Se você tem gota, os médicos geralmente aconselham você a fazer uma escolha sábia. O motivo é que certos alimentos ricos em purinas fazem com que os sintomas de gota voltem de vez em quando. Portanto, se existem tabus para quem sofre de gota, quais alimentos são realmente bons para consumo? Existem certos alimentos que comprovadamente reduzem o ácido úrico?
Lista de alimentos que podem ajudar a diminuir o ácido úrico
também conhecida como doença de gota gota é uma forma de artrite (artrite) devido aos altos níveis de ácido úrico (ácido úrico) é muito alto no corpo. Esse excesso de ácido úrico se acumula e endurece nas articulações, causando dores nas articulações.
Uma das causas do ácido úrico alto são os alimentos ricos em purinas, como carnes orgânicas e frutos do mar.frutos do mar), incluindo peixes. Portanto, quem sofre de gota precisa comer alimentos com baixo teor de purinas para ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico em seus corpos. Além disso, acredita-se que alguns alimentos com certas substâncias ajudam a superar essa doença.
No entanto, deve ser entendido que não existe um único alimento que possa ser a cura ou a cura para a gota. A adoção de uma dieta saudável ajuda principalmente a reduzir o risco de ataques recorrentes de gota e diminui a taxa de danos nas articulações.
A seguir está uma lista de alimentos que podem ser consumidos e geralmente são recomendados para quem sofre de gota:
Fruta cereja
Todas as frutas são geralmente boas para consumo por quem sofre de gota. No entanto, de todos os tipos de frutas, as cerejas são altamente recomendadas porque acredita-se que sejam capazes de reduzir os níveis de ácido úrico.
As cerejas contêm antocianinas, pigmentos vermelho-púrpura, com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. O conteúdo demonstrou reduzir os níveis de ácido úrico, aliviar a dor nas articulações e reduzir o risco de ataques recorrentes de gota. Sua eficácia aumentará quando administrados em conjunto com medicamentos de ácido úrico, alopurinol ou colchicina.
Com relatórios do Kidney Atlas, vários estudos mostraram a eficácia das cerejas no tratamento da gota. Um estudo mostrou que os participantes que consumiram 10-12 cerejas, frutas frescas e extratos de frutas incluindo suco, até três vezes ao dia, experimentaram uma redução de 35 por cento nos ataques de gota.
No entanto, as cerejas são frutas que contêm alto teor de açúcar. Portanto, você deve ter cuidado ao comer essa fruta se também tiver histórico de diabetes.
Limão
Além das cerejas, outras frutas boas para o consumo e que provavelmente reduzem o ácido úrico são os limões, incluindo o suco de limão. Acredita-se que o conteúdo de vitamina C nos limões ajude a aliviar a dor e reduzir a inflamação devido ao alto teor de ácido úrico.
Reportagem da Arthritis Foundation, Tuhina Neogi, professora de medicina na Boston University School of Medicine, disse que a vitamina C pode ajudar os rins a trabalharem de forma mais eficiente na remoção do excesso de ácido úrico no sangue. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar sua eficácia.
Além de limões, quem sofre de gota também pode comer alimentos ou frutas que contenham outra vitamina C, como laranja, abacaxi, toranja e morango.
Banana
As bananas também podem ser usadas como fruta de eleição para quem sofre de gota. O motivo é que as bananas contêm alto teor de potássio, o que pode impedir a formação de cristais de ácido úrico no corpo.
Além disso, quando os cristais de ácido úrico se formaram, o potássio pode impedir o endurecimento desses cristais, de modo que serão mais facilmente excretados pelos rins. Você pode comer uma ou duas bananas todos os dias para ajudar a reduzir o ácido úrico.
Fruta cereja
A fruta cereja, ou com outro nome, a cereja jamaicana também é considerada um dos alimentos bons para pessoas com gota. Um estudo experimental realizado em 2013 em ratos ou pequenos ratos provou os benefícios das cerejas no tratamento da gota.
