Medicamentos suavizantes menstruais podem prevenir a gravidez. Mito ou fato?

As bebidas suavizantes menstruais no mercado são úteis para aliviar a dor da TPM ( síndrome pré-menstrual ) antes da menstruação. No entanto, as bebidas suavizantes menstruais também podem prevenir a gravidez?

As bebidas suavizantes menstruais podem prevenir a gravidez?

As bebidas no mercado que estimulam a menstruação geralmente contêm ingredientes à base de ervas como açafrão, tamarindo (mico), kencur, açúcar javanês e canela.

Para ser eficaz, geralmente é recomendado beber o medicamento fitoterápico estimulante da menstruação 3-4 dias antes do primeiro dia da menstruação. Não apenas alivia a dor da TPM, mas afirma-se que esta erva suavizante menstrual também é capaz de superar o corrimento vaginal e o odor corporal desagradável.

Mas, exclusivamente, algumas pessoas acreditam que essa bebida suavizante menstrual também pode ser consumida para prevenir a gravidez. Na verdade, não é assim. Até agora, nenhuma pesquisa válida foi encontrada mostrando os benefícios e o funcionamento das ervas que estimulam a menstruação para prevenir a gravidez.

A cúrcuma em ervas para suavizar menstruais pode retardar os espermatozoides

Existem estudos que relatam que a cúrcuma pode prevenir a gravidez se usado em certas doses. Uma pesquisa da Escola de Medicina da West Virginia University em 2011 descobriu que a cúrcuma contém substâncias diferuloilmetano que pode afetar a função do esperma humano.

Os pesquisadores obtiveram a teoria depois de testar uma amostra de esperma masculino e pingar extrato de açafrão em um tubo de incubação. Este teste tem como objetivo verificar a velocidade do movimento natatório (motilidade) dos espermatozoides. Altas concentrações de extrato de cúrcuma inibem a motilidade dos espermatozoides.

Além disso, a cúrcuma administrada por via intravaginal também enfraquece a motilidade dos espermatozoides. A fraca motilidade dos espermatozoides pode afetar o sucesso da fertilização. O espermatozóide lento pode não chegar ao óvulo na trompa de Falópio até morrer no meio do caminho. Isso pode afetar o sucesso da gravidez.

A cúrcuma também pode inibir a maturação do ovo

Citado de Detikhealth, Dr. Rajuddin, SpOG, K-FER da Syaian University Kuala Aceh afirmou que o conteúdo de diferuloilmetano A cúrcuma pode inibir a ovulação ou a maturação do ovo.

As substâncias presentes na cúrcuma podem fazer com que o tamanho do folículo no ovo diminua. O resultado, a ovulação nas mulheres era muito difícil. Semelhante ao seu efeito sobre os espermatozoides, acredita-se que o conteúdo de açafrão neste medicamento suavizante menstrual previna a gravidez porque afeta a ovulação da mulher.

Previna a gravidez com contracepção segura

Partindo da teoria da influência da cúrcuma na fertilidade, acredita-se que o medicamento à base de ervas para a menstruação pode prevenir a gravidez. Mesmo assim, não há pesquisas válidas que possam realmente provar que as ervas que estimulam a menstruação podem prevenir a gravidez com eficácia.

Se você planeja prevenir a gravidez, pratique sexo seguro usando proteção. Use preservativos durante as relações sexuais, obtenha uma receita de um médico para pílulas anticoncepcionais ou consulte para obter um DIU (contracepção espiral).

A contracepção é a forma mais eficaz de prevenir a gravidez. Consulte o médico para obter uma contracepção segura. No futuro, o médico ou a parteira podem fornecer recomendações sobre as melhores opções anticoncepcionais que podem ser adaptadas às suas condições individuais.