Infecções parasitárias: sintomas, tipos e tratamento |

A infecção não é causada apenas por bactérias ou vírus. Outras criaturas microscópicas chamadas parasitas também podem nos deixar doentes. O que você deve saber sobre infecções parasitárias?

Definição de infecção parasitária

Parasitas são organismos microscópicos que vivem dependendo de outras espécies de organismos, retirando nutrientes do corpo do hospedeiro.

Alguns deles realmente não afetam seu hospedeiro. Outros podem crescer e se reproduzir descontroladamente até que ataquem os sistemas de órgãos que fazem seus hospedeiros adoecerem. Isso é chamado de infecção parasitária.

As infecções parasitárias são um sério problema de saúde em países subtropicais e tropicais, como a Indonésia. Vermes e toxoplasmose (toxoplasma) são exemplos de doenças infecciosas parasitárias bastante comuns na Indonésia, enquanto a malária é uma das mais letais.

Tipos de parasitas que geralmente causam infecção

Existem 3 tipos de parasitas que podem infectar seu corpo, a saber:

1. Protozoa

Protozoários são organismos unicelulares que podem viver e se reproduzir no corpo. Uma das infecções causadas por protozoários inclui a giardíase. A giardíase é uma infecção grave que geralmente aparece depois que você bebe água contaminada com protozoários Flagelados.

Além disso, também existem outros tipos de protozoários, como:

  • Ameba, causa da amebíase
  • siliophora, causa da balantidíase
  • Esporozoário, causa criptosporidiose e toxoplasmose

2. Worms

Os vermes são organismos multicelulares que podem viver dentro ou fora do seu corpo. A maioria dos vermes vive nos intestinos, incluindo:

  • Flatworms
  • Tênia
  • Minhocas
  • Lombriga
  • Ancilostomíase

3. Ectoparasitas

Ectoparasitas são organismos multicelulares que são transmitidos por insetos ou aracnídeos, como mosquitos, carrapatos e ácaros que agem como hospedeiros transmissores de doenças.

Um exemplo de caso de ectoparasita é a malária, que se espalha pelo mosquito Anopheles, que é o transmissor do parasita Plasmodium. Esses ectoparasitas podem ser transferidos para os humanos quando o mosquito pica a pele para sugar sangue.

Aqui estão outros exemplos de ectoparasitas:

  • Pediculus humanus capitus ou piolhos
  • Pthyrus pubis ou piolhos na pele púbica
  • Sarcoptes scabiei, ácaros que causam sarna ou sarna

Sinais e sintomas de infecção parasitária

Os sintomas de infecção geralmente variam dependendo do organismo que a está causando e do sistema de órgãos que ataca. Assim, um caso de infecção pode causar um conjunto de sinais e sintomas diferente de outro. No entanto, geralmente os sintomas que aparecem tendem a demorar muito para cicatrizar.

Em geral, aqui estão os sintomas que indicam a presença de parasitas em seu corpo:

1. Perda de peso drasticamente

Não fique feliz ainda se seu peso cair drasticamente de repente. A perda repentina de peso pode ser um sintoma de várias doenças.

Principalmente se você não estiver fazendo dieta ou não desejar perder peso. Pode ser, este é um sintoma de parasitas que vivem em seu corpo.

Um dos tipos que mais frequentemente causam perda de peso é a tênia. As tênias geralmente absorvem os nutrientes que estão em seus intestinos. Como resultado, o corpo não recebe nutrientes suficientes.

Não raro, as pessoas que têm tênias no corpo sentem dor de estômago e perda de apetite, fazendo com que a perda de peso seja drástica e repentina.

2. Sofrendo de diarreia

Vírus, bactérias e parasitas são as principais causas da diarreia. O tipo de parasita que causa diarreia é Giardia lamblia.

Giardia é um pequeno parasita que vive no intestino de humanos e animais, que pode ser contagioso. Você pode se infectar se ingerir acidentalmente, por meio de comida mal passada ou água contaminada com fezes e outras bactérias.

3. Teve uma reação alérgica

Conforme relatado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, uma reação alérgica pode ser um sinal de parasitas que vivem em seu corpo.

Uma alergia ocorre quando os anticorpos do corpo reconhecem uma proteína do parasita (como uma proteína do amendoim) como um alérgeno, causando uma reação exagerada. A reação pode variar de um choque frio a anafilático.

Os pesquisadores consideraram que essa reação é uma das reações de defesa do organismo.

Se você tiver uma reação alérgica repentina, como irritação, ou uma erupção cutânea súbita acompanhada de coceira, consulte o seu médico, mesmo que não seja necessariamente um parasita em seu corpo que esteja causando a alergia.

4. Corrimento vaginal anormal

Os tipos de parasitas que afetam os órgãos femininos de uma pessoa são: Trichomonas vaginalis. Parasita Trichomonas na maioria das vezes ataca as partes femininas, como a vagina, vulva, colo do útero e a uretra. No entanto, os homens também podem ter essa infecção no pênis.

Esse parasita vive em seu corpo e se espalha através do sexo. Não se sabe exatamente o que causa o aparecimento desse parasita. Para prevenção, use anticoncepcionais, como preservativos.

Este parasita de doença sexualmente transmissível pode causar alterações em seu corrimento vaginal, como:

  • A cor branca muda de amarelo para verde
  • Corrimento com cheiro de peixe

Além disso, você pode sentir dor nos órgãos genitais, desconforto ao urinar e dor durante a relação sexual.

