Detectando doenças dos pés? Cuidado com essas 7 condições

O corpo mostrará vários sinais quando houver um problema no sistema. Normalmente, este sinal será mostrado através de várias coisas que geralmente são visíveis e podem ser sentidas fisicamente. Bem, os pés são uma parte do corpo que pode apresentar vários sintomas da doença antes de serem mostrados por outras partes do corpo. De acordo com Carolyn McAloon, DPM, podólogo e presidente da California Podiatric Medication Association, os pés são os primeiros a serem afetados se houver um problema com os nervos, porque eles estão mais distantes do coração e da coluna vertebral. É preciso sensibilidade para detectar doenças nos pés por meio dos vários sinais que ela mostra.

Como detectar doenças dos pés

A detecção de doenças nos pés pode ser feita vendo e sentindo a condição. A seguir estão várias doenças dos pés que indicam uma série de problemas de saúde no corpo.

1. Saltos secos e escamosos

Fonte: resumo do leitor

Se seus calcanhares estiverem secos, rachados ou descascando, você pode ter um problema de tireoide. A glândula tireóide produz hormônios que controlam a taxa metabólica, a pressão sanguínea, o crescimento dos tecidos e o desenvolvimento do sistema nervoso. Bem, esse problema de tireoide geralmente é caracterizado por forte secura dos pés.

Para diferenciá-la da secura normal, tente usar um hidratante por alguns dias. Se não mudar, tente ver se você tem outros sintomas, como ganho de peso, mãos dormentes, tremores frequentes, palpitações cardíacas ou visão turva.

Em caso afirmativo, é um sinal de que você precisa consultar um médico imediatamente para confirmar a condição real.

2. Cabelo fino nos dedos dos pés calvos

Fonte: resumo do leitor

Tanto as mulheres quanto os homens têm cabelos finos na ponta dos pés. No entanto, se esses fios de cabelo caírem repentinamente e desaparecerem cada vez mais, isso é um sinal de má circulação sanguínea devido à doença arterial periférica.

Quando a placa se acumula nas artérias dos pés, o fluxo sanguíneo é restrito, o que pode causar queda de cabelo nos dedos dos pés. De acordo com Suzanne Fuchs, DPM, uma cirurgiã de podologia do North Shore University Hospital em Nova York, outros sinais que indicam esta doença arterial são os dedos roxos dos pés e a pele ao redor dos tornozelos e solas dos pés ficando mais finos.

Se você sentir algum desses sintomas, vá ao médico imediatamente para verificar sua condição. A razão é que, se não for tratada imediatamente, esta doença pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral com risco de amputação. Além disso, você também pode controlar os sintomas parando de fumar, seguindo uma dieta saudável e praticando exercícios regularmente.

3. O dedão do pé está inchado e dolorido

Fonte: resumo do leitor

Os dedões dos pés inchados, vermelhos, duros e doloridos podem ser um sinal de gota, que é a artrite que geralmente afeta o dedão. Se for esse o caso, é provável que você tenha comido recentemente um alimento que pode desencadear a gota.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, carnes orgânicas, peixes, frutos do mar, nozes e certos tipos de álcool, podem aumentar os níveis de ácido úrico no corpo. Normalmente, o ácido úrico é excretado pela urina, mas se os níveis no corpo forem excessivos e a excreção for reduzida, ocorrerá deposição e geralmente afetará o polegar ou o tornozelo.

4. Os pés doem pela manhã

As pernas ficam doloridas e rígidas quando você acorda de manhã pode ser um sinal de reumatismo ou artrite reumatóide. Normalmente, essa condição piora quando você coloca o pé no chão e pisa nele.

Além do reumatismo, essa condição também pode ser causada por fascite plantar, que é uma condição causada pela inflamação do tecido espesso que conecta o calcanhar aos dedos dos pés. Esticar os pés antes de sair da cama pode ajudar a prevenir a fascite plantar.

Então, além dessas duas condições, a dor nas pernas pela manhã pode ser causada por cãibras musculares. Para evitar isso, você pode alongar os músculos das pernas antes de sair da cama.

No entanto, cólicas também podem indicar que você está desidratado e com falta de cálcio, potássio e magnésio em sua ingestão diária. Para superar isso, atenda às suas necessidades nutricionais diárias e complete-o bebendo água antes de dormir.

5. Pés entorpecidos

Assim como a calvície nos cabelos dos dedos dos pés, os pés dormentes são causados ​​pela falta de fluxo sanguíneo na área e podem ser um sinal de doença arterial periférica.

Além disso, essa condição é um dos sintomas comuns de neuropatia periférica associada ao diabetes tipo 2. O diabetes pode dificultar o fluxo sanguíneo para as pernas. Isso pode causar feridas difíceis de cicatrizar e sujeitas a infecções.

Se você tiver essa condição, consulte imediatamente um médico e adote um estilo de vida saudável, como fazer exercícios regularmente e comer alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes.

6. Manchas escuras ou linhas sob as unhas dos pés

Fonte: Patienthelp.org

Manchas pretas ou escuras e linhas sob as unhas dos pés podem ser um sinal de melanoma lentiginoso acral ou oculto. Esta doença inclui câncer de pele que aparece em partes obscuras do corpo, como olhos e boca. Essa linha escura geralmente se estende da base à ponta da unha. Para ter certeza, você precisa consultar um dermatologista.

Outra descoloração das unhas também pode ser causada por uma infecção fúngica que geralmente é de cor amarelo-marrom e se espalha por toda a unha. Para isso, procure ser mais sensível ao cortar as unhas para detectar precocemente as doenças dos pés.

7. Linha vermelha sob a unha do pé

Fonte: resumo do leitor

O aparecimento de uma linha vermelha sob a unha indica um vaso sanguíneo rompido, conhecido como hemorragia em estilhaço. Essa condição ocorre quando um pequeno coágulo de sangue danifica os minúsculos capilares sob a unha. Geralmente, essa condição indica uma infecção do revestimento do coração (endocardite).

Pessoas que têm doenças cardíacas, usam marca-passos ou que têm problemas no sistema imunológico têm maior risco de contrair isso. Se não for tratada imediatamente, essa infecção pode levar à insuficiência cardíaca. Portanto, se você notar sangramento nas unhas dos pés sem motivo aparente, consulte imediatamente um médico para verificar o seu coração e a circulação sanguínea.

Você pode detectar doenças nos pés antes de ir para a cama e ao cortar as unhas. Nunca ignore os pequenos sinais que seu corpo apresenta, pois eles podem ter um grande impacto em sua saúde. Detectar a doença precocemente é uma das maneiras fáceis que podem ser praticadas para prevenir a gravidade da doença.