Você já sentiu um cheiro ruim no umbigo? Mesmo tomando banho, às vezes pode ficar sujeira no umbigo, causando um cheiro desagradável. Então, por que o umbigo pode cheirar? Se você está se perguntando, aqui estão as várias causas de um umbigo fedorento que você precisa saber e como lidar com isso da maneira adequada.
O que causa o odor do umbigo?
A localização do umbigo está localizada bem longe de nosso nariz. No entanto, se você notar um cheiro ruim na área, pode começar a se perguntar o que está acontecendo.
A descarga de um cheiro desagradável do umbigo pode ser um sinal de várias condições, que vão desde problemas de higiene pessoal que não mantêm um Estilo de Vida Limpo e Saudável (PHBS) até problemas de saúde.
Aqui estão algumas das causas por trás do surgimento de um odor desagradável no umbigo.
1. Má higiene
Você sabia que o umbigo é o local preferido para o ninho de germes devido ao seu formato côncavo e pequeno?
Na verdade, quanto mais profunda a bacia do umbigo, mais sujeira se acumula nela.
Com base em pesquisas conduzidas no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh (UPMC), o umbigo é uma 'casa' para 67 tipos de bactérias.
Não apenas bactérias, fungos e outros germes também podem crescer no estômago.
Junto com óleo, pele morta, suor e outras sujeiras, germes e bactérias que se aninham são mais confortáveis para viver e se reproduzir de forma prolífica.
Como resultado, esse acúmulo de bactérias, sujeira e suor que nunca é limpo criará um odor fétido semelhante ao cheiro de suas axilas quando você suar.
Portanto, se você não quer que seu umbigo cheire e se transforme em um ninho de bactérias, deve-se atentar para a higiene corporal, principalmente do umbigo.
Não espere que apareça um odor desagradável antes de começar a limpá-lo.
2. Infecção fúngica
Candida é um fungo que gosta de viver em áreas quentes, escuras e úmidas da pele, como virilha, umbigo e axilas.
Quando Candida continua a crescer, com o tempo esse fungo pode causar infecção. As infecções que ocorrem nessas áreas escuras e dobras da pele são chamadas de intertrigo por Candida.
Além do cheiro, a pele infectada com o fungo Candida também costuma ficar vermelha e escamosa.
Normalmente, as pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver esta infecção. Isso ocorre porque o sistema imunológico está enfraquecido e, portanto, não é forte o suficiente para combater infecções.
3. Infecção devido a certas ações
Não apenas infecções devido a condições médicas, certas ações no umbigo também podem aumentar o risco de infecção.
Um exemplo são as pessoas que fazem piercing no umbigo. Este procedimento apresenta um alto risco de causar infecção no umbigo.
Outros sintomas de infecção, além do umbigo fedorento, são dor e sensibilidade, coceira, vermelhidão, inchaço, secreção de pus ou líquido branco e verde.
Além de piercing no umbigo, procedimentos de cirurgia de hérnia umbilical correm o risco de causar infecção na área do umbigo.
4. Cisto
Ter um cisto ao redor do umbigo pode causar odores desagradáveis.
O cisto em si é, na verdade, apenas um pequeno caroço que geralmente é inofensivo e não causa dor se não estiver infectado.
Epidermóides, pilares e cistos sebáceos são tipos de cistos que podem crescer no umbigo e apresentam risco de infecção.
Os cistos epidermóides e os cistos pilares contêm células que produzem depósitos bastante espessos da proteína queratina.
Se o cisto aumentar e estourar, ele geralmente se parecerá com um fluido espesso, amarelo e com odor fétido que flui. Quando isso acontece, é um sinal de que o cisto está infectado.
O mesmo ocorre com os cistos sebáceos, que geralmente vêm de glândulas sebáceas obstruídas e produzem bastante óleo.
Se esses três cistos estiverem infectados, eles ficarão vermelhos, coçarão e ficarão doloridos ao toque.
A inflamação que ocorre no cisto também pode causar a produção de pus com um odor forte.
Como se livrar do odor do umbigo?
Basicamente, você pode tratar um umbigo fedorento de acordo com a causa. Aqui estão algumas maneiras de você tentar lidar com um umbigo fedorento.
1. Tome um banho até ficar limpo
Basicamente, a maneira mais fácil de prevenir e tratar um umbigo fedorento é limpá-lo todos os dias durante o banho.
Esfregue suavemente a parte interna do umbigo ao tomar banho com os dedos ou com a ajuda de um algodão e um pano macio para que a sujeira possa ser removida.
Em seguida, seque com uma toalha ou lenço de papel para que o umbigo não fique mais úmido ou deixe água nele.
2. Use água morna e sal
Outra maneira de se livrar do odor do umbigo é limpá-lo com uma mistura de água morna e sal.
Em seguida, use a ponta do dedo indicador para massagear suavemente a parte interna do umbigo.
Você também pode usar a ajuda de um pano macio para limpar a região do umbigo
De preferência, evite usar cremes ou cremes loção especialmente na região do umbigo, porque a umidade excessiva realmente faz as bactérias e os fungos prosperarem.
3. Verifique com o médico
Se a causa do seu umbigo fedorento for uma infecção, você precisa consultar um médico imediatamente para um diagnóstico e tratamento adequados.
Tente não estourar o cisto com um objeto pontiagudo para que a infecção não piore.