O estômago cheio e inchado definitivamente tornará as atividades desconfortáveis. Como resultado, algumas pessoas também podem sentir dor. Confira abaixo as causas, como lidar e como evitar um estômago cheio.
O que é um estômago inchado?
O inchaço do estômago é uma sensação comum experimentada por muitas pessoas para descrever a condição do estômago que parece cheio, sólido, contraído e contraído. Algumas pessoas podem descrever a sensação de plenitude acompanhada por uma sensação de queimação.
A sensação de saciedade na verdade não é o mesmo que flatulência devido à retenção de água, por exemplo, após beber muito. A constipação geralmente ocorre devido ao excesso de gases ou resíduos de alimentos retidos no estômago.
O estômago é naturalmente gasoso e não causa problemas. No entanto, se a quantidade de gás for excessiva, o estômago se sentirá desconfortável e parecerá maior. Isso geralmente é devido a certos distúrbios do sistema digestivo.
O que faz com que o estômago fique inchado?
A constipação geralmente é causada por comer demais, intolerância a certos alimentos ou distúrbios no movimento dos músculos do sistema digestivo. Às vezes, essa sensação pode ser um sinal de uma condição médica séria.
Geralmente, um estômago que parece apertado, duro e denso pode ser causado por vários fatores abaixo.
1. Engula muito ar
O estômago pode ficar inchado devido ao corpo engolir muito ar. Por exemplo, quando você come rápido, coma enquanto conversa ou masque chiclete.
O estômago contém seu próprio gás produzido pelos órgãos intestinais. Isso é normal, desde que a quantidade de gás não seja muito grande. No entanto, quanto mais gás aprisionado no interior, mais tempo o estômago ficará mais denso e inchado.
Além disso, você ou pessoas mais velhas também têm maior probabilidade de engolir mais ar se usarem dentaduras.
2. Inchaço devido à ingestão de certos alimentos
Seu estômago também pode ficar cheio e contraído depois de comer alimentos difíceis de digerir. Alguns exemplos são couve-flor, brócolis e feijão, que contêm carboidratos complexos, de modo que demoram mais para serem processados pelo intestino.
Enquanto a comida se acomoda no estômago, as bactérias nos intestinos produzem gás hidrogênio e dióxido de carbono que desencadeia o inchaço.
Além disso, comer alimentos gordurosos em grandes porções pode fazer você se sentir satisfeito. Isso ocorre porque seu estômago leva mais tempo para quebrar a gordura do que outros tipos de alimentos.
Consumir leite, queijo ou sorvete feito de leite animal também pode causar inchaço. Isso é conhecido como intolerância à lactose, quando o corpo carece da enzima (lactase) necessária para digerir o açúcar do leite (lactose).
Beber bebidas carbonatadas, como refrigerantes ou cerveja, também pode deixar seu estômago tenso e tenso.
3. Crescimento bacteriano
Outra causa é o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado. No entanto, essa condição não é como uma infecção em geral.
O excesso de bactérias aumenta a produção de gases nos intestinos, fazendo com que o estômago fique cheio.
4. Menstruando
É comum as mulheres sentirem que o estômago está contraído e cheio nos dias que antecedem a menstruação e durante a menstruação.
Os sintomas da TPM ocorrem devido a mudanças nos níveis dos hormônios sexuais progesterona e estrogênio. Cerca de uma semana antes da menstruação, os níveis do hormônio progesterona caem para fazer o útero derramar seus óvulos para que o sangramento possa ocorrer.
Pesquisas mostram que mudanças nos níveis de progesterona e estrogênio fazem com que o corpo retenha mais água e sal. As células do corpo ficam inchadas com água, causando sensações de inchaço e inchaço.
5. Outras causas
Na maioria dos casos, o estômago inchado também pode ser causado por alguma doença subjacente. A lista está abaixo.
- Síndrome do intestino irritável (SII) : uma combinação de sintomas de indigestão (inchaço, cólicas, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre) que dura muito tempo.
- Doença inflamatória intestinal ou doença inflamatória intestinal: inflamação do revestimento do trato digestivo. Os exemplos incluem doença de Crohn e colite ulcerosa.
