Tempe é um alimento que definitivamente não é estranho para você. Este alimento fermentado de soja acompanhou a vida como um indonésio. O sabor distinto do tempeh e a estrutura bem diferenciada desse tofu, além de ser barato, também podem ser viciantes. Vários ingredientes do tempeh têm muitos benefícios para a saúde do corpo. Curioso, o que é?
O conteúdo nutricional do tempeh
Tempe ou em inglês tempeh foi reconhecido como um alimento típico da Indonésia feito de soja fermentada ( Glycine max ) O processo de fermentação tempeh utiliza vários tipos de moldes Rhizopus também conhecido como “fermento de tempe”.
A fonte de proteína vegetal neste prato diário foi amplamente pesquisada, não apenas pelos indonésios, mas também por pesquisadores por aí. Juntamente com outros alimentos fermentados mais populares, como iogurte ou kimchi, isso não diminui a imagem do tempeh como o produto mais aceito e amplamente pesquisado.
Com base nos Dados de Composição de Alimentos da Indonésia (DKPI), por 100 gramas de porção de tempe, você pode obter o conteúdo nutricional, como:
- Água: 55,3 gramas
- Calorias: 201 kcal
- Proteínas: 20,8 gramas
- Gordura: 8,8 gramas
- Carboidrato: 13,5 gramas
- Fibra: 1,4 gramas
- Cálcio: 155 miligramas
- Fósforo: 326 miligramas
- Ferro: 4,0 miligramas
- Sódio: 9 miligramas
- Potássio: 234 miligramas
- Cobre: 0,57 miligramas
- Zinco: 1,7 miligramas
- Betacaroteno: 0,0 micrograma
- Tiamina: 0,19 miligrama
- Riboflavina: 0,59 miligramas
- Niacina: 4,9 miligramas
Os benefícios do tempeh para a saúde do corpo
O preço é barato, fácil de conseguir e o sabor delicioso faz do tempeh uma parte indissociável do cardápio diário de algumas pessoas.
A proteína vegetal do tempeh também é sustentada por outros nutrientes, como vitaminas e minerais, para manter um corpo saudável. Aqui estão alguns dos benefícios e eficácia do tempe que você pode sentir.
1. Construir e reparar células corporais danificadas
O conteúdo de proteína no tempeh com base em uma série de estudos é equivalente ao encontrado na carne. Acredita-se que a proteína vegetal ou derivada de plantas reduz o risco de diabetes, doenças cardíacas e mantém o peso.
Em geral, a proteína é necessária ao corpo para construir e reparar tecidos ou células corporais danificados para funcionar corretamente. O conteúdo nutricional do tempeh é comprovadamente de melhor qualidade do que a da soja, porque o conteúdo de proteínas solúveis em água aumentará a atividade das enzimas proteolíticas.
Enzimas proteolíticas ou proteases podem quebrar longas cadeias de proteínas em substâncias que podem ser digeridas pelo corpo. Citado do jornal Biomoléculas , essa enzima também ajuda a função de divisão celular, coagulação do sangue, sistema imunológico e outras funções vitais.
Além disso, o tempeh contém menos gordura, carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, vitamina B12 e muito mais retinol do que carne.
2. Reduzindo o risco de osteoporose
Os benefícios do conteúdo de cálcio e fósforo no tempeh são importantes principalmente para o crescimento dos ossos e dentes, especialmente em crianças. O consumo de 100 gramas de tempeh é capaz de atender 15 por cento das necessidades de cálcio e 65 por cento das necessidades diárias de fósforo em crianças de 7 a 9 anos, de acordo com a taxa de adequação nutricional (RDA) em Permenkes No. 28 anos 2019.
Além disso, a ingestão de cálcio e fósforo também pode prevenir a osteoporose em mulheres na pós-menopausa. Pesquisadores de Kuala Lumpur, Malásia, em Jornal Internacional de Ciências Alimentares e Nutrição , revela o que é surpreendente sobre o conteúdo de cálcio no tempeh.
Este estudo afirma que a absorção de cálcio do tempeh não é muito diferente do leite de vaca. Para obter a mesma nutrição de um copo de leite, você só precisa consumir quatro pedaços de tempeh. Isso certamente é útil, especialmente para quem tem o hábito de baixo consumo de leite.
3. Previna a anemia
Um dos ingredientes importantes do tempeh, útil para prevenir a anemia ou a falta de sangue, é a vitamina B12. A vitamina B12 ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos. Naturalmente, essa vitamina pode ser encontrada em carnes, peixes, ovos e leite, o que certamente não é adequado para vegetarianos, certo?
No entanto, por 100 gramas de tempeh contém cerca de 1,7 microgramas de vitamina B12, o que torna este alimento vegetal a única fonte de vitamina B12 derivada de plantas. Este conteúdo é suficiente para atender 42 por cento das necessidades diárias de vitamina B12.
Dessa forma, os vegetarianos e veganos não precisam ter medo de perder vitamina B12 em sua ingestão diária de alimentos. A falta de vitamina B12 no corpo pode causar sintomas, como tontura, fraqueza, cansaço, pele pálida, diminuição do equilíbrio corporal e humor instável.
4. Neutralize as reações de radicais livres
Além de conter nutrientes que podem atender às necessidades diárias do corpo, o tempeh contém antioxidantes na forma de isoflavonas que o corpo realmente precisa para interromper a reação de formação de radicais livres.
Um dos efeitos dos radicais livres é o envelhecimento prematuro. Você pode inibir essa condição comendo alimentos que contenham antioxidantes, um dos quais é o tempeh. Em cada porção de tempeh, ele contém cerca de 10-38 miligramas de isoflavonas, que apresentam vários benefícios.
Pesquisa conduzida pela Universidade da Carolina do Norte mostra que os compostos antioxidantes do tempeh podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e de mama. Além disso, este conteúdo também pode reduzir o risco de problemas de saúde cardíaca.
5. Ajude a perder peso
Armado com um conteúdo de 20,8 gramas de proteína por 100 gramas de porção, o tempeh não é benéfico apenas para vegetarianos e veganos. Este conteúdo de proteína também é adequado para aqueles que estão se esforçando para perder peso, especialmente com uma dieta rica em proteínas.
Um estudo publicado The American Journal of Clinical Nutrition mostraram que uma dieta rica em proteínas à base de soja é tão eficaz quanto a carne ou outros produtos de origem animal. Além de reduzir o peso, essa dieta também pode diminuir a fome e aumentar a saciedade.
Outra pesquisa também mostrou que uma dieta rica em proteínas pode estimular a termogênese, o que pode ajudar o corpo a queimar mais calorias após comer. Além dos adultos, o tempeh também pode ser consumido por bebês como alimento complementar ao leite materno (MPASI).
A maneira mais saudável e melhor de consumir tempeh
O tempeh frito é uma das formas mais processadas de tempeh que você consome diariamente. Mas, infelizmente, o conteúdo nutricional contido no tempeh, como os prebióticos obtidos no processo de fermentação, pode ser danificado durante a fritura.
Made Astawan, presidente do Fórum Indonésio de Tempe e professor do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Agrícola de Bogor, conforme relatado por Kompas.com sugerir formas alternativas de processar o tempeh, como cozimento a vapor, torra ou torra, ainda pode manter os benefícios do bom conteúdo nutricional nele.
Segundo ele, o consumo do tempeh cru, ainda fresco, também pode ser feito com suco junto com frutas. Tempe também contém naturalmente MSG natural para que durante o cozimento você não precise adicionar MSG artificial em excesso.