Algumas pessoas que têm problemas com os dentes às vezes ficam confusas sobre como escolher um ortodontista ou dentista (dentista). Ambos são especialistas em odontologia, mas qual é a diferença? Por que eles são chamados de diferentes? Vamos reconhecer a diferença abaixo.
Qual é a diferença entre um dentista e um ortodontista?
Ao discutir esse assunto, esta é a mesma diferença entre um clínico geral e um ortopedista ou pediatra. Pode-se dizer que os dentistas são semelhantes aos clínicos gerais. Enquanto isso, o ortodontista é um dentista que contratou um especialista especializado na área de ortodontia.
A Ortodontia é uma área da odontologia especializada no estudo da estética da posição dos dentes, mandíbula e face. Assim, o ortodontista se concentrará em como corrigir a posição dos dentes, e garantir que a mandíbula esteja alinhada corretamente para não atrapalhar a estrutura facial.
Isso é muito importante para garantir que você mastigue ou fale bem. Caso contrário, podem surgir vários outros problemas, como gengivite, cáries, rápido acúmulo de placa dentária.
Na verdade, esse especialista em odontologia não é apenas ortodontista, existem muitos outros especialistas na área de saúde bucal.
Quando devo consultar um ortodontista ou dentista?
Se você precisar reposicionar seus dentes, é melhor ir a um ortodontista. Por exemplo, se você tem problemas para morder ou se seus dentes estão bagunçados, você deve ir a um ortodontista.
O ortodontista fornecerá uma solução usando fios, invisalign (técnica de endireitamento de dentes com plástico transparente especial, sem fios), ou outras técnicas.
Na verdade, não importa se você vai endireitar os dentes indo ao dentista, mas talvez o tratamento seja diferente quando você for ao ortodontista. Quer se trate de técnicas de tratamento e opções de tratamento.
Se for apenas uma dor de dente, para onde devo ir?
Se você tiver problemas com os dentes e a cavidade oral, como dentes desalojados ou perfurados, você pode ir ao dentista. Você também deve fazer exames regulares a cada seis meses ao dentista para raspagem e limpeza dos dentes.
A raspagem regular é importante para que seus dentes e gengivas estejam sempre limpos, não haja tártaro e placa que se acumule. Até mesmo ir ao dentista regularmente ou pelo menos uma vez a cada seis meses é obrigatório desde a infância.
Portanto, não se esqueça de levar seu bebê ao dentista para exames adicionais. Especialmente se o seu filho costuma ter problemas de saúde bucal, como cáries e dentes pretos.
Enquanto isso, se você sentir apenas alguns sintomas nos dentes ou na boca, pode consultar um dentista. Se o problema que você está enfrentando exigir mais tratamento e tratamento, o dentista o encaminhará para um especialista.
Mais importante, sempre preste atenção à saúde de seus dentes e boca, consultando-os regularmente com o dentista.