As verrugas podem aparecer em áreas sensíveis, como os genitais. De repente, há verrugas na área genital, é claro, você entra em pânico e se preocupa. Na verdade, as verrugas genitais podem curar sozinhas ou não, sim, como outras verrugas?
As verrugas genitais podem curar sozinhas?
As verrugas genitais são uma doença sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano (HPV). A maioria das verrugas genitais cicatriza sozinhas, sem a necessidade de tratamento especial.
No entanto, ainda assim, as verrugas genitais não tratadas podem se multiplicar e se espalhar em qualquer lugar.
As verrugas genitais aparecem como protuberâncias rosadas ou pele macia ao redor dos genitais e geralmente são mais sensíveis ao toque.
Embora o HPV não possa ser curado, as verrugas genitais podem ser tratadas. No entanto, não é possível se livrar das verrugas para sempre.
Isso ocorre porque as verrugas genitais são apenas um sintoma do HPV, que é uma infecção crônica que dura a vida toda. Mesmo com tratamento, as verrugas podem voltar mais tarde.
Quanto tempo leva para as verrugas genitais cicatrizarem?
Para algumas pessoas, as verrugas genitais desaparecem por conta própria ou sem tratamento em dois anos ou mais.
No entanto, com certos tratamentos, as verrugas genitais podem cicatrizar mais rapidamente. As verrugas não tratadas tendem a retornar mais rapidamente.
Se estiver usando um creme especial, pode levar vários meses para as verrugas genitais cicatrizarem. As verrugas genitais também desaparecem mais rapidamente com um procedimento cirúrgico.
As verrugas podem não aparecer até várias semanas ou meses após a infecção. Em alguns casos, as verrugas genitais podem levar anos para se desenvolver.
A infecção por HPV pode ocorrer ao redor da vagina ou ânus, no colo do útero, na virilha ou na área da coxa, ou no pênis ou escroto.
O HPV também pode causar verrugas na garganta, língua, boca ou lábios.
Ao serem submetidas a tratamento, as verrugas genitais podem ser curadas e prevenir complicações de saúde que podem ser causadas pelo HPV.
Os tratamentos também ajudam a aliviar a dor, a coceira e a irritação, diminuir o risco de propagação do HPV e eliminar verrugas difíceis de remover.
Quais são os tratamentos para verrugas genitais?
Aqui estão os tratamentos para o tratamento de verrugas genitais:
Creme tópico
O médico pode prescrever um creme tópico ou recomendar uma variedade de medicamentos de venda livre. No entanto, os medicamentos de venda livre para verrugas comuns não podem tratar as verrugas genitais.
Os cremes para verrugas genitais incluem:
Sinecatechin
Este creme é feito de extrato de chá verde e é prescrito para tratar verrugas genitais e anais externas. Aplique este creme na área da pele afetada três vezes ao dia por até quatro meses.
A sinecatequina é muito eficaz e a maioria das pessoas a toma bem. Os efeitos colaterais podem incluir sensação de queimação, dor, coceira e vermelhidão.
Imiquimod
O Imiquimod age para eliminar verrugas genitais externas e também tem sido usado para tratar alguns tipos de câncer de pele. Aplique a pomada diretamente na verruga pelo menos 3 dias por semana por até 4 meses.
O imiquimod também pode ajudar a estimular o sistema imunológico de uma pessoa, incentivando-o a combater infecções por HPV.
No entanto, estudos demonstraram que é eficaz em mais de 50% das pessoas. Além disso, as mulheres observam o desaparecimento completo das verrugas com mais frequência do que os homens.
Os efeitos colaterais podem incluir vermelhidão ou inchaço na área, sensação de queimação, coceira, pele escamosa ou opaca
Crioterapia
Isso envolve o uso de nitrogênio líquido para congelar as verrugas genitais. O nitrogênio causa a formação de bolhas ao redor de cada verruga, que desaparece à medida que a bolha cicatriza.
A crioterapia é uma solução rápida e eficaz, embora muitas pessoas precisem de vários tratamentos para manter os resultados ao longo do tempo.
Os efeitos colaterais da crioterapia podem incluir dor, inchaço ao redor dos órgãos genitais e uma leve sensação de queimação.
Eletrodificação
Nesse procedimento, o cirurgião queima as verrugas genitais com uma corrente elétrica. O tecido seco é então raspado, deixando a pessoa livre de verrugas.
Uma pessoa geralmente receberá anestesia geral. O tempo de cura pode levar de 4 a 6 semanas.
A eletrodação é considerada muito eficaz. Ensaios controlados relataram que até 94 por cento das pessoas que recebem este tratamento estão sem verrugas após 6 semanas.
Os efeitos colaterais podem incluir sangramento, infecção, cicatrizes e descoloração da pele.
Cirurgia a laser
Um cirurgião também realiza esse procedimento, usando um feixe de laser para queimar o tecido.
Normalmente, uma pessoa receberá um anestésico local ou geral, dependendo do número e do tamanho das verrugas.
O médico pode recomendar cirurgia a laser quando a verruga for de difícil acesso, difícil de tratar de outras formas, se espalha e é proeminente.
A recuperação deve levar cerca de 4 semanas. Os efeitos colaterais da cirurgia a laser podem incluir sangramento, cicatrizes, dor, sensibilidade e irritação na área.