- Doença celíaca: uma doença auto-imune que ataca partes do intestino delgado. O sintoma dessa doença que costuma aparecer é a prisão de ventre, caracterizada por um estômago que parece sólido, duro e cheio.
- Constipação, também conhecida como evacuações difíceis: as fezes que não podem sair podem fazer seu estômago se sentir duro e cheio.
- Gastroparesia: indigestão caracterizada pelo movimento lento dos alimentos que passam do intestino delgado para o intestino grosso. Como resultado, esses alimentos produzem gases que provocam a flatulência.
- Câncer gastrointestinal, como câncer de cólon, estômago e pâncreas. O câncer de ovário também pode causar sintomas de inchaço.
Quais são os sinais e sintomas de uma dor de estômago?
Além de deixar o estômago cheio, cheio e às vezes dolorido, o inchaço também pode ser acompanhado por alguns dos sintomas a seguir.
1. Arrotos frequentes
Arrotos frequentes são uma característica de um estômago inchado ou inchado. Arrotar é um processo normal quando o corpo expele o ar que se acumulou no estômago. Algumas pessoas podem até arrotar até 20 vezes por dia devido ao gás.
2. Barriga alargada
A sensação de plenitude e aperto por dentro pode fazer o estômago parecer distendido e endurecido. Isso é causado por resíduos de gases e alimentos que se acumulam no estômago.
3. Peido
Estômago inchado porque está cheio de gás também pode nos fazer desperdiçar vento, aliás peido. Assim como o arroto, o peido é a maneira que o corpo usa para expelir gases do estômago pelo ânus ou reto.
O vento que sopra quando você solta um peido é geralmente uma combinação de gases produzidos por resíduos de alimentos não digeridos.
4. Dor abdominal e cólicas
O gás que se acumula na parte superior direita do intestino grosso pode causar dor abdominal ou cólicas. Enquanto isso, se o gás realmente se acumular na parte superior esquerda do cólon, a dor ou cãibra podem irradiar para o tórax.
Dicas para distinguir dores de estômago causadas por gases e devido a outras doenças
Como os médicos diagnosticam a flatulência?
Existem várias maneiras que seu médico pode fazer para diagnosticar a causa de sua flatulência. Os médicos geralmente perguntam primeiro seu histórico médico até o momento.
Além disso, você será questionado sobre quais alimentos ou bebidas consumiu recentemente, seguido de um exame físico.
Durante um exame físico, o médico pode tocar ou pressionar levemente o abdômen para sentir algo anormal. O médico também pode ouvir seu estômago com um estetoscópio para verificar se o trato digestivo está funcionando bem.
Dependendo dos resultados do exame, o médico continuará a verificar outros sinais e sintomas, como perda de peso ou presença ou ausência de sangue nas fezes. O médico pode então sugerir alguns testes adicionais para confirmar sua condição.
Como tratar uma dor de estômago?
O estômago está tenso e denso é provavelmente causado por algumas de suas atividades diárias. Como uma primeira etapa, os médicos geralmente sugerem várias maneiras abaixo.
1. Atividade leve
Atividades físicas leves, como uma caminhada de 30 minutos pela manhã ou à noite, podem ajudar a melhorar os movimentos intestinais.
Quando os intestinos funcionam suavemente para mover os alimentos, os gases aprisionados no estômago são liberados com mais regularidade por meio de peidos. Intestinos que funcionam normalmente também podem aumentar a frequência das evacuações para evitar a prisão de ventre.
Praticar ioga também pode ser uma boa maneira de tratar dores de estômago. A ioga estimula os músculos abdominais a trabalhar de maneira otimizada para liberar o excesso de gás. Com a ioga regular, você pode reduzir a sensação de distensão abdominal e distensão abdominal.
3. Beba chá de hortelã-pimenta
Acredita-se que o chá de menta quente seja uma forma de lidar com a flatulência e o inchaço. A hortelã-pimenta funciona para relaxar os músculos intestinais, permitindo que os gases e as fezes se movam para o ânus com mais suavidade.