Outros sintomas

Além dos sintomas mencionados acima, você também pode ter os seguintes sintomas de uma infecção parasitária:

  • Existem manchas brancas nas fezes; pode aparecer depois de viajar de um novo lugar.
  • Dificuldade em dormir ou acordar várias vezes durante a noite
  • Dores e dores, dores musculares, dores nas articulações que podem durar até um mês.
  • Muitas vezes cansado, cansado, sempre cansado
  • Gânglios linfáticos inchados
  • Desidratação

Alguns tipos de parasitas que vivem no corpo podem não causar sinais ou sintomas especiais. Se você suspeitar que seu corpo está infectado por parasitas, consulte imediatamente um médico para obter tratamento o quanto antes.

Causas e transmissão de infecções parasitárias

As infecções parasitárias podem se espalhar de várias maneiras. A forma mais comum de os parasitas entrarem no corpo é pela boca, a partir de alimentos e bebidas contaminados com protozoários. Beba água crua, coma carne crua / mal passada, coma frutos do mar Crus / mal cozidos ou comer frutas e vegetais crus ou não cozidos são as principais formas de se infectar com parasitas.

Protozoários e vermes também podem se espalhar pelo fluxo intermediário de água, lixo doméstico, fezes e sangue (infectados positivamente), para contato direto entre a pele e o solo contaminado. Certos tipos de parasitas podem ser transmitidos por contato sexual.

Uma vez infectada, será muito fácil para uma pessoa transmitir o parasita a outras pessoas. Principalmente se você estiver infectado e não lavar as mãos depois de cozinhar, alimentar ou limpar fezes de animais, ou depois de usar o banheiro. Você pode transmitir ovos microscópicos de parasitas para qualquer objeto que tocar em seguida.

Além da comida e do toque, essa infecção também é muito facilmente transmitida ao se tocar ou esfregar pêlos de animais que contenham parasitas.

Fatores de risco para infecção parasitária

Qualquer pessoa pode pegar essa doença. No entanto, existem vários fatores que aumentam o risco de desenvolver uma infecção parasitária, incluindo:

  • Gosta de comer comida crua
  • Não lavar os ingredientes dos alimentos antes de cozinhar
  • Raramente lave as mãos
  • Tem um sistema imunológico fraco ou já está doente com outras doenças
  • Viver ou viajar nos trópicos ou subtrópicos do mundo
  • Falta de água potável
  • Nade em um lago, rio, lagoa ou planície de inundação onde a água está contaminada
  • Trabalhando perto do solo, por exemplo, fazendeiros ou trabalhadores da construção
  • Trabalhe em outros contextos onde você entra em contato com dejetos humanos (babá /babá ou professores de jardim de infância / PAUD, por exemplo) ou com dejetos de animais (funcionários pet shop ou salão veterinário) de forma contínua.

Diagnóstico e tratamento de infecções parasitárias

No caso de infecções infecciosas que afetam o trato digestivo, como giardíase e certas infecções por helmintos, a melhor maneira de testar se você está infectado ou não é fazer um teste de fezes.

Existe um teste de fezes convencional que usa uma amostra de suas fezes. As fezes serão levadas ao laboratório para verificação da presença ou ausência de organismos nocivos ao microscópio

Os médicos também podem determinar o diagnóstico por meio de um teste abrangente de fezes. Este teste é realizado testando amostras de fezes usando a tecnologia de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para fortalecer a presença de DNA parasita.

Além do teste de fezes, aqui está uma seleção de outros métodos de triagem para determinar se você está realmente infectado com parasitas:

  • Teste de sangue
  • Testes de endoscopia ou colonoscopia
  • Testes de imagem (raios-x, ressonância magnética ou tomografias)

Quais são os tratamentos para infecções parasitárias?

O tratamento da infecção depende do seu diagnóstico específico. Algumas infecções não requerem tratamento médico porque os sintomas podem desaparecer espontaneamente.

Normalmente, o seu médico irá prescrever um medicamento antiparasitário ou anti-vermes para tratar a infecção. No entanto, geralmente é necessário tomar vários medicamentos de uma vez, porque nenhum medicamento sozinho pode funcionar contra todos os tipos de infecções.

Existem certos antibióticos e medicamentos antifúngicos que são eficazes contra algumas infecções parasitárias, portanto, também podem ser prescritos como complemento.

No entanto, também existem vários tipos de infecções para as quais não há cura ou que não podem ser tratadas com medicamentos químicos.

Seu médico também pode recomendar outros tratamentos para aliviar seus sintomas. Por exemplo, muitas infecções por protozoários e helmintos podem causar diarreia que freqüentemente leva à desidratação. Seu médico provavelmente irá aconselhá-lo a beber bastante água ou líquidos eletrolíticos (SRO) para repor os fluidos corporais perdidos.

Prevenção de infecções parasitárias

Existem etapas que você pode seguir para reduzir o risco de contrair uma infecção:

  • Lave as mãos e os pés regularmente, especialmente após manusear alimentos crus, defecar, cultivar, cultivar ou cultivar o solo e manusear dejetos humanos ou animais
  • Lave a comida e cozinhe até ficar pronta.
  • Certifique-se de beber água mineral limpa, de preferência água mineral, quando viajar.
  • Evite engolir água de lagos, rios ou lagoas.
  • Evite tocar nos dejetos de animais diretamente, especialmente a maca de gato
Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