Estabelecer o diagnóstico da doença não basta apenas observar os sintomas. A razão é que vários tipos de doenças podem apresentar sintomas quase semelhantes. Além disso, algumas pessoas podem não estar cientes dos sintomas da doença que estão experimentando. Portanto, o médico geralmente solicitará que você faça exames médicos, incluindo uma tomografia computadorizada (PET).
No entanto, você sabe qual é a função desse exame médico? Quem precisa passar por isso e qual é o processo, preparação e efeitos colaterais que podem ser causados? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.
O que é um PET Scan?
PET scan é um exame médico realizado para detectar uma determinada doença no corpo, observando a função de tecidos ou órgãos. Exame PET, que significa tomografia por emissão de pósitrons scan tem muitas funções como abaixo.
- Mede as funções vitais do corpo, como fluxo sanguíneo, uso de oxigênio e metabolismo de açúcar no sangue (glicose).
- Detecta órgãos e tecidos que não estão funcionando como deveriam.
- Detecta células tumorais ou cancerosas para ajudar a medir a propagação do câncer (metástase).
- Avalie o quão bom é o plano de saúde para pacientes com certas condições.
Este exame pode ser feito sozinho ou em combinação com outros testes de imagem, por exemplo, em conjunto com uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Quem precisa de um PET scan?
Nem todo mundo que está doente precisa se submeter a esse exame médico. Normalmente, os médicos recomendam uma varredura PET em pacientes com suspeita de ter as seguintes condições:
1. Câncer
As células cancerosas têm uma taxa metabólica mais alta do que as células normais do corpo. Esta atividade anormal pode ser detectada por uma varredura PET. Normalmente, os tipos de câncer que podem ser detectados por meio desse exame de imagem são câncer de cérebro, câncer cervical, câncer colorretal, câncer de esôfago, câncer de pulmão, câncer de pâncreas, câncer de próstata e câncer de tireoide.
Depois que o teste é feito, o médico pode determinar várias coisas como a seguir.
- Detecte a presença de câncer e sua localização.
- Esclareça se o câncer se espalhou ou não.
- Verifique a eficácia do tratamento do câncer, se é bem-sucedido ou não.
- Detecta células cancerosas que foram removidas para voltar a crescer.
- Encontrando recorrência do câncer.
2. Doença cardíaca
Além do câncer, os exames PET também são usados para detectar doenças cardíacas. Por meio desse exame médico, o médico pode ver as áreas do coração que apresentam diminuição do fluxo sanguíneo. Depois disso, o médico pode decidir se você precisa se submeter a um tratamento cardíaco, como angioplastia (abertura de artérias cardíacas bloqueadas) ou cirurgia de ponte de safena.
3. Distúrbios cerebrais
Este teste de varredura também pode ser usado para detectar quaisquer distúrbios no cérebro, por exemplo, ver o crescimento de tumores ao redor do cérebro, doença de Alzheimer e saber a causa das convulsões.
Qual é o procedimento de PET scan?
O processo de digitalização é dividido em três etapas, a saber:
Preparação antes do PET scan
Antes de se submeter a este teste de imagem, primeiro informe o seu médico sobre o seguinte.
- Teve uma reação alérgica grave.
- História do diabetes.
- Tome certos medicamentos, vitaminas ou suplementos.
- Grávida ou amamentando.
- Fobia em salas fechadas.
A regra geral antes de se submeter a este teste médico é evitar exercícios extenuantes por alguns dias. Você também será solicitado a não comer por algumas horas antes. No entanto, você ainda pode beber água. Além disso, evite bebidas com cafeína por pelo menos 24 horas antes do teste e use roupas confortáveis.
Processo de digitalização PET
Um PET scan usa um líquido radioativo (rastreador) para mostrar atividades anormais no corpo. O traçador pode ser injetado, engolido ou inalado, dependendo do órgão ou tecido examinado.
O radiotraçador mais comumente usado é a fluorodeoxiglicose (FDG). Este radiotraçador é um açúcar radioativo. Em pessoas que têm células cancerosas em seus corpos, essas células são muito ativas para crescer, por isso requerem muita energia. Depois que o radiotraçador é injetado, as células absorvem mais da substância.
Se as substâncias traçadoras se acumulam em certas áreas do corpo, isso indica uma maior atividade química. Ou seja, é provável que essa área do corpo tenha problemas ou células cancerígenas.
A seguir estão as etapas que você executará durante o teste de verificação:
- Você receberá uma injeção de um marcador que contém uma série de drogas radioativas que são seguras para o corpo.
- Você precisa se sentar em uma cadeira silenciosamente enquanto o radiotraçador se move através de sua corrente sangüínea. Evite se mover muito, pois isso irá interferir no processo de rastreamento. Em cerca de uma hora, seus órgãos e tecidos absorvem o radiotraçador.
- Se este teste for feito ao mesmo tempo que uma tomografia computadorizada, você também pode receber uma injeção de corante de contraste. Este corante ajuda a produzir imagens de TC mais nítidas. Em seguida, você precisa se deitar e entrar na ferramenta de scanner.
- Durante a digitalização, você deve permanecer imóvel, pois o menor movimento pode borrar a imagem.
- Durante o processo, você ouvirá um zumbido e um som de clique enquanto o scanner tira fotos.
- Informe a equipe médica se ficar em um espaço fechado te deixa ansioso. Pode ser necessário tomar um sedativo leve para ajudar seu corpo a relaxar mais durante o procedimento.
Depois que o PET scan for feito
Após o exame médico ser feito, você pode comer e beber novamente como de costume. A radiação no traçador é muito baixa. Você precisa beber muita água para ajudar a fazer essas substâncias do corpo.
Como precaução, você deve evitar o contato próximo com mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas por 6 horas após o exame. Você também não deve dirigir, beber álcool ou operar máquinas pesadas por 24 horas após o teste.
Risco de efeitos colaterais do PET scan
Em geral, os exames de imagem são seguros e raramente causam problemas de saúde. Em algumas pessoas, mas raramente, podem ocorrer alergias. Isso fará com que o corpo sue, canse ou tenha dificuldade para respirar.
Também pode causar hematomas na pele onde a agulha foi inserida. O traçador injetado também pode vazar para fora da veia e isso pode causar inchaço e dor.
Para evitar o risco desses efeitos colaterais, pessoas com as seguintes condições não são permitidas ou precisam ser consideradas novamente para realizar uma PET.
- Estão grávidas ou amamentando, porque teme-se que as substâncias da radiação tenham um impacto negativo no feto ou fluam com o leite materno.
- Pessoas alérgicas a marcadores ou agentes de contraste.
- Diabéticos porque o corpo não é bom em absorver substâncias residuais que contenham açúcar, podendo afetar os resultados dos exames.
Como são os exames PET?
As imagens deste teste médico serão combinadas com uma tomografia computadorizada. Os resultados mostrarão manchas que indicam alta atividade química em determinados órgãos ou tecidos. Compreender os resultados deste exame certamente será muito difícil se você mesmo observar.
Portanto, o médico irá ajudá-lo a entendê-lo, bem como explicar os resultados para você. Para obter resultados mais precisos, seu médico pode prescrever uma ressonância magnética (ressonância magnética).