O que acontece quando suspendemos? •

Experiência de quase morte (NDE) ou mais comumente conhecido como NDE é um fenômeno que é freqüentemente encontrado na vida cotidiana. A EQM é frequentemente descrita como a sensação de que a alma deixou o corpo, seguida pela experiência de passar por um túnel escuro com luz no fim do túnel e ir para uma dimensão onde se sente aquecido, confortável e amado.

A experiência de quase morte varia de acordo com a cultura

Muitas pessoas associam essa experiência de quase morte como um evento místico, embora muitos estudos recentes tenham provado que a EQM é uma manifestação de condições no cérebro e pode ser explicada pela ciência. A experiência de quase morte é influenciada pela cultura de cada região. Portanto, a quase morte vivida pelos indonésios pode ser diferente daquela vivida pelos europeus.

Quase a morte é encontrada em toda a população mundial. Cerca de 3% dos americanos afirmam ter experimentado quase a morte, essa experiência também é vivida por cerca de 4-5% dos europeus. A EQM é mais comum em mulheres do que em homens e mais comum em pessoas com menos de 60 anos de idade. Cerca de 50% das pessoas que vivenciam a experiência de quase morte sentem que realmente morreram, 56% acham que é uma experiência positiva, 24% acham que sua alma deixou seu corpo ou alma. Experiência fora do corpo (OBE), 31% relataram uma experiência de túnel e 32% relataram uma interação com uma pessoa falecida.

O que você normalmente sente durante uma animação suspensa?

Sentindo-se realmente morto

A sensação de estar morto é freqüentemente relatada por pessoas que estão quase morrendo. Essa sensação também é vivida por quem sofre da síndrome de Cotard, está associada a distúrbios cerebrais no córtex parietal e pré-frontal e geralmente desaparece após alguns dias. Também foi relatado em pessoas com ferimentos na cabeça, febre tifóide grave e esclerose múltipla. Não se sabe por que uma pessoa pode experimentar a sensação de estar morto, a explicação lógica é que talvez seja apenas uma tentativa do paciente de compreender a estranha experiência vivida.

A sensação da alma fora do corpo

Experiência fora do corpo (OBE) é frequentemente descrita como uma sensação de "flutuar" para fora do corpo e às vezes é acompanhada por autoscopia, que é a visão do próprio corpo enquanto ele "flutua". Embora muitas vezes considerada uma experiência mística, a EFC também pode ocorrer em outras condições, como quando uma pessoa experimenta paralisia do sono ou mais conhecido pelo nome de "interferência". Quando estão sobrecarregados, seus corpos estão em REM ou sono profundo, mas seus cérebros estão parcialmente despertos.

A pesquisa de Olaf Blanke conseguiu desencadear uma EFC artificial ao estimular a parte temporoparietal do cérebro. O estudo também concluiu que a EFC ocorre quando o cérebro não consegue integrar vários estímulos sensoriais do ambiente externo.

Interação com os mortos

Em várias religiões e boca a boca, muitos dizem que, quando morrermos, estaremos rodeados de mortos e anjos. Isso também afeta a experiência que sentimos durante a quase morte. Acredita-se que esse fenômeno seja devido a um distúrbio dopaminérgico. A dopamina é um neurotransmissor no cérebro que pode causar alucinações em uma pessoa. Os sintomas de interação com algo irreal também são experimentados por pacientes com Alzheimer, Parkinson e degeneração macular.

Em pessoas com degeneração macular no olho, a visão prejudicada faz com que o cérebro tente compensar apresentando outras imagens que realmente não existem. Portanto, pode-se concluir que essa experiência de interação com os mortos pode ser causada por função prejudicada da dopamina e entrada sensorial prejudicada.

Vendo o túnel de luz

Ver túneis de luz é um fenômeno frequentemente relatado após o torpor. Pode ser causado por um suprimento reduzido de sangue e oxigênio na retina do olho. Quando a retina é privada de oxigênio e torna-se isquêmica, a visão nas áreas periféricas do olho é prejudicada primeiro. Essa perturbação então se estende em direção ao centro, de modo que aparece como um túnel.

A EQM é uma experiência única com muitos mecanismos complexos por trás dela, que vão desde a privação de oxigênio, interrupção da fase REM do sono, função prejudicada da dopamina e influências e crenças culturais. Algo que precisamos enfatizar é que a EQM não precisa ser um evento místico e pode ser explicada pela ciência, portanto, você não precisa pensar muito se alguma vez a vivenciar.

LEIA TAMBÉM:

  • 15 fatos interessantes sobre canhotos
  • Conhecendo as parassonias, do sonambulismo aos 'offs'
  • Por que os dedos ficam enrugados depois de ficar muito tempo na água?