Ao fazer compras no supermercado, você já viu um tipo de planta que parece estranha por ser raramente encontrada? A forma e a cor são semelhantes a oyong (gambas de abóbora), mas ligeiramente mais compridas e afiladas nas pontas. A planta é chamada de quiabo. Embora não seja tão popular quanto a couve ou o espinafre, o quiabo costuma ser transformado em um prato delicioso em alguns restaurantes. A razão é porque descobriu-se que há uma miríade de benefícios do quiabo que o tornam bom para consumo. Na verdade, quais são os benefícios do quiabo?
O que é quiabo?
Fonte: Southern Exposure Seed ExchangeÀ primeira vista, a aparência desta fruta se assemelha a um grande pimentão verde ou vegetal oyong que possui pêlos finos na superfície da pele. Mesmo assim, na verdade, quiabo ou quiabo não pertencem à família vegetal. Quiabo não é um vegetal porque contém grãos.
Quiabo é uma leguminosa em forma de cápsula produzida a partir de uma planta com flor chamada Abelmoschus esculentus. Okro é coberto com pelos porque, na verdade, ainda está incluído na família do arbusto ou do algodão (Malvaceae) A planta-mãe do quiabo ainda está relacionada com a sumaúma, o cacau (cacau), o tabaco e as flores de hibisco.
O habitat original do okro ainda é debatido hoje. Muitos historiadores e especialistas em plantas argumentam que as plantas A. esculentus descoberto pela primeira vez nas costas do Mar Mediterrâneo, Arábia Saudita e Egito em 1216. Com o tempo, este fruto peludo foi cultivado até a África Ocidental, Sul da Ásia, Ilhas do Caribe e América do Norte.
Em países de língua inglesa, quiabo tem outro nome dedo da senhora por causa de sua forma afilada como os dedos da mão de uma mulher. Na própria Indonésia, às vezes esses “vegetais” verdes são chamados de bendi. Na verdade, os vegetais Bendi têm cores vermelhas e verdes. No entanto, é o bendi verde que é mais processado e facilmente encontrado no mercado.
Qual é o conteúdo nutricional do quiabo?
Fonte: Farm Fresh to YouDe acordo com o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os nutrientes por 100 gramas (gr) de quiabo incluem 33 calorias, quase 8 gramas de carboidratos, cerca de 2 gramas de proteína e 3,2 gramas de fibra.
Os vegetais Bendi também são fortificados por uma série de micronutrientes importantes, como:
- 36 microgramas (mcg) de vitamina A
- 0,215 miligramas (mg) de vitamina B6
- 23 mg de vitamina C
- 31,3 mg de vitamina K
- 200 mg de potássio
- 7 mg de sódio
- 57 mg de magnésio
- 82 mg de cálcio
- 60 mcg de folato
- Pequenas quantidades de ferro, fósforo e cobre.
Curiosamente, o quiabo é uma fonte alimentar vegetal rica em antioxidantes, incluindo catequinas oligoméricas, derivados de flavonóides e fenólicos. Todos os três têm boas propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias.
Quais são os benefícios do quiabo para a saúde?
Assim como comer vegetais e frutas, comer quiabo também oferece uma variedade de benefícios à saúde. Aqui estão os vários benefícios do quiabo para apoiar a saúde do corpo:
1. Alivia a asma
Acredita-se que quiabo ajude a controlar a asma porque é rica em antioxidantes e vitamina C. Resumindo vários estudos, a deficiência de vitamina C faz com que as células e os tecidos do corpo, incluindo os pulmões, sejam propensos à inflamação crônica.
Um estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology descobriu que os asmáticos com deficiência de vitamina C tinham crises de sintomas mais frequentes. Isso indica que atender às necessidades diárias de vitamina C pode ajudar a controlar a asma.
Além disso, os alimentos ricos em antioxidantes também podem ajudar a prevenir danos aos tecidos causados pela asma. Isso também é comprovado por pesquisas publicadas na revista Thorax. A ingestão regular de alimentos ricos em vitamina C pode reduzir os sintomas de sibilância, que costumam ser experimentados por pessoas com asma.
De forma única, você ainda pode sentir esses benefícios se comer apenas fontes de vitamina C por 1-2 vezes por semana.
2. Digestão suave
Lançando estudo publicado no Jornal Internacional de Nutrição e Ciências Alimentares, o quiabo contém alto teor de fibras, principalmente o tipo de fibra insolúvel.
A fibra insolúvel ajuda a aumentar o peso das fezes, ao mesmo tempo que torna mais fácil "viajar" pelos intestinos até ser finalmente excretada. Comer alimentos ricos em fibras insolúveis regularmente ajuda a limpar os intestinos, permitindo que funcionem com mais eficácia. Se seus intestinos são mais eficientes em canalizar os resíduos alimentares, é menos provável que você tenha constipação e problemas de diarreia.