4. Coma alimentos fibrosos
O estômago que parece inchado e inchado geralmente é causado por não comer alimentos fibrosos. Na verdade, a fibra é útil para suavizar o funcionamento do sistema digestivo ao processar os alimentos e amolecer as fezes para que não sejam difíceis de expelir.
Para isso, experimente multiplicar alimentos fibrosos como mamão, sementes e alimentos integrais como pão de trigo integral ou macarrão.
5. Tome um banho quente
A imersão em água morna pode aliviar a sensação de estômago apertado e cheio.
Isso ocorre porque o banho ajuda a reduzir o estresse no corpo e na mente. Quando você está estressado, o trato digestivo geralmente não funciona adequadamente, de modo que o processo de remoção dos gases do corpo é interrompido.
6. Remédio
Se depois de tentar várias maneiras em seu estômago você ainda se sentir inchado e desconfortável, seu médico irá prescrever um medicamento baseado na condição subjacente. Abaixo estão várias úlceras estomacais comumente usadas.
Drogas antiespasmódicas
Este medicamento atua relaxando os músculos do intestino e do trato digestivo. Os exemplos incluem as drogas diciclomina e hiosciamina.
Rifaximina
A rifaximina é um antibiótico de uso em curto prazo. Este medicamento será prescrito se a causa do inchaço for o crescimento excessivo de bactérias nos intestinos.
O medicamento rifaximina também é comumente usado para reduzir o inchaço em pessoas com SII que não têm prisão de ventre.
Procinética
Os procinéticos são analgésicos que agem para acelerar o movimento dos alimentos ao longo do trato digestivo.
Este medicamento deve ser obtido mediante receita médica. O médico prescreverá a dosagem, a frequência com que bebe e a duração do tratamento de acordo com seu peso e seu estado de saúde atual.
Como prevenir o inchaço do estômago?
Experimentar repetidamente uma dor de estômago é certamente problemático. Você pode não se sentir confortável para fazer atividades se o seu estômago continuar a se sentir apertado e apertado. Para prevenir a recorrência no futuro, você pode tentar algumas das maneiras abaixo.
1. Evite alimentos que podem causar prisão de ventre
Existem vários alimentos que supostamente podem causar inchaço no estômago.
No entanto, se quiser saber mais sobre quais alimentos você sente fome com frequência, consulte um médico. Seu médico fará testes para ajudar a determinar quais alimentos você deve evitar.
Além disso, pode ser uma boa idéia evitar comer chicletes em excesso. Porque mascar chiclete pode fazer você engolir mais ar.
2. Não coma muito rápido
Comer com pressa pode fazer você engolir mais ar de fora. Como resultado, o estômago incha facilmente e você tem vontade de arrotar continuamente.
Portanto, crie o hábito de mastigar os alimentos lentamente até que estejam completamente pulverizados e depois engolidos. Acostumar-se a comer assim pode ajudar a facilitar o trabalho do intestino para processar os alimentos.
O motivo é que os alimentos que ainda são ásperos porque não são mastigados corretamente dificultam o processamento dos órgãos digestivos. Eventualmente, o alimento vai ficar mais tempo no intestino e produzir gás em excesso.
3. Não beba muito refrigerante
Com muita freqüência e muito refrigerante, o gás e o ar podem ficar presos no sistema digestivo.
Em vez disso, comece a substituir seu refrigerante favorito por água potável. Se você não gosta do sabor suave, faça uma versão com infusão de água adicionando uma rodela de limão ou pepino.
4. Beba bastante água
Beber bastante água ajuda a suavizar o sistema digestivo, evitando a sensação de inchaço que geralmente é causada pela prisão de ventre. A constipação ocorre quando as fezes se acumulam no intestino e não podem sair suavemente.
Isso fará com que seu estômago se sinta cheio e sólido. Crie o hábito de beber pelo menos 8 copos de água por dia.
5. Não coma muito sal
Comer alimentos salgados que contenham sal pode causar retenção de água no corpo. O corpo que armazena muita água reserva-se o risco de deixar o estômago inchado e cheio.
Além de inchar, comer alimentos muito salgados também pode causar sérios problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardíacas.
Limite a porção de sal em sua dieta a um máximo de 1 colher de chá (colher de chá) por dia.