Todos, em algum momento, têm problemas para enfrentá-los. Às vezes, os problemas que surgem parecem tão pesados e difíceis de encontrar uma saída, causando desespero. No entanto, não deixe você sentir que isso se arrasta. O motivo é que o desespero prolongado pode ser um sinal de certos transtornos mentais. Para antecipar, aqui estão informações completas sobre o desespero, desde as causas até a maneira certa de lidar com ele.
O que é desespero?
Desespero é uma emoção ou sentimento caracterizado pela falta de esperança, otimismo e paixão. A pessoa que passa por essa condição geralmente não tem esperança na vida ou desistiu de acreditar que vai mudar para melhor ou ter sucesso no futuro.
Essas emoções podem afetar a maneira como uma pessoa vê a si mesma, aos outros ou até mesmo ao mundo. Isso também pode ter um efeito significativo em seu comportamento por causa de suas opiniões negativas.
Por exemplo, quando uma pessoa se sente desesperada e pensa que não tem futuro, ela reluta em fazer qualquer coisa que possa sair de sua condição e acredita que ninguém mais pode ajudá-la. Ele também perde o interesse por objetos, atividades, eventos ou pessoas importantes ao seu redor.
Por outro lado, se uma pessoa encontra um caminho para um futuro brilhante, a esperança começa a crescer e se desenvolver, e ela se esforça para alcançar seu futuro.
Nesse estado de desespero, a pessoa terá dificuldade em sentir felicidade e amor e não poderá tomar boas decisões. No entanto, o pior é que essa condição pode interferir na sua saúde física e na sua vida como um todo.
Sintomas que podem surgir em caso de desespero
Para ser claro, aqui estão os sintomas que você pode sentir se não tiver esperança:
- Sentindo-se inútil.
- Falta de motivação.
- Baixa autoconfiança.
- Falta de interesse.
- Falta de energia ou cansaço.
- Imunidade diminuída.
- Apetite diminuído.
- Distúrbios do sono.
- Freqüentemente, negligencia a limpeza e a aparência.
- Incapaz de cumprir as responsabilidades diárias.
- Começa a se retirar das atividades sociais.
- Se machuque.
- Abuso de substâncias.
- Desejo e tentativas de suicídio.
Como ter esperança o torna mais saudável e feliz?
O que faz as pessoas se sentirem desesperadas?
Reportando da página Good Therapy, a desesperança é geralmente um sintoma de vários problemas comportamentais e do estado de saúde mental de uma pessoa. Isso inclui depressão