Ultrassom 3D e ultrassom 4D, qual é a diferença? Qual é o melhor?

Quando você está grávida, é claro que fica curiosa sobre o sexo do bebê, a aparência dele, o peso do bebê, o comprimento do bebê e assim por diante. Por isso, o momento mais aguardado para verificar se há gravidez é a hora da ultrassonografia (USG). Com esse ultrassom, você pode descobrir como está o estado do bebê, incluindo o que ele está fazendo no útero. O método de ultrassom também se desenvolveu, não só podendo ver o bebê em duas dimensões, mas também pode ser feito com ultrassom 3D (tridimensional) ou ultrassom 4D (quadridimensional).

Qual é a diferença entre ultrassom 3D e 4D?

O ultrassom 3D e 4D certamente tem muitas vantagens sobre o ultrassom 2D. Com tecnologia cada vez mais sofisticada, ambos podem apoiar um exame mais aprofundado do bebê no útero.

Ao fazer um ultrassom 3D ou 4D, você pode ver a forma dos olhos, nariz, orelhas e boca do seu bebê com mais clareza, não apenas como as imagens em preto e branco em um ultrassom 2D.

No entanto, os resultados das imagens de ultrassom 3D e 4D apresentam diferenças. O ultrassom 3D apresenta uma imagem estática (estática).

Enquanto isso, o ultrassom 4D pode apresentar imagens em movimento, como se você estivesse assistindo a um filme de seu bebê no útero.

Você pode ver o que o bebê está fazendo no útero durante o ultrassom 4D, como o bebê bocejando, chupando o dedo, movendo-se e todas as outras mudanças.

Do ponto de vista médico, o ultrassom 4D e 3D podem identificar se há anormalidades em seu bebê.

Esses dois tipos de ultrassom podem mostrar ângulos diferentes de visão do bebê, de forma que as anormalidades no bebê possam ser vistas com mais clareza, quando comparadas ao ultrassom 2D.

Algumas doenças ou defeitos em bebês que podem ser vistos por meio de ultrassom 3D e 4D são espinha bífida, lábio leporino, pernas dobradas e anormalidades no crânio do bebê.

O ultrassom 3D e 4D é seguro para fazer?

Ambos são tão seguros quanto você faria com um ultrassom 2D. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) declarou que não há evidências científicas que sugiram que o ultrassom seja prejudicial ao feto em desenvolvimento.

No entanto, ultrassom muito frequente não é recomendado, exceto por razões médicas.

Além disso, a realização de ultrassom 3D e 4D também requer equipamento especial que é mais caro do que o ultrassom 2D. Portanto, se for feito com frequência, pode ser um fardo para você.

Os especialistas também recomendam que o ultrassom 3D e 4D seja feito quando houver necessidade médica (para verificar se há anormalidades no bebê). E lembre-se, só faça ultrassom 3D, 4D ou 2D com especialistas certificados.

A melhor época para fazer um ultrassom 4D ou 3D é entre 26-30 semanas de gestação.

Antes da 26ª semana de gestação, o bebê no útero ainda tem um pouco de gordura sob a pele, então os ossos do rosto podem ser visíveis (o rosto do bebê não está totalmente desenvolvido).

Enquanto isso, após 30 semanas de gravidez, a cabeça do bebê pode estar sob sua pélvis, então você pode ter dificuldade em ver o rosto do bebê e isso pode ser inútil.