Porém, não só isso. Na verdade, o conteúdo antiinflamatório e antibacteriano desses frutos também pode prevenir problemas com inflamação do estômago e irritação intestinal (síndrome do intestino irritável/ IBS) e outros problemas digestivos. O efeito de limpeza do cólon da ingestão de fibras a longo prazo também reduz o risco de câncer de cólon.
Além disso, sua vitamina A desempenha um papel na manutenção da saúde das membranas mucosas que revestem as paredes dos órgãos digestivos. Isso pode ajudar todo o sistema digestivo a funcionar corretamente. Além do mais, os polissacarídeos do muco do quiabo são eficazes para quebrar a bactéria H. pylori, que causa úlceras que se fixam firmemente nos intestinos.
3. Reduzir o colesterol
Se você tem colesterol alto, deve ter muito cuidado ao escolher o que comer todos os dias. Em primeiro lugar, o colesterol pode aumentar e aumentar o risco de doença coronariana, derrame e insuficiência cardíaca.
Bem, o quiabo é uma das fontes de alimentos que têm potencial para reduzir o colesterol. De acordo com um estudo publicado no Global Journal of Medical Research, os polissacarídeos na mucilagem de quiabo podem reduzir os níveis de colesterol por causa de sua capacidade de se ligar aos ácidos biliares que transportam toxinas do fígado.
O estudo também afirma que o óleo das sementes de quiabo tem o mesmo potencial para baixar o colesterol no sangue. As sementes de quiabo são ricas fontes de ácido graxo linoléico (ômega-3). A ingestão adequada de ômega-3 ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), evitando o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, sob a pele e depositadas no fígado.
Além disso, o okro é rico em fibras insolúveis. Lançado na página Harvard Health Publishing, a fibra é um importante componente da dieta para reduzir o colesterol. A fibra de quiabo atua regulando a taxa de absorção do açúcar pelo intestino, o que normaliza os níveis de colesterol no sangue.
4. Coração saudável
Além de serem ricos em fibras insolúveis, os vegetais Bendi também possuem alto teor de fibras solúveis. Especialmente na forma de Chiclete e pectina. Ambos os tipos de fibra ajudam a reduzir o colesterol sérico no sangue, o que reduz o risco de doenças cardíacas e derrames.
A pectina pode ajudar a reduzir o colesterol simplesmente alterando a forma como a bile é produzida nos intestinos. A bile trabalhará com mais eficiência para absorver mais gordura do resto da comida no intestino. O excesso de colesterol e gordura serão eventualmente excretados junto com outros resíduos de alimentos na forma de fezes.
Curiosamente, as fibras também podem retardar a progressão das doenças cardíacas em pessoas que já as têm.
5. Reduzindo o açúcar no sangue
Quiabo é rico em fibras, o que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, diminuindo a taxa de absorção da glicose pelo intestino. Esta teoria também é apoiada por resultados de um estudo publicado no Journal of Pharmacy and Bioallied Sciences. O estudo mostrou que quanto mais fibra de quiabo é consumida, mais estáveis os níveis de açúcar no sangue tendem a ser.
Outro estudo publicado em 2011 na revista ISRN Pharmaceutics também relatou que o quiabo era tão bom para reduzir os níveis de açúcar no sangue para diabéticos.
Mesmo assim, essa conquista ainda é influenciada por vários outros fatores de estilo de vida saudável.
6. Aumente a resistência
Outro benefício do quiabo é que pode ajudar a estimular o sistema imunológico. Isso está relacionado à alta quantidade de vitamina C e antioxidantes no quiabo.
A vitamina C pode estimular a produção de glóbulos brancos, que são componentes importantes do sistema imunológico. Enquanto o conteúdo antioxidante desempenha um papel importante na destruição de todos os radicais livres que podem enfraquecer o sistema imunológico.
7. Previna doenças renais
Demonstrou-se que comer quiabo regularmente previne problemas renais, especialmente em pessoas com diabetes.
Além disso, a ingestão regular de quiabo pode ajudar a evitar doenças renais como uma complicação do diabetes. Lançando um estudo publicado no Global Journal of Medical Research, pessoas com diabetes que comeram quiabo todos os dias apresentaram menos danos renais do que aqueles que não comeram.
Isso é potencialmente vantajoso porque quase 50% dos casos de doença renal são causados por diabetes.
8. Bom para mulheres grávidas
Se você é uma mulher grávida, nunca é demais tentar comer esses vegetais para manter a saúde de você e de seu feto. Quiabo é rico em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, zinco e cálcio, especialmente aqueles necessários para o crescimento e desenvolvimento do feto no útero.
