Você já ouviu a expressão “entorpecido”? Essa expressão não apenas descreve a condição que ocorre quando alguém experimenta um coração partido, mas também se refere à condição do corpo que não sente nada. Então, o que causa dormência e como superá-la? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.
Causas de dormência no corpo
A dormência é uma condição em que você não consegue sentir nada. Essa condição ocorre porque não há estimulação dos nervos, que têm como objetivo enviar sinais gustativos ao corpo.
A dormência pode ser acompanhada por uma sensação de formigamento e uma sensação de queimação. Na maioria dos casos, a dormência costuma ser sentida nos dedos, mãos, pés, braços ou solas dos pés.
A seguir estão várias causas de dormência nas mãos e nos pés.
1. De pé ou sentado por muito tempo na mesma posição
Ficar em pé ou sentado por longos períodos pode causar má circulação por todo o corpo. Este agravamento da circulação sanguínea, mantém o sangue nos pés e nas pernas, reduzindo o fluxo sanguíneo.
Esse fluxo sanguíneo não uniforme faz com que o corpo emita um sinal na forma de uma sensação de entorpecimento. Para as pessoas que sofrem de dores nos nervos, a privação de nutrientes e oxigênio da corrente sanguínea pode ser perigosa. Os sintomas como formigamento ou dormência pioram.
2. Diabetes
A causa mais comum de dormência nas mãos e pés é o diabetes neuropático. Sim, quase 50% das pessoas com esta doença podem sentir dormência. Essa condição ocorre devido aos altos níveis de açúcar no sangue, ferindo e danificando os nervos do corpo, causando dormência e dor nas pernas.
Além disso, os níveis elevados de açúcar no sangue também enfraquecem os pequenos vasos sanguíneos (capilares) que fornecem oxigênio e nutrientes aos nervos. Como resultado, a circulação sanguínea piora e causa formigamento e dor nos nervos ao redor dos pés e das mãos.
3. Síndrome do túnel do carpo
Se você costuma sentir dormência ao redor dos dedos, isso pode ser um sinal de síndrome do túnel do carpo. Essa condição ocorre devido ao excesso de pressão no nervo mediano, que está no túnel do carpo em sua mão.
Quando os nervos são comprimidos, aparecem sintomas como dormência, formigamento e fraqueza. Esses sintomas aparecem como um sinal para o corpo de que há pressão excessiva no nervo mediano.
4. Esclerose múltipla
É muito comum que pessoas com esclerose múltipla sintam dormência em um ou mais membros. Além disso, os sintomas de uma sensação de choque elétrico também são sentidos na área do pescoço e corpo trêmulo.
Essa dormência é causada pelo sistema imunológico do corpo que ataca a bainha protetora (mielina), que cobre as fibras nervosas. Como resultado, haverá problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. A longo prazo, esta doença pode causar danos permanentes aos nervos.
5. Outras causas
Além das condições descritas anteriormente, o site Medline Plus menciona várias outras causas que podem desencadear dormência no corpo, incluindo:
- Hérnia de disco que causa pressão excessiva nos nervos da coluna vertebral.
- Infecções, como herpes zoster, HIV / AIDS, tuberculose e sífilis.
- golpes.
- Falta de minerais, vitaminas ou fornecimento de sangue a uma área devido à inflamação e ao endurecimento das artérias.
- Presença de pressão nos nervos periféricos por tumor, tecido cicatricial ou vasos sanguíneos dilatados.
- Picadas de animais ou insetos, bem como intoxicação por frutos do mar.
- Uso de drogas ilegais, certos tipos de drogas como quimioterapia e consumo excessivo de álcool e nicotina.
Como lidar com a dormência no corpo
O entorpecimento no corpo pode desaparecer por conta própria. No entanto, em alguns casos, ele continuará a ocorrer e pode paralisar as atividades diárias. Aqui estão algumas maneiras de aplicar se sentir dormência.
- O entorpecimento causado por sentar ou ficar em pé por longos períodos pode ser superado com alongamento. Este método também pode ajudá-lo a prevenir o entorpecimento na próxima vez.
- Se a síndrome do túnel do carpo for a causa de sua dormência, é melhor parar de fazer atividades que dependam de suas mãos. Seu médico pode recomendar o uso de uma tala de pulso à noite. Este tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas à noite e prevenir sua recorrência durante o dia.
- Se a dormência que você sente está relacionada a diabetes, esclerose múltipla ou outros problemas de saúde, você deve tomar os medicamentos recomendados pelo seu médico. Em alguns casos, a cirurgia pode aliviar a pressão sobre os nervos.