A maior parte do corpo humano consiste em água, por isso é importante que o corpo tenha um teor de água suficiente. A água está presente na corrente sanguínea e preenche as células e os espaços intercelulares. No entanto, o que acontece se você beber muita água (hidratação excessiva)?
Beber muita água perturba o equilíbrio iônico
Na verdade, nem toda a água potável que você consome contém os íons de que seu corpo precisa, enquanto os íons costumam ser excretados com o suor na forma de sal.
O consumo de muita água sem aumentar o equilíbrio da ingestão diária de sal tanto na comida quanto na bebida reduzirá a concentração de sal no sangue.
A concentração de sal na corrente sanguínea é necessária para manter a pressão sanguínea, muscular e nervosa normal. O sal no sangue também afeta o trabalho dos rins, regulando o armazenamento de água e evitando que o corpo armazene muita água.
As concentrações normais de sal no sangue variam de 135 a 145 mmol / litro. O consumo de muita água pode reduzir as concentrações de sal no sangue em até 115-130 mmol / litro e provocar uma diminuição na função do sangue porque ele se torna mais fluido.
Sintomas de beber muito
Beber muita água em um curto período de tempo pode causar envenenamento ou hidratação excessiva. Essa condição começa com o armazenamento de água no corpo porque os rins não conseguem regular a água devido a um desequilíbrio de íons.
A água que não pode ser expelida é reabsorvida na corrente sanguínea e, eventualmente, o corpo armazena muita água, causando o aumento de várias células do corpo, interferindo na função das próprias células.
O aumento das células que pode ocorrer nas células cerebrais fará com que a pressão no osso do crânio aumente. Isso desencadeia vários sintomas iniciais de envenenamento por água, como dores de cabeça, náuseas e vômitos.
Os sintomas podem progredir para um declínio temporário da função cognitiva, como sensação de confusão, dificuldade para pensar e desorientação.
Em casos mais graves, a intoxicação por água causa falha da função cerebral acompanhada por cãibras musculares e dificuldade para respirar. Pode ocorrer edema cerebral grave quando as células armazenam muita água, resultando em convulsões e até mesmo em morte.
O que faz com que uma pessoa fique superidratada?
É muito difícil para uma pessoa acidentalmente consumir muita água porque a água não vicia. Abaixo estão alguns dos motivos pelos quais uma pessoa bebe água em excesso e causa desidratação excessiva.
1. Beba muita água de propósito
Já foi registrado onde uma pessoa bebia muita água para ganhar um concurso ou jogo. Sem perceber, o consumo excessivo de água provoca envenenamento e, eventualmente, morte.
2. Beber muita água com a desculpa de prevenir a desidratação
Esta condição é freqüentemente experimentada por atletas ou soldados durante o treinamento com atividades físicas extenuantes. No entanto, isso pode realmente causar desidratação excessiva.
Ao passar por estresse, o corpo tem um mecanismo para secretar o hormônio anti-diurético para que possa armazenar mais fluidos. Consumir água em excesso só tornará essa condição desequilibrada.
3. O desejo de beber água devido a condições de doença
Isso pode ocorrer em pessoas que têm diabetes ou estão em uso de medicamentos com efeitos colaterais que desencadeiam a boca seca.
O desejo de beber ou ter sede não é um sinal de que o corpo está sentindo falta de líquidos, mas apenas a resposta do corpo aos distúrbios, e beber muita água ainda pode causar hiperidratação.
4. Ter esquizofrenia
A esquizofrenia é uma condição mental que torna difícil para uma pessoa parar de fazer algo, incluindo beber água.
Se isso acontecer, será muito perigoso para as pessoas com esquizofrenia, porque elas não percebem e não podem parar de beber água por si mesmas.
5. Outras condições médicas
Além disso, os sintomas de desidratação excessiva sem beber muita água também podem ser causados por várias doenças que desencadeiam maior armazenamento de água, como:
- doença hepática
- Doença renal
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Distúrbios da secreção de hormônio anti-diurético
6 maneiras fáceis de manter os rins saudáveis sem tomar medicamentos
Como lidar com a hiperidratação
A hiperidratação costuma ser caracterizada por náuseas e tonturas logo após a ingestão de muita água.
Para evitar que isso piore, pare imediatamente de beber água no futuro e dê medicamentos diuréticos para desencadear a perda de fluidos pela urina.
Os sintomas de dores de cabeça, convulsões e náuseas podem ser superados com o tratamento de acordo com os sintomas experimentados pelo paciente.
Qual é o limite máximo de ingestão de água por dia?
Uma das causas de alguém beber muita água em um período de tempo muito curto é quando sente sede excessiva após exercícios ou atividades físicas extenuantes.
Para evitar isso, consuma água 15 - 30 minutos antes da atividade física para evitar beber muito após a atividade física. Evite beber mais de um litro de água em uma hora.
A necessidade diária de água para pessoas normais é geralmente cerca de 3,7 litros de água para homens e 2,7 para mulheres, e isso inclui o conteúdo de água dos alimentos e outras bebidas.
Além disso, a maneira mais fácil e segura de atender à adequação da água potável é beber imediatamente água suficiente sempre que sentir sede.