Mais do que isso, o quiabo também é rico em ácido fólico, que é bom para apoiar o desenvolvimento do cérebro do feto, prevenindo defeitos durante a gravidez e facilitando a evacuação. Por outro lado, níveis baixos de folato podem levar a um ou mais problemas de gravidez mais tarde na vida.
Essa é uma das principais razões pelas quais a ingestão de folato suficiente é tão importante para as mulheres antes e durante a gravidez. Mesmo depois da gravidez até durante a amamentação.
9. Reduz o risco de osteoporose
A osteoporose pode ser sentida por pessoas que já entraram na velhice.
É por isso que se recomenda comer alimentos ricos em vitamina K porque é bom para manter a função óssea. Quiabo vegetal, por exemplo. O conteúdo de vitamina K neste vegetal ajudará a acelerar a absorção do cálcio pelos ossos.
Portanto, as pessoas que encontram regularmente suas fontes diárias de vitamina K tendem a ter uma composição óssea mais forte. Finalmente, indiretamente a pessoa evitará o risco de perda óssea.
10. Previna o câncer
Quiabo contém várias proteínas, uma das quais está na forma de lectinas. As lectinas são um tipo de proteína que tende a ser difícil para o corpo digerir. Esse tipo de proteína tem o potencial de matar células cancerosas e interromper seu desenvolvimento.
Comer quiabo ajuda a desacelerar o crescimento das células cancerosas em 63%, enquanto mata cerca de 72% das células cancerosas que já cresceram.
No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para determinar se o quiabo realmente tem um efeito positivo no tratamento do câncer.
Dicas importantes antes de processar quiabo
Fonte: KitchmeQuando divididos e cozidos, esses vegetais secretam um pouco de muco. Você pode limpar um pouco do muco, mas não enxágue. Dada a explicação dos benefícios do quiabo acima, a maior parte de sua bondade potencial vem da mucilagem. Querida, certo, se você nem receber os benefícios?
Além disso, preste atenção em como escolher e armazenar vegetais para que permaneçam deliciosos quando processados. Aqui estão algumas coisas que você deve saber:
- Se você quer um bendi crocante e macio, experimente escolher quiabo de tamanho médio ou nem muito grande nem pequeno. Vegetais bendi grandes geralmente estão muito maduros, por isso são um pouco duros.
- Escolha quiabo firme e firme ao toque. Evite escolher aqueles que tendem a ser moles ou pastosos, pois isso indica que os vegetais não são mais frescos.
- Se não quiser cozinhá-lo logo após a compra, não o lave e guarde a seco embrulhado em um saco plástico. Lavar esses vegetais e armazená-los pode realmente torná-los úmidos, o que acelera a formação de muco.
- Outra forma de armazená-lo é congelar o quiabo, evitando assim sua deterioração ou descoloração.
- Evite picar quiabo se não quiser que seja cozido imediatamente. Na verdade, isso fará com que as bordas escureçam quando deixadas ao ar livre por muito tempo.
- O muco produzido por esse vegetal pode ser usado como um molho espesso para dar sabor ao prato.
Para aqueles de vocês que realmente não gostam da textura de limo ou seiva do bendi vegetal, você pode cozinhar todas as partes deste vegetal sem cortá-lo primeiro. O objetivo é evitar a produção de muco durante o cozimento.
Existe algum risco para a saúde ao comer quiabo?
O consumo de quiabo em limites seguros certamente fornecerá uma série de nutrientes e vários benefícios para a saúde do corpo. No entanto, não deixe você comer em excesso. Em vez de oferecer bons benefícios, comer muito benti vegetal pode realmente levar a problemas de saúde, como:
- Pedras nos rins. Os vegetais Bendi contêm oxalato, cálcio que causa pedras nos rins.
- Problemas digestivos. O benti vegetal contém vários frutanos, um tipo de carboidrato geralmente encontrado em vegetais e grãos. A ingestão excessiva de frutanos pode causar diarreia, acúmulo de gases no estômago, cólicas estomacais e flatulência em pessoas com distúrbios intestinais. A condição pode ser pior em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII). Porque geralmente tendem a ser mais sensíveis a alimentos que contenham muitos frutanos.
- Artrite. Quiabo contém o composto solanina, que é um produto químico tóxico que causa dor nas articulações, artrite e inflamação de longo prazo em pessoas sensíveis a esse ingrediente.
Depois de olhar o lado bom e o lado ruim, é claro que você pode tirar conclusões sobre este vegetal com uma forma pontiaguda. Para obter os bons benefícios, seria bom comer quiabo em quantidade suficiente para não representar um risco ruim no futuro.