Traços físicos que aparecem perto da morte, de acordo com o médico

Perto da morte, o corpo geralmente passa por várias mudanças que geralmente são vistas fisicamente. É importante conhecer os sinais, para que a família e o enlutado possam se preparar melhor mentalmente. Na prática, porém, aceitar o fato de que um ente querido irá deixá-lo em algum momento nunca irá configurá-lo.

Porém, conhecendo as características físicas, você e sua família podem fazer tratamentos que podem aliviar quando seu ente querido os vivencia.

Sinais das mudanças físicas de uma pessoa antes da morte

Nem todas as pessoas que morrem experimentam essas características, especialmente aquelas que morrem repentinamente. No entanto, essas características são sinais comuns que geralmente ocorrem em pessoas que estão prestes a morrer.

Mudanças no coração e no sistema circulatório do corpo

1. O fluxo sanguíneo diminui

Devido ao problema de fluxo sanguíneo, a pele ficará manchada e descolorida. As manchas azuladas e a descoloração da pele vistas na parte superior do corpo, ou seja, dos quadris à cabeça, são um sinal mais próximo da morte do que as mudanças vistas na parte inferior do corpo.

Se você observar essas características, tente fazer um tratamento para a pele afetada, por exemplo, aplicando um hidratante. Além disso, você também pode perguntar se o seu ente querido apresenta algum desconforto particular para que possa tomar o tratamento adequado de acordo com a queixa.

2. Diminuição do fluxo sanguíneo cerebral no cérebro

Esta condição faz com que uma pessoa experimente uma diminuição do nível de consciência. Além disso, essa condição também faz a pessoa sentir-se continuamente sonolenta e, às vezes, sentir desorientação (torpor). Se o seu ente querido está passando por isso, deixe-o descansar. No entanto, fique de olho no estado dele, quem sabe ele precisa de ajuda.

3. Diminuição do débito cardíaco e volume de fluido nos vasos sanguíneos

Nessa condição, a pessoa às vezes apresenta taquicardia ou frequência cardíaca acima do normal em repouso. Se uma pessoa normal bate de 60 a 100 batimentos por minuto, as pessoas que apresentam taquicardia geralmente têm mais de 100 batimentos por minuto. Além disso, essa condição também faz com que uma pessoa experimente hipotensão ou pressão arterial baixa, o que pode levar à falência de órgãos.

Função diminuída do sistema urinário

Nessa condição, uma pessoa pode ter incontinência urinária (fazer xixi na cama). Você precisa manter seus entes queridos limpos e secos. Coloque uma fralda para evitar trocar de calça com muita frequência, o que pode deixá-lo desconfortável.

Mudanças no apetite

1. Não quero comer

Nessa condição, geralmente as pessoas gravemente doentes apresentam diminuição do apetite e do consumo de bebidas alcoólicas. Isso resultará em perda de peso e desidratação. Se alguém passar por isso, não o force a comer ou beber. No entanto, fique atento à sua ingestão de alimentos e líquidos para mantê-la adequada.

2. Tendo problemas para comer

Normalmente, alguém nesta situação terá algumas dificuldades ao comer, como não engolir alimentos, engasgar e tossir depois de comer. A solução, você pode alimentar seu ente querido com alimentos macios ou alimentos que foram esmagados para tornar a comida mais fácil de digerir.

Mudanças na pele

1. As alterações na pele podem ser na forma de manchas ou descoloração

Normalmente, manchas verde-escuras ou vermelhas aparecem na parte de trás dos braços ou pernas. Você precisa manter os lençóis limpos e secos para manter a pele limpa. Além disso, você também pode aplicar a loção recomendada pelo médico para aliviar esses sintomas.

2. Ferida em decúbito

As úlceras de decúbito são pontos de dor que aparecem no corpo devido ao excesso de pressão que ocorre em uma área específica. Manchas vermelhas que aparecem nas proeminências ósseas são o primeiro sinal de uma úlcera de pressão. Aliviar a pressão sobre a ferida inclinando o corpo do paciente pode ser uma solução. Se o seu ente querido sentir mais dor ou desconforto com a mudança de posição, pergunte-lhe em que posição ele se sente confortável.

Distúrbios do sistema respiratório

1. A presença de retenção de secreções na faringe ou trato respiratório superior

Geralmente caracterizado por sons respiratórios barulhentos, embora não sejam tosse. Dormir com a cabeça inclinada pode ser uma solução. Você também pode colocar um travesseiro pequeno e macio atrás do pescoço para apoiar a cabeça dele.

2. Falta de ar

Se o seu ente querido vivenciar isso, você pode fornecer oxigênio como um aparelho respiratório.

3. Experimentando respirações cheyne-stokes

Este termo é usado para descrever um padrão de respiração muito irregular. Às vezes, a respiração pode ser muito profunda e rápida, depois, na próxima, será muito superficial e lenta. Até mesmo alguém com essa condição pode sentir que a respiração parou por algum tempo. Freqüentemente, essa condição dura entre 30 segundos a 2 minutos.

Direcionar um leque que não seja muito forte para o paciente pode ajudar a aliviar os sintomas. As famílias também precisam saber que essa condição é normal durante os momentos críticos antes da morte.

Mudanças que ocorrem como um todo quando uma pessoa está na fase de quase morte

No geral, uma pessoa que está nesta fase parecerá muito fraca e cansada. Como resultado, a pessoa dormirá por um longo período de tempo. Além disso, uma pessoa também experimentará confusão com o tempo, o ambiente ao redor e até mesmo com aqueles mais próximos a ela. Às vezes, até o paciente pode parecer alguém em coma.

Não raro, alguém que está nesta fase também dirá que conheceu pessoas que morreram ou visitaram lugares estrangeiros que outras pessoas não costumam ver. A família pode pensar que se trata apenas de uma alucinação devido a uma reação a medicamentos. No entanto, deve-se ter em mente que essa condição é normal.