O abacaxi é uma das frutas tropicais mais populares devido ao seu sabor delicioso e pode ser servido em várias formas de comida e bebida. A fruta que é o ingrediente básico da bebida piña coladas Também é rico em fibras e água, além de outros nutrientes saudáveis. Bem, vamos dar uma olhada nos vários conteúdos nutricionais e benefícios para a saúde que você pode obter dos abacaxis abaixo!
Teor de nutrientes no abacaxi
Existem vários nutrientes no abacaxi que podem fornecer vários benefícios à saúde para o seu corpo como um todo. Aqui está o conteúdo nutricional que você pode encontrar em cada 100 gramas de abacaxi:
- Água: 88,9 gramas (g)
- Proteína: 0,6 g
- Gordura: 0,3 g
- Fibra: 0,6 g
- Cálcio: 22 miligramas (mg)
- Fósforo: 14 mg
- Ferro: 0,9 mg
- Sódio: 18 mg
- Potássio: 111,0 mg
- Cobre: 0,03 mg
- Zinco: 0,1 mg
- Beta-caroteno: 17 mcg
- Caroteno total: 90 mcg
- Tiamina (Vitamina B1): 0,02 mg
- Riboflavina (vitamina B2): 0,04 mg
- Niacina (vitamina B3): 0,2 mg
- Ácido ascórbico (vitamina C): 22 mg
Benefícios do abacaxi para a saúde
Aqui estão alguns dos benefícios que você pode obter ao comer abacaxi:
1. Aumente a resistência
O abacaxi contém antioxidantes, a saber, vitamina C, que tem propriedades que ajudam a aumentar a resistência do corpo, especialmente a várias doenças. Isso também foi obtido por um estudo na revista Nutrients em 2017.
O estudo afirma que o ácido ascórbico (vitamina C) é um tipo de vitamina que desempenha um papel importante na proteção do sistema imunológico do corpo. Na verdade, consumir frutas com alto teor dessa vitamina pode ajudar a prevenir infecções respiratórias e sistêmicas.
Além disso, o abacaxi também contém a enzima bromelaína, útil para proteger o corpo do ataque de microorganismos. O efeito antiinflamatório da enzima desempenha um papel na reparação de danos no nível celular causados pelo ataque de germes e ajuda a estimular melhor o sistema imunológico.
2. Manter a saúde óssea
O próximo benefício que você pode obter do abacaxi é o teor de cálcio nele, que pode ajudar a manter a saúde óssea. Porém, na verdade, não apenas o cálcio, o cobre que também está presente no abacaxi, também pode ter o mesmo efeito na saúde óssea.
Isso foi comprovado em um estudo publicado em Casos Clínicos em Metabolismo Ósseo e Mineral em 2016. O estudo afirma que o cobre é um dos minerais com importante papel na saúde óssea humana.
Na verdade, alguém que não ingere cobre pode ter problemas de saúde óssea, incluindo osteoporose ou doença de perda óssea.
3. Reduz o risco de câncer
A enzima bromelaína encontrada no abacaxi não só tem benefícios para ajudar a aumentar a resistência, mas também pode ajudar a reduzir o risco de câncer.
A prova, estudo publicado na revista Plos One afirma que a enzima pode prevenir a proliferação de células cancerosas colorretais. Enquanto isso, outro estudo publicado no Journal of Medicinal Food provou que essa enzima também pode prevenir o desenvolvimento de células de câncer de mama.
Na verdade, a bromelaína também pode desencadear a morte de células cancerosas. Portanto, o abacaxi, que é rico nessa enzima, pode ajudar a reduzir o risco de câncer e melhorar a saúde geral do corpo.
4. Ajudando na cicatrização de feridas pós-operatórias
Mais uma vez, o conteúdo de bromelaína no abacaxi traz benefícios para a saúde do corpo, desta vez a enzima pode ajudar a que o processo de cicatrização pós-operatória aconteça mais rapidamente.
Um estudo publicado no The Journal of Pakistan Medical Association afirma que a enzima bromelaína, que tem propriedades antiinflamatórias, pode ajudar a tratar a inflamação, inchaço ou hematomas que podem aparecer após a cirurgia.
A razão é que algumas das causas das feridas tornam-se difíceis de curar devido à inflamação e infecção bacteriana ao redor da ferida, e isso pode ser superado pelo efeito antiinflamatório e de reforço imunológico da bromelaína. O extrato de abacaxi também pode ser aplicado esfregando-o na superfície da pele ferida.
5. Manter a saúde dos olhos
O alto teor de vitamina C no abacaxi é suficiente para manter a saúde ocular. Na verdade, um estudo publicado na revista Antioxidants afirma que o aumento da ingestão de beta-caroteno e vitamina C pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças oculares que geralmente afetam idosos ou idosos.
Além disso, comer frutas com alto teor de vitamina C, como o abacaxi, também tem benefícios na prevenção da formação de catarata no olho. Então, essa vitamina também pode retardar o processo de desenvolvimento de doenças oculares que podem causar cegueira.
6. Manter a gravidez saudável
Diz-se que o abacaxi é prejudicial ao útero e ao feto. No entanto, ainda não foi comprovado cientificamente. Na verdade, vários estudos mostraram que comer abacaxi pode trazer benefícios à saúde de mulheres grávidas.
Um dos ingredientes encontrados no abacaxi, o cobre, acaba desempenhando um papel importante na formação dos glóbulos vermelhos e ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo durante a gravidez.
Além disso, o cobre também desempenha um papel importante na formação do coração, vasos sanguíneos, esqueleto e sistema nervoso do bebê no útero. Não é à toa que a ingestão de cobre em mulheres grávidas chega a 1 miligrama por dia.
7. Mantenha a pele saudável
A vitamina C é de fato um nutriente que pode melhorar a saúde da pele. Portanto, não é surpreendente que comer abacaxi, que é rico em vitamina C, possa trazer benefícios para a manutenção da saúde da pele.
Esta vitamina atua como um antioxidante que pode proteger a pele contra danos. Em particular, os danos que podem ocorrer devido aos radicais livres dos raios ultravioleta que geralmente vêm da luz solar.
Na verdade, sua pele já contém vitamina C naturalmente. No entanto, a exposição à luz ultravioleta pode reduzir o conteúdo de vitamina na pele, portanto, é necessário aumentar a ingestão de vitamina C para manter a pele protegida.
8. Superando distúrbios digestivos
A enzima bromelaína encontrada no abacaxi também tem benefícios em ajudar a superar distúrbios digestivos, por exemplo, prisão de ventre e náuseas. Normalmente, a indigestão ocorre porque o corpo não consegue digerir as proteínas adequadamente.
Bem, a enzima bromelaína do abacaxi pode ajudar a quebrar as proteínas mais rapidamente. Dessa forma, comer essa fruta pode reduzir os vários efeitos da prisão de ventre e das náuseas, principalmente após a ingestão.
Além disso, o conteúdo de fibra do abacaxi também pode ajudar a melhorar a digestão, especialmente quando você está com prisão de ventre.