3 causas da pneumonia (pneumonia) que você precisa saber

A pneumonia é uma infecção que cria inflamação dos sacos de ar (alvéolos) em um ou ambos os pulmões. As causas são diferentes. Você precisa saber com certeza para obter o tratamento correto da pneumonia, a fim de evitar complicações devido à pneumonia. Ao saber a causa da pneumonia, seu médico também pode determinar se você precisa ser hospitalizado ou apenas obter tratamento para pneumonia em casa. Confira a revisão completa abaixo.

Quais são as causas da pneumonia?

Muitos germes podem ser a causa da pneumonia. No entanto, as causas mais comuns de pneumonia são bactérias e vírus em nosso ambiente.

Seu corpo geralmente pode evitar que esses germes infectem seus pulmões. No entanto, às vezes esses germes podem dominar o sistema de defesa do seu corpo, mesmo quando sua saúde é geralmente boa.

Em geral, os germes que causam infecção podem ser a diferença entre um tipo de pneumonia e outro. Aqui está a revisão:

Bactérias

Citado pela American Lung Association, o tipo mais comum de pneumonia bacteriana é chamada de pneumonia pneumocócica. A pneumonia pneumocócica é causada por Streptococcus pneumoniae que geralmente vivem no trato respiratório superior.

Outras bactérias que também são causa comum de pneumonia são: Haemophilus influenzae, Staphylococcus aureus, estreptococos do grupo A, Moraxella catarrhalis, anaeróbico , e bactérias aeróbicas gram-negativas.

A pneumonia bacteriana pode aparecer por si própria ou desenvolver-se depois de você ter o vírus da gripe. Depois de pegar o vírus da gripe, as defesas do corpo diminuirão ligeiramente.

Isso facilita o crescimento de bactérias nocivas, que podem causar pneumonia. Essa pneumonia às vezes afeta apenas uma parte (lobo) do pulmão. Essa condição é conhecida como pneumonia lobar.

As pessoas com maior risco de pneumonia são aquelas que estão se recuperando de uma cirurgia, aquelas com doenças respiratórias ou infecções virais e aquelas com sistema imunológico enfraquecido.

Além das bactérias acima, existem vários outros microrganismos que também podem causar pneumonia. Essa condição é conhecida como pneumonia atípica.

Chamado de "atípico" porque os sintomas de pneumonia causados ​​por esses germes são um pouco diferentes. Esses microrganismos também mostram diferentes radiografias de tórax e respondem aos antibióticos de maneira diferente das bactérias típicas que causam pneumonia.

Alguns dos microrganismos que causam pneumonia atípica, a saber:

1. Mycoplasma pneumoniae

Essas minúsculas bactérias são comuns em pessoas com menos de 40 anos, especialmente aquelas que vivem e trabalham em condições densamente povoadas. A doença costuma ser leve o suficiente para passar despercebida. Esta condição também é conhecida como pneumonia atípica ou pneumonia ambulante.

2. Chlamydophila pneumoniae

Essas bactérias geralmente causam não apenas infecções do trato respiratório superior ao longo do ano, mas também uma leve pneumonia.

3. Legionella pneumophila

Essa bactéria causa uma pneumonia perigosa chamada doença do legionário. Ao contrário de outras pneumonias bacterianas, Legionella não transmitido de humano para humano.

Surtos da doença têm sido associados à água poluída de torres de resfriamento, spas e fontes externas.

Apesar de apresentar um quadro diferente da bactéria causadora da pneumonia em geral, essa infecção atípica também é bastante comum.

Vírus

Os vírus que infectam o trato respiratório superior também podem causar pneumonia. Os vírus da gripe são a causa mais comum de pneumonia viral (viral) em adultos.

Enquanto isso, vírus sincicial Respiratório (RSV) é a causa mais comum de pneumonia viral em crianças. A maioria das pneumonias virais não é séria e dura muito menos do que a pneumonia bacteriana.

A pneumonia viral causada pelo vírus da gripe pode ser uma condição grave e fatal. Os vírus podem invadir os pulmões e se multiplicar, mas os sinais físicos de tecido pulmonar cheio de líquido mal são visíveis.

