5 sinais de que você precisa de consulta psicológica -

Quando alguém recomenda que você procure terapia com um psicólogo, como você reage? Ofendido ou realmente sente que a pessoa tem razão? Na Indonésia, a saúde mental não é levada a sério. Como resultado, muitas pessoas relutam em procurar um psicólogo, embora realmente precisem de uma consulta psicológica.

Por que ir a um psicólogo?

Você pode estar se perguntando: por que você deveria ir a um psicólogo quando pode compartilhar seus problemas com as pessoas mais próximas a você? Não há nada de errado com isso compartilhado com as pessoas mais próximas. No entanto, um psicólogo pode ajudá-lo de forma mais rápida e eficaz.

Os psicólogos são treinados e experientes para realmente ouvir seus clientes. Por meio de uma série de educação e treinamento, eles foram equipados com a capacidade de explorar a raiz do problema com base em sua história. Eles também têm experiência para ensiná-lo a melhor forma de lidar com os problemas.

Além disso, os psicólogos são figuras neutras. Ele não é tendencioso e não deseja que você faça coisas que não estejam de acordo com seus valores. Em contraste com membros da família ou parceiros. Eles podem lhe dar conselhos inadequados. Isso porque as pessoas mais próximas geralmente já têm uma ideia ou esperança pela sua figura ideal, mesmo que não seja necessariamente a certa.

Eu preciso de uma consulta psicológica?

Existe uma visão errada na sociedade de que apenas "loucos" deveriam consultar um psicólogo. Na verdade, qualquer pessoa pode e precisa fazer consultas psicológicas para manter a saúde mental. Você não precisa ser diagnosticado com depressão ou transtorno mental antes de ir a um psicólogo.

Pense nisso como um exame de saúde ao médico ou participe de imunizações para ficar imune a doenças. Lembre-se de que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Se você sentir os sinais abaixo, procure imediatamente a ajuda de um psicólogo de confiança.

1. Seu problema já é muito chato

Preste atenção em como você reage intensamente aos problemas que surgem. Por exemplo, você não consegue se concentrar ao estudar, trabalhar ou cuidar de crianças. Também pode ser que você chore ou fique zangado com frequência.

Outros sintomas a serem observados são desesperança, ansiedade excessiva, dificuldade para dormir, perda de apetite ou vontade de comer mais, dores de cabeça e de estômago sem motivo aparente e afastamento das pessoas ao seu redor. Principalmente se essa reação já estiver ocorrendo há mais de duas semanas.

2. Você tentou várias maneiras de resolver o problema, mas sem sucesso

Você pode ter tentado várias maneiras de resolver o problema. Por exemplo, nas férias, adoração ou converse com as pessoas mais próximas. Infelizmente, esses métodos não conseguiram melhorar sua condição.

Você precisa de outro mecanismo para lidar com essa situação. O truque é consultar um psicólogo. Lembre-se de que pedir ajuda a um psicólogo não significa que você é fraco ou louco. Em vez disso, significa que você está disposto e é capaz de cuidar de si mesmo.

3. Família ou amigos estão ficando cansados ​​de suas reclamações

No início, talvez as pessoas mais próximas a você estejam sempre presentes e o apoiem. No entanto, com o tempo, eles se afastam ou evitam o assunto da conversa sobre o seu problema. Isso significa que as pessoas mais próximas a você estão sobrecarregadas e não podem mais lidar com suas várias reclamações. Isso é natural porque nem todo mundo está equipado com conhecimentos adequados em saúde mental.

4. Você começa a procurar por uma fuga doentia

Você é viciado em cigarros, álcool, drogas, pornografia ou jogos de azar? Ou você simplesmente não consegue resistir à vontade de fazer compras loucas? O ópio pode, de fato, ser uma forma de escapar de seus problemas, mesmo que por um momento. Antes que piore, encontre imediatamente um serviço de consultoria psicológica de boa reputação.

5. Você teve ou experimentou recentemente um evento traumático

Os transtornos psicológicos geralmente surgem como resultado de um evento traumático recente, como a perda de um ente querido, divórcio, perda do emprego, desastre natural ou o diagnóstico de uma determinada doença. Também pode ser que o incidente tenha acontecido anos atrás, mas o trauma reapareceu. Por exemplo, em casos de violência sexual, violência contra crianças ou violência doméstica.

O trauma psicológico pode não desaparecer simplesmente com o tempo. Trauma só será enterrado e a qualquer momento pode explodir ou assombrar sua vida. Então, você deve ser capaz de reconhecer, processar e ir em frente do trauma. É por isso que você precisa da ajuda de um psicólogo.