Prevenção da febre da dengue (FHD) em casa por meio de 8 maneiras fáceis

A febre hemorrágica da dengue (DHF) é uma doença infecciosa causada por mosquitos Aedes aegypti portadores do vírus da dengue. Os sintomas de FHD que não são reconhecidos e tratados tarde demais podem levar a hemorragias internas perigosas. Portanto, são necessários esforços para prevenir a dengue ou a dengue hemorrágica, de você mesmo e das pessoas em sua casa, para que esta doença não se espalhe amplamente. Como?

Como prevenir a dengue (DHF) em casa

Conforme explicado anteriormente, a febre hemorrágica da dengue, também conhecida como DHF, é transmitida por meio de picadas de mosquito Aedes infectados com o vírus da dengue. Se não tratados adequadamente, os pacientes correm o risco de desenvolver complicações de FHD, que podem ser fatais. A prevenção da dengue é importante para que você evite esses riscos.

Talvez você esteja bem familiarizado com o slogan para prevenção da dengue (DHF), que diz 3M: drenar, cobrir e enterrar. Porém, o princípio da prevenção da dengue não é só isso.

A maneira mais importante é garantir que você não seja picado por mosquitos Aedes aegypti para prevenir a transmissão da dengue. Isso pode ser feito mantendo o ambiente limpo, bem como usando repelentes de mosquitos para evitar que se reproduzam em casa.

1. Drene a banheira uma vez por semana

Água estagnada é um lugar para mosquitos Aedes aegypti raça. A fêmea do mosquito primeiro bota os ovos nas paredes da banheira cheia de água. As larvas de mosquito que eclodem dos ovos obterão alimento dos microrganismos circundantes.

Com o tempo, as larvas do mosquito se transformarão em mosquitos adultos. Todo esse ciclo dura de 8 a 10 dias em temperatura ambiente.

Portanto, drenar e limpar o banho pelo menos uma vez por semana é a forma mais importante de prevenir a dengue. Este hábito pode livrar-se dos mosquitos Aedes aegypti e quebrar a cadeia de transmissão da dengue.

2. Limpe também outros recipientes de água

Não pare apenas no banheiro. Você também precisará drenar e limpar os vários outros recipientes em sua casa que contêm água para prevenir a dengue. Móveis como bacias, latas, vasos ou vasos de flores, baldes e assim por diante podem se tornar ninhos para mosquitos se não forem drenados diligentemente.

Adquira o hábito de esvaziar as vasilhas de água pelo menos duas vezes por semana como medida preventiva contra a dengue em casa. Depois disso, feche bem o recipiente que pode se tornar um ninho de mosquito.

Jogue fora os recipientes velhos e sem uso para que não se transformem em poças.

3. Instale mosquiteiro e gaze

Para evitar que os mosquitos da dengue entrem na casa, você pode instalar telas em cada orifício de ventilação e janela.

Existem vários tipos de redes mosquiteiras, algumas são feitas de arame, ímanes e até redes finas mas resistentes para impedir a entrada de mosquitos do exterior.

A prevenção da dengue também precisa ser feita com a instalação de mosquiteiros no quarto. Você pode colocar uma rede mosquiteira em volta da cama ou cobrir o berço.

4. Não empilhe ou pendure roupas por muito tempo

O hábito de procrastinar dobrar a roupa lavada e deixá-la acumular? Se não, você está acostumado a pendurar roupas atrás da porta ou empilhar roupa suja no canto da sala?

Recomendamos que você pare com esse hábito como medida preventiva para dengue. Deixar as roupas empilhadas ou penduradas por muito tempo pode ser um dos locais favoritos para os mosquitos entrarem. Isso ocorre porque os mosquitos gostam do cheiro do corpo humano.

Se precisar guardar as roupas que acabou de vestir, dobre-as e guarde-as em um local limpo e fechado.

5. Use loção ou repelente de mosquito

Proteja-se aplicando uma loção repelente de mosquitos toda vez que sair de casa ou ao ar livre.

Siga as instruções de uso listadas no rótulo da embalagem. Aplique o creme principalmente nas partes do corpo que não estão cobertas pela roupa. Não aplique creme repelente de mosquitos na pele coberta por roupas. Se você também usa protetor solar ou protetor solar , aplique protetor solar primeiro loção repelente de mosquito.

No entanto, você ainda deve proteger o corpo com creme repelente de mosquitos, mesmo que esteja em casa. Em seguida, aplique novamente antes de deitar, porque os mosquitos da dengue ficam ativos durante a noite.

Em princípio, aplique frequentemente o creme repetidamente ao longo do dia, onde quer que esteja. Reaplique de acordo com as instruções da embalagem, por exemplo, algumas devem ser repetidas a cada 3 horas.

Para ter certeza de que você e outros membros da família não são alérgicos a ingredientes repelentes de insetos, teste primeiro colocando uma pequena quantidade de creme na pele das costas da mão um ou dois dias antes de usar. Se notar algum sinal de alergia, pare de usá-lo e lave bem a área da pele aplicada. Chame o médico se necessário.

6. Use roupas fechadas ao sair de casa

Você será mais suscetível a picadas de mosquito Aedes de manhã e à noite. Como forma de prevenir a transmissão da dengue de você mesmo, use roupas compridas que cubram a pele. Seja quando você está em casa ou quando você sai de casa todas as vezes.

