento intenso pode ser um dos muitos sintomas da endometriose.
Essas manchas pretas são coágulos sanguíneos que ocorrem no útero. Quando esse sangue sai, costuma causar fortes dores ao redor do abdômen e da cintura.
2. Doença inflamatória pélvica
Doença inflamatória pélvica ou Doença inflamatória pélvica (DIP) também pode ser uma das causas do sangue menstrual negro.
Essa condição geralmente é causada por sexo sem proteção com pessoas com gonorreia, clamídia ou outras doenças sexualmente transmissíveis.
Um dos sintomas é um corrimento semelhante ao corrimento vaginal ou menstruação, mas a cor tende a ser preta.
3. Aborto espontâneo
Sangue menstrual preto ou manchas e sangramento de cor preta também podem ser um sinal de que você está tendo um aborto espontâneo silencioso.
Um aborto espontâneo silencioso ocorre quando o feto morre, mas não é expelido pelo corpo por 4 semanas ou mais. Enquanto isso, o corpo da mãe não apresenta certos sintomas, como forte dor abdominal.
A maioria dos casos de aborto espontâneo só é descoberta depois que a mulher realiza um ultrassom. Principalmente, o feto morto sai na forma de sangue menstrual preto e coagulado.
Quando você deve ir ao médico?
Basicamente, a cor do sangue menstrual é preta e irregular é uma condição normal. Então você não precisa entrar em pânico e se estressar. Especialmente se isso acontecer apenas ocasionalmente.
O que você precisa estar atento é se o sangue preto vem acompanhado de outros sintomas, como:
- fortes cólicas estomacais,
- sangue menstrual excessivo,
- sangramento menstrual que dura mais de 7 dias
- dor durante o sexo,
- ciclo menstrual de mais de 36 dias, e
- difícil engravidar.
Se sentir esses sintomas durante a menstruação, consulte imediatamente um médico para exames adicionais.