Diferenças entre câncer de linfonodo e tuberculose glandular

Embora tenham os mesmos sintomas gerais, existem diferenças entre o câncer de linfonodo (linfoma) e a tuberculose de linfonodo, também conhecido como câncer de linfonodo tuberculose linfadenite. Aqui está a diferença entre câncer e tuberculose de nódulo linfático.

O que é tuberculose glandular?

As bactérias da tuberculose geralmente atacam os pulmões, mas também podem se espalhar para outros órgãos, como cérebro, ossos, nódulos linfáticos, trato digestivo e assim por diante.

A tuberculose glandular é uma infecção causada por bactérias Mycobacterium tuberculosis que ataca os gânglios linfáticos. O próprio linfonodo é uma glândula que produz linfócitos - um dos glóbulos brancos - que desempenham um papel no sistema imunológico do corpo. Essas glândulas estão amplamente distribuídas no corpo, incluindo pescoço, axilas, virilha, virilha e ao redor dos órgãos internos.

Quais são os sintomas da tuberculose glandular?

A seguir estão os sintomas da tuberculose glandular dos quais você deve estar ciente:

  • O sinal de pergunta mais comum é a presença de um nódulo indolor de longa duração na área afetada do linfonodo, por exemplo, no pescoço - sob a mandíbula ou na axila.
  • O caroço continuará a crescer e aumentar, o que às vezes causa dor ou dor quando tocado.
  • Além do inchaço, alguém com TB glandular também apresentará sintomas gerais da doença TB, como sensação de fraqueza, febre, calafrios e perda de peso.
  • Em algumas pessoas, os gânglios linfáticos TB às vezes não causam sinais significativos, embora a bactéria se espalhe por todo o corpo. Portanto, se você tiver o principal sintoma da TB do linfonodo, ou seja, um caroço aparecer na área do linfonodo, entre em contato com o seu médico imediatamente.

O que é câncer de linfonodo?

O linfoma, também conhecido como câncer de linfonodo, é um câncer que surge nos linfócitos. Essas células estão nos gânglios linfáticos, baço, timo, medula óssea e outras partes do corpo.

Se as células linfocitárias do sistema linfático forem atacadas pelo câncer, o sistema imunológico do paciente sofrerá um declínio, tornando-as suscetíveis à infecção. Este câncer é classificado em dois tipos, ou seja, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. A diferença entre a tuberculose cancerosa e de nódulo linfático reside principalmente no tipo de células linfocitárias que são atacadas pelas células cancerosas.

Quais são os sintomas do câncer de linfonodo?

A seguir estão alguns dos sinais e sintomas do câncer de linfonodo:

  • O principal sintoma do linfoma são as glândulas inchadas que causam o surgimento de nódulos no pescoço, nas axilas ou na virilha.
  • Geralmente, alguém com câncer de linfonodo também apresenta tosse, falta de ar, febre, calafrios, tosse que não passa, perda de peso, febre prolongada e suores frios à noite.
  • Além disso, algumas pessoas também afirmam perder o apetite, causando perda de peso drástica e significativa, o corpo se sente fraco, tem cólicas, dor de estômago, dor nas costas ou nos ossos.

Conclusão

A diferença entre o câncer e a tuberculose de nódulo linfático é difícil de fazer à primeira vista. A razão é que, quando vistos pelos sintomas, a tuberculose glandular e o câncer de linfonodo têm as mesmas características principais, ou seja, o surgimento de caroços ao redor dos linfonodos. Certos cânceres de linfonodo podem crescer rapidamente, como outros caroços malignos. No entanto, outros cânceres de linfonodo podem crescer lentamente, como a tuberculose glandular.

É por isso que, se você sentir os sintomas descritos acima, consulte imediatamente um médico para confirmar o diagnóstico da doença que está apresentando. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhores serão as chances de recuperação. Os médicos geralmente realizam um exame para confirmar o diagnóstico, realizando uma biópsia aspirativa com agulha ou uma biópsia excisional, que leva um pequeno pedaço de tecido para exame em um laboratório.