Para prevenir a dengue de maneira mais eficaz, primeiro borrife o medicamento permetrina nos sapatos, calças / saias, meias e roupas. A permetrina é uma droga que pode paralisar e matar ácaros, incluindo mosquitos.

Importante! Use permetrina de acordo com as instruções de uso listadas no rótulo da embalagem. Não borrife permetrina diretamente na pele.

7. nebulização

Além de proteger a casa rotineiramente com spray repelente de mosquitos ou bobinas de mosquito, também é importante se acostumar com as atividades nebulização . nebulização é uma forma de prevenir a dengue (FHD) em massa, pulverizando repelente de mosquitos que pode atingir uma área mais ampla.

Prevenção da dengue (DHF) com nebulização geralmente feito quando começa a temporada de transição ou quando o número de casos de dengue em sua área começa a aumentar.

Medicamento nebulização contém produtos químicos piretróides sintéticos (inseticidas) que são dissolvidos em água e, em seguida, evaporados na poluição atmosférica. Fumaça nebulização pode se espalhar rapidamente para edifícios remotos e pode matar rapidamente os mosquitos e suas larvas. Portanto, todo chefe de família é obrigado a deixar todas as portas e janelas de sua casa abertas pelo maior tempo possível nebulização tomar lugar.

Bem feito, nebulização não arriscará sua saúde. Mas para não inalar muita fumaça, você deve usar uma máscara ou "evacuar" primeiro para um local aberto com fluxo de ar suave.

nebulização melhor agendado para 5h30-7h30 ou 16h30-6h30. Este é o momento em que os mosquitos da dengue estão saindo ativamente de seus ninhos.

8. Podar e limpar as plantas selvagens no quintal

O jardim verde e florido torna a aparência da casa mais bonita e arrumada. No entanto, é preciso ser diligente em cuidar dele para que não se transforme em um ninho de mosquito. Grama densa e ervas daninhas selvagens que não são mantidas podem ser ninhos de mosquitos escondidos.

Principalmente na estação das chuvas, nem toda a água é absorvida pelo solo. Às vezes, ainda há vestígios de poças escondidas entre as plantas selvagens. Bem, é aqui que os mosquitos estarão livres para se reproduzir e gerar milhares de larvas.

Apare bem e apare o quintal ou as ervas daninhas ao redor da casa. Não se esqueça de drenar cada vaso e cobrir os buracos das poças, nivelando-os com terra.

9. Decore sua casa com repelente natural de mosquitos

Além das citadas acima, você pode aproveitar outras alternativas naturais como forma de prevenir a dengue (FHD) em casa. Por exemplo, decorar o interior da casa com plantas repelentes de mosquitos, como citronela, lavanda, hortelã-pimenta e gerânio (passo de virgens).

Coloque pequenos vasos contendo essas plantas em locais estratégicos, como cantos da casa, perto de janelas ou portas de entrada. Você também pode plantar mais alguns no quintal da casa para evitar que os mosquitos vaguem lá fora. Especialmente para os tipos de plantas que não podem ser mantidas em vasos, como a erva-cidreira e a erva-cidreira.

Outra forma é instalar velas de aromaterapia com aromas dessas plantas repelentes de mosquitos, como velas com aromas de lavanda ou gerânio. Acenda velas de aromaterapia à noite.

Mas tenha em mente que esses ingredientes naturais não foram comprovados como 100% seguros e eficazes como prevenção da dengue ou dengue hemorrágica para todos. Portanto, você ainda deve priorizar o uso de repelentes de mosquitos comerciais que foram testados com certeza.

10. Vacina DHF

Se você fez todos os métodos de prevenção acima, mas ainda tem medo do risco de contrair dengue, tome a vacina contra a dengue na clínica ou hospital mais próximo.

Sim, muitos não sabem que a vacina contra a dengue existe há muito tempo na Indonésia. A vacina contra dengue também foi aprovada pelo BPOM RI. A vacina é administrada 3 vezes com um intervalo de 6 meses entre as doses.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que a vacina contra a dengue como forma de prevenir a dengue pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos. No entanto, com base em pesquisas, a vacina contra a dengue será mais eficaz se começar a ser aplicada em crianças de 9 a 16 anos.

Atualmente, existem 10 países no mundo que aprovaram o uso da vacina contra a dengue, além da Indonésia, a saber, Filipinas, Vietnã, Tailândia, Malásia, Brasil, Porto Rico, México, Honduras e Colômbia.

11. Mantenha seu sistema imunológico

Outro passo importante que precisa ser dado como prevenção da dengue ou da dengue é aumentar a resistência do seu organismo. Com um bom sistema imunológico, o risco de contrair doenças pode ser reduzido.

Você pode proteger seu sistema imunológico adotando hábitos saudáveis. Prevenir a dengue comendo muitos tipos diferentes de alimentos saudáveis ​​pode aumentar a resistência ao mesmo tempo que atende às suas necessidades nutricionais diárias.

Organize um menu de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como vegetais, frutas, nozes e carne.

Praticar exercícios também é a melhor maneira de manter um corpo saudável para prevenir a dengue. Tente fazer exercícios regularmente. Não precisa ser muito pesado, por exemplo, apenas caminhar vagarosamente por 30 minutos por dia.

Além disso, reduza os maus hábitos, como fumar, beber álcool, dormir pouco e aprender a controlar bem o estresse. É garantido que você sentirá uma mudança perceptível em sua saúde geral.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