Doenças infecciosas de pele: tipos que costumam ocorrer na Indonésia

A doença de pele é uma das doenças mais comuns que afetam as pessoas. Divididas em doenças transmissíveis e não transmissíveis, as doenças infecciosas da pele são mais comuns na sociedade indonésia.

A causa dessa doença geralmente é uma infecção fúngica, viral e bacteriana que pode ser transmitida pelo contato direto com a pele, pelo ar ou pelo uso de itens compartilhados. Quais são os tipos de doenças?

Tipos de doenças infecciosas de pele a serem observadas

Não subestime os sintomas que aparecem em sua pele. Esses sintomas podem ser as características das seguintes doenças infecciosas da pele.

1. Herpes Simplex

Herpes é uma doença de pele causada pela infecção pelo vírus herpes simplex (HSV). A principal característica que marca o herpes é o aparecimento de bolhas ou bolhas na pele, principalmente na boca ou na região genital.

Com base na área de infecção, a doença é dividida em herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e herpes simplex tipo 2 (HSV-2).

O HSV-1 ataca a área ao redor da boca e é conhecido como herpes oral ou herpes labial. Essa doença de pele contagiosa pode ser transmitida por meio de beijos, compartilhamento de escovas de dente e talheres ou outras atividades que permitem que os fluidos da boca do paciente entrem em seu corpo.

Enquanto isso, o HSV-2 geralmente infecta a área ao redor dos órgãos genitais ou do reto, por isso é conhecido como herpes genital. Esta doença pode ser transmitida através de relações sexuais com uma pessoa com herpes ou de uma mãe com herpes para seu filho.

O vírus do herpes continuará a permanecer no corpo após a infecção. Em outras palavras, essa doença de pele não tem cura. No entanto, você pode não apresentar sintomas.

Os sintomas e bolhas geralmente aparecem apenas quando você tem fadiga, dor, estresse, menstruação ou quando o sistema imunológico está enfraquecido.

2. Varicela

A varicela é uma doença infecciosa da pele causada pelo vírus varicela zoster. Antes da invenção da vacina contra a catapora, essa doença de pele facilmente contagiosa podia ser fatal.

O desenvolvimento da vacina contra a varicela até agora conseguiu reduzir a incidência, embora vários casos de varicela ainda afligam as crianças todos os anos.

A varicela é caracterizada por uma erupção na pele com coceira que pode aparecer no rosto, couro cabeludo ou em todo o corpo e é acompanhada por manchas rosadas. Essas manchas mais tarde se transformarão em pequenas bolhas ou bolhas cheias de água que podem se espalhar por todo o corpo.

A transmissão da varicela pode ocorrer do doente para as pessoas ao seu redor de várias maneiras. O vírus pode ser transmitido pelo contato pele a pele, pela saliva ou muco de uma pessoa infectada ou por gotículas transportadas pelo ar de uma pessoa tossindo ou espirrando.

Embora possa afetar qualquer pessoa, esta doença de pele que dura de 5 a 10 dias pode ser mais facilmente transmitida a crianças e pessoas de grupos vulneráveis, como recém-nascidos, pessoas que não foram vacinadas e pessoas com sistema imunológico fraco.

3. Incêndio de varíola ou varíola

Assim como a varicela, a varíola também conhecida como herpes zoster em adultos também é causada por um vírus chamado varicela-zóster. Pessoas que tiveram varicela podem reviver o vírus quando seu sistema imunológico está baixo, sob forte estresse ou quando têm mais de 50 anos de idade.

Isso pode acontecer porque, quando você tem varicela e se recupera, é possível que o vírus não tenha desaparecido completamente do corpo. O vírus permanece no sistema nervoso por um longo tempo até que finalmente seja reativado e então se mova para as células da pele para causar a doença na forma de herpes zoster.

A varicela pode ser transmitida a pessoas que não receberam a vacina contra a varicela. A transmissão pode ocorrer através do contato da pele com feridas abertas de herpes.

No entanto, esta doença infecciosa não é a varicela, mas sim a varicela. O risco de propagação é reduzido quando as bolhas são fechadas e não são contagiosas novamente quando a ferida está completamente seca.

