Você sabia que a posição em que dorme afeta sua saúde? Sim, escolher uma posição boa e adequada para dormir pode melhorar a qualidade do sono e, ao mesmo tempo, obter o máximo de benefícios do sono. Por outro lado, se você escolher a posição errada para dormir, o risco de sentir fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, úlceras estomacais e dores nas costas aumentará. Então, como escolher uma boa posição para dormir?
Benefícios e riscos de várias posições para dormir
Basicamente, não existe uma posição que seja boa para todos. Isso ocorre porque cada pessoa tem um problema de saúde diferente. Isso significa que uma posição para dormir que é boa para você não é necessariamente boa para outra pessoa.
Portanto, você precisa entender os benefícios e riscos dos diferentes tipos de posições para dormir antes de decidir qual é a melhor.
1. Durma de costas
Freqüentemente, dormir de costas é considerado a melhor posição do que outras posições. Além de ser bom para a coluna, os especialistas consideram que dormir de costas pode ser uma oportunidade para você aproveitar todos os benefícios da cama.
Normalmente, uma boa noite de sono de costas pode ser realizada posicionando o corpo reto e a cabeça voltada para o teto. Ao dormir nessas condições, certifique-se de usar um travesseiro confortável como apoio para a cabeça.
Esta posição de dormir é boa para ajudar aqueles que estão sentindo dores nas costas, ombros ou pescoço. O motivo é que dormir nessa posição pode reduzir o desconforto na área que sente dor. Além disso, essa posição faz com que toda a coluna suporte igualmente o peso do seu corpo.
Infelizmente, nem todo mundo se sentirá confortável se tiver que dormir nessas condições. Por quê? Aparentemente, dormir de barriga para cima não é bom para quem tem cifose na coluna vertebral. Sim, se você dormir nessas condições, aqueles de vocês que têm cifose estão propensos a dores no pescoço.
Além disso, dormir de costas também pode desencadear um som de ronco durante o sono. Isso ocorre porque quando você dorme de costas, a gravidade da Terra faz sua língua se mover para trás, bloqueando as vias aéreas. Essa pressão da língua faz com que você ronque durante o sono.
2. Durma de bruços
Basicamente, dormir de bruços tende a causar mais problemas de saúde do que você pode ter. Na verdade, os especialistas consideram que esta posição é classificada como a menos boa do que as outras duas posições de dormir.
Quando você dorme de bruços, não depende mais da coluna para sustentar o corpo. Na verdade, você sentirá desconforto nos músculos do pescoço e limitará a respiração. Esta posição de dormir pode ser recomendada por médicos para aqueles de vocês que sempre roncam alto toda vez que dormem.
No entanto, os problemas de saúde que podem surgir ao dormir de barriga para baixo também são muitos. Começando com batimentos cardíacos mais rápidos, dificuldade para respirar, até a possível morte de um bebê se ele dormir nessas condições.
Portanto, apenas algumas pessoas se sentem confortáveis para dormir de bruços. A maioria deles experimenta algumas mudanças de estilo durante o sono. Isso significa que a posição ao acordar pode ser diferente e não estar mais em um estado de bruços. No entanto, você não pode controlar essas mudanças durante o sono, pode?
Se ainda quiser dormir de bruços, você precisa saber quais riscos podem ocorrer. Use pelo menos um travesseiro fino na parte inferior do abdômen para apoiar a coluna. Dormir de bruços com um travesseiro fino ou sem travesseiro pode aumentar a força da coluna.
3. Dormir de lado
A maioria das pessoas admitiria dormir com o corpo voltado para o lado. Sim, esta posição é confortável durante o sono. Na verdade, de acordo com o Sleep Advisor, há vários benefícios à saúde que você pode sentir se dormir de lado.
Por exemplo, dormir sobre o lado esquerdo pode melhorar a circulação sanguínea para o coração, reduzindo o risco azia. Enquanto isso, dormir sobre o lado direito traz outros benefícios à saúde. Se você dorme voltado para a direita, pode proteger o coração de ser esmagado ou pressionado por outros órgãos do corpo.
Além disso, dormir de lado pode prevenir dores no pescoço e nas costas, reduzir o ronco e é benéfico para aqueles que têm apneia obstrutiva do sono ou distúrbios do sono quando a respiração é temporariamente interrompida durante o sono.
Na verdade, as mulheres grávidas também são aconselhadas a dormir nessa condição. Para as grávidas, dormir do lado esquerdo também é o melhor porque ajuda a circulação sanguínea.
Mesmo assim, isso não significa que esta seja a melhor posição para dormir. A razão é que dormir de lado também não é apropriado para algumas pessoas com certos problemas de saúde. Por exemplo, descobriu-se que dormir do lado certo para pessoas com distúrbios gástricos pode piorar sua condição.
Ao dormir do lado direito, esfíncter esofágico (o tubo entre o estômago e o esôfago) enfraquece. Como resultado, o ácido do estômago pode subir para o esôfago e causar uma sensação de queimação no estômago. Isso pode causar sintomas como sensação de queimação no peito.azia), tosse e um gosto amargo na boca.
Se à noite você muda com frequência as posições de dormir, tente apoiar as costas com uma almofada ou travesseiro. Dessa forma, fica mais difícil mudar para uma posição inclinada para o lado direito.