Neste estudo, descobriu-se que dar cerejas na forma de suco pode afetar a diminuição dos níveis de ácido úrico no sangue, embora essa diminuição não seja tão acentuada quanto usar alopurinol. No entanto, em outro estudo, dar suco de cereja por 8 dias não afetou os níveis de ácido úrico de uma pessoa.
Embora ainda seja controversa, a cereja ainda pode ser consumida porque contém compostos antioxidantes que são bons para quem sofre de gota.
Leite desnatado
Leite fresco e alimentos ou bebidas à base de leite, como queijo e iogurte, são bons para quem sofre de gota. No entanto, o tipo de leite selecionado deve ser baixo teor de gordura ou desnatado (leite desnatado ou baixo teor de gordura), a fim de se beneficiar dele.
Na verdade, a Arthritis Foundation mostra que o leite com baixo teor de gordura pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e reduzir o risco de sintomas recorrentes. O motivo é que a proteína do leite pode acelerar o descarte de ácido úrico pela urina.
Lentilhas, ervilhas e grão de bico
Um estudo publicado em New England Journal of Medicine Concluiu-se que alimentos ricos em proteína vegetal são melhores para quem sofre de gota do que alimentos derivados de proteína animal. O estudo relatou que a ingestão de proteína vegetal não desencadeou a recorrência dos sintomas de gota, ao contrário da proteína animal.
Alguns alimentos contêm proteínas vegetais que são boas para quem sofre de gota, como ervilhas, feijões e lentilhas. Os alimentos pertencentes a este tipo de leguminosa têm baixos níveis de purinas e podem até protegê-lo de ataques de gota.
Brócolis, cenoura e tomate
Os vegetais são alimentos saudáveis para todos, incluindo quem sofre de gota. No entanto, é necessário ter mais cuidado na escolha do tipo de vegetais. A razão é que alguns vegetais, como espinafre ou aspargos, contêm purinas de moderada a alta, de modo que se tornam tabu para pessoas com gota.
Em vez disso, coma vegetais com baixo teor de purinas, como brócolis, cenoura ou tomate. Brócolis é conhecido por conter apenas 70 mg de purinas por 100 gramas de peso, cenouras 2,2 mg, enquanto tomates cereja 3,1 mg, então este vegetal pode realmente ser um redutor de ácido úrico. Além disso, os três tipos de vegetais também contêm vários compostos antioxidantes que são benéficos para quem sofre de gota.
Além de brócolis, cenoura e tomate, todos os vegetais com baixo teor de purinas também são bons para quem sofre de gota. Porque, basicamente, quaisquer vegetais que não contenham alto teor de purinas podem ser consumidos por quem sofre de gota, como batatas, pepinos, repolho e outros.
Café
Vários estudos mostraram que beber café com moderação, tanto o café normal quanto o descafeinado, está associado a um risco reduzido de gota. No entanto, não há estudos que mostrem por que o café tem esse efeito.
Além disso, você não é aconselhado a consumir café se tiver outras condições médicas. Você deve primeiro consultar seu médico se deseja consumir café como uma forma de reduzir os níveis de ácido úrico.
Outros tipos de alimentos com baixo teor de purinas que são seguros para quem sofre de gota
Além da ingestão que se acredita ser capaz de reduzir os níveis e prevenir ataques de gota, você também pode consumir vários outros alimentos. Esses alimentos têm baixos níveis de purinas, portanto não são tabu para quem sofre de gota.
Comer os alimentos abaixo também pode atender às suas necessidades nutricionais diárias equilibradas sem aumentar os níveis de ácido úrico. Esses alimentos são:
- Nozes, como amêndoas, nozes ou amendoim.
- Grãos, como a linhaça (linhaça) ou sementes de chia.
- Grãos integrais, como massas de trigo integral, pães integrais, cereais integrais e arroz integral.
- Ovo.
- Alguns tipos de peixes com baixo teor de purinas que podem ser consumidos por quem sofre de gota, como salmão, peixe-gato, tilápia ou pargo.