Os sintomas de herpes zoster começam com o aparecimento de uma série de manchas vermelhas em um lado do corpo ou rosto acompanhadas de dor ou sensação de queimação. Outros sintomas incluem sensação de formigamento sob a pele, dor abdominal, febre, calafrios e dor de cabeça.

4. Sarna

Em contraste com outras doenças infecciosas de pele que ocorrem devido à infecção, o escorbuto é, na verdade, causado por um pequeno ácaro chamado Sarcoptes Scabei . Esses parasitas se espalham na camada externa da pele, depois se enterram neles e põem ovos, causando erupção na pele e coceira.

A sarna pode aparecer entre os dedos, ao redor da cintura ou umbigo, nos joelhos ou nas nádegas. Esta doença de pele é facilmente transmitida através do contato físico de uma pele muito próxima e por meio de roupas, toalhas ou sabonetes usados ​​juntos.

É por isso que, se alguém tem sarna, toda a família também deve receber tratamento.

Os sintomas da sarna geralmente não aparecem imediatamente após a infecção. Após quatro a seis semanas, sua pele começará a reagir com vários sintomas.

Entre esses sintomas estão coceira intensa, especialmente à noite, erupções cutâneas semelhantes a espinhas, pele escamosa ou bolhas e feridas de coçar demais.

5. Micose

Micose é uma doença contagiosa da pele causada por um fungo. Esta doença pode atacar a pele do corpo, cabeça, unhas, pés e até mesmo a área do órgão íntimo.

O fungo que causa a micose se desenvolve em áreas quentes e úmidas do corpo. Portanto, você corre mais risco de ter essa doença se não tomar cuidado ao manter a higiene da pele.

A micose pode ser transmitida pelo contato pele a pele. O risco de infecção é maior quando você compartilha itens contaminados, como acessórios de cabelo, roupas ou toalhas.

A doença conhecida como micose também pode passar de animais para humanos. Se você tem animais de estimação, leve-os ao médico para exames regulares para reduzir o risco.

Pessoas com micose geralmente apresentam manchas vermelhas na pele. Essas manchas aparecerão circulares, em relevo em comparação com a superfície da pele ao redor e terão bordas ásperas. Se aparecer no couro cabeludo, você poderá notar manchas escamosas e queda de cabelo nessa área.

6. Verrugas

Relatório da American Academy of Dermatology Association, as verrugas são crescimentos excessivos da pele devido à infecção viral na camada superior da pele.

O crescimento de verrugas pode ocorrer nos dedos, na planta dos pés, bem como em áreas da pele que costumam ser raspadas. O vírus que causa essas verrugas é conhecido como papilomavírus humano (HPV).

O HPV pode ser transmitido pelo contato direto entre a pele saudável e a pele de uma pessoa infectada. Você pode até desenvolver verrugas depois de tocar em objetos usados ​​pelo sofredor, por exemplo, depois de manusear toalhas usadas. É por isso que as verrugas são uma das doenças de pele mais contagiosas.

O perigo das verrugas não pára por aí. Além das partes do corpo mencionadas anteriormente, o HPV também pode atacar os órgãos genitais e é transmitido através da relação sexual. Portanto, essa doença também é classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Na verdade, seu sistema imunológico é forte o suficiente para combater a infecção por HPV, então nem todas as pessoas expostas a esse vírus desenvolverão verrugas.

No entanto, o sistema imunológico pode enfraquecer devido a doenças, medicamentos ou outras condições. Você também está mais sujeito a essa condição se já teve doenças de pele crônicas.

7. Impetigo

O impetigo é uma infecção cutânea comum e é causado por certas bactérias encontradas no meio ambiente, especialmente roupas, toalhas, roupas de cama e utensílios de uso diário. A bactéria que causa o impetigo se desenvolve em locais quentes e úmidos.

Quando os sintomas iniciais aparecem, as pessoas que apresentam impetigo sentem coceira, que coçam e danificam a superfície da pele. Isso tornará mais fácil a entrada de bactérias na pele.

As feridas causadas pelo impetigo podem assumir a forma de bolhas ao redor da boca (bolhas) ou crostas secas (crostas). Em casos graves, esta doença pode atacar partes mais profundas da pele.