Essa pneumonia pode ter consequências graves em pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares. Mulheres grávidas que já tiveram a doença também apresentam risco aumentado.

Mais especificamente, aqui estão os vários vírus que causam pneumonia, citados de artigos publicados nos EUA. Biblioteca Nacional de Medicina:

  • Influenza A

    O vírus da influenza A é a principal causa de morte e doenças graves na pneumonia viral.

  • Metapneumovírus humano

    O metapneumovírus humano é conhecido por causar pneumonia viral. Esse vírus também é conhecido como a causa do surto de SARS.

  • Vírus parainfluenza

    O vírus da parainfluenza é mais comumente associado à pneumonia em crianças em uma base sazonal.

  • Coronavírus de bocavírus humano

    Esse vírus geralmente causa pneumonia em pessoas com sistema imunológico fraco.

  • Adenovírus

    O adenovírus é a causa mais comum de pneumonia em pessoas submetidas a transplantes de órgãos.

  • Enterovirus

    Os enterovírus são uma causa incomum de pneumonia viral. Este vírus é mais conhecido como a causa da poliomielite, doenças gastrointestinais (digestivas) e do trato respiratório superior.

  • Vírus varicela-zoster

    O vírus varicela-zoster está associado à varicela e herpes zoster e pode causar pneumonia grave. Mulheres grávidas com sistema imunológico fraco correm o risco de desenvolver pneumonia devido a esse vírus.

  • Vírus Herpes simplex

    Este vírus causa pneumonia viral em pacientes com sistema imunológico comprometido, como pacientes com HIV e aqueles que fizeram transplantes de órgãos.

  • Coronavírus

    Este tipo de coronavírus está frequentemente associado a pneumonia grave e pode ser fatal. Um novo tipo de coronavírus, o SARS-CoV-2, é a causa do surto de Covid-19, que também está associado à pneumonia viral e pode ter consequências graves.

Mofo

A pneumonia causada por fungos é mais comum em pessoas com problemas crônicos de saúde ou sistema imunológico fraco. Pessoas expostas a grandes quantidades de fungos provenientes de solo contaminado ou excrementos de pássaros também correm o risco de contrair essa condição.

Pneumonia por Pneumocystis é uma infecção fúngica grave causada por Pneumocystis jirovecii. Isso ocorre em pessoas com sistema imunológico enfraquecido devido ao HIV / AIDS. Pessoas que tomam medicamentos de longo prazo que suprimem o sistema imunológico, como o tratamento do câncer ou após um transplante de órgão, também correm o risco de desenvolver essa doença.

O que aumenta meu risco de desenvolver pneumonia?

Você precisa conhecer os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver pneumonia. Dessa forma, você pode tomar medidas para prevenir a pneumonia por meio de vacinações para mudanças no estilo de vida.

Os itens a seguir podem aumentar o risco de desenvolver pneumonia:

Era

A pneumonia tende a ser mais comum em crianças ou idosos. Em particular, crianças menores de dois anos e maiores de 65 anos.

Grávida

As grávidas correm mais risco de pneumonia causada por vírus. É por isso que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendam que a vacina do vírus da gripe seja inativada em mulheres grávidas durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez.

Você já foi hospitalizado?

O risco de desenvolver pneumonia é maior se você estiver em uma unidade de terapia intensiva, especialmente se usar um aparelho de respiração (ventilador).

Doença crônica

É mais provável que você contraia pneumonia se tiver asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou doença cardíaca.

Fumaça

Fumar pode danificar as defesas naturais do seu corpo contra as bactérias e vírus que causam a pneumonia.

Sistema imunológico fraco ou suprimido

Pessoas que vivem com HIV / AIDS, que fizeram transplantes de órgãos, quimioterapia ou esteróides de longo prazo têm maior risco de desenvolver pneumonia.

Por que o câncer de mama em estágio 4 pode causar pneumonia?

Doença ou outras condições de saúde

Uma série de outras doenças ou condições que podem aumentar o risco de desenvolver pneumonia são traumas, queimaduras graves, diabetes não controlada, desnutrição, pobreza, exposições ambientais e viver em um ambiente densamente povoado.