O impetigo pertence a um grupo de doenças de pele altamente contagiosas. A disseminação da bactéria pode ocorrer através do contato pele a pele com o paciente, penetrar na pele através de feridas ou picadas de insetos. O risco de transmissão é ainda maior se você mora em um ambiente lotado.

Além disso, há vários outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver impetigo. Por exemplo, crianças com idade entre 2 e 5 anos, clima úmido e quente e esportes que envolvem contato pele a pele, como luta livre ou artes marciais.

Pessoas com diabetes ou com sistema imunológico enfraquecido também têm maior risco de desenvolver essa condição.

8. Infecção de levedura de fermento

O corpo humano basicamente não está completamente limpo de bactérias e fungos. Cogumelos de levedura como Candida é um tipo de organismo que ocorre naturalmente em seu corpo.

No entanto, o crescimento descontrolado do fermento pode levar à infecção e causar doenças de pele.

A maioria dos casos de infecção por fungos geralmente ataca a área íntima. Nos homens, a infecção geralmente ocorre na cabeça do pênis. Enquanto nas mulheres, o fungo do fermento pode se desenvolver do lado de fora da vagina ou chamado de vulva.

Além dessas duas áreas, os fungos de levedura também podem infectar outras partes do corpo que apresentam dobras na pele, como axilas e seios.

A principal característica que indica uma infecção por fungos é a inflamação da pele. Além disso, você também pode ter os seguintes sintomas.

  • O aparecimento de erupções na pele ou saliências que lembram uma espinha.
  • Comichão na pele.
  • Sensação de queimação nos órgãos genitais, especialmente durante a relação sexual ou urinar.
  • A vagina parece vermelha e inchada.
  • Dor na área infectada.
  • Corrimento claro, branco ou amarelado dos genitais.

As doenças de pele causadas por fungos de levedura podem ser transmitidas por contato sexual.

Embora possa afetar qualquer pessoa, essa condição é mais comum em mulheres. Especialmente se você tem níveis elevados do hormônio estrogênio, toma antibióticos regularmente, tem diabetes ou tem um sistema imunológico enfraquecido.

Conheça a estrutura da pele humana, incluindo seus tipos e funções

Dicas para prevenir a propagação de doenças de pele

As doenças de pele infecciosas são diferentes das doenças de pele auto-imunes que são desencadeadas por distúrbios do sistema imunológico, de modo que não podem ser prevenidas. O fator causal vem de infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias no ambiente circundante.

Por causa disso, você ainda pode tentar se prevenir de ser infectado. Abaixo estão algumas dicas que você pode fazer.

  • Lave as mãos diligentemente com sabonete, especialmente após as atividades.
  • Limpe o equipamento público antes de usar. Por exemplo, quando você quiser usar o equipamento na academia, use talheres em um restaurante e assim por diante.
  • Tente não entrar em contato direto com a pele da pessoa que sofre.
  • Evite o hábito de compartilhar coisas com outras pessoas. Os itens em questão incluem roupas, cobertores, escovas de dente, pentes, enfeites de cabelo e outros.
  • Evite o hábito de compartilhar copos e talheres com outras pessoas.
  • Mantenha um sistema imunológico saudável comendo uma dieta nutritiva balanceada, dormindo o suficiente e bebendo água suficiente.
  • Limitando, evitando até atividades que possam causar estresse físico e mental excessivo.

Alguns tipos de doenças de pele também podem ser evitados por meio da vacinação, como a varicela. Certifique-se de que você e todos os seus familiares receberam as vacinas necessárias para prevenir a ocorrência dessas doenças.

As vacinas estão agora amplamente disponíveis e podem ser obtidas sem a necessidade de gastar muito dinheiro.

Alguns tipos de trabalho podem exigir que você interaja freqüentemente com pessoas com doenças de pele. Ou, ocasionalmente, você pode ficar preocupado com os sintomas de uma doença de pele como a mostrada acima.

Nesse caso, nunca é demais consultar imediatamente um dermatologista. Um exame completo o ajudará a obter o tratamento correto e a prevenir a transmissão a outras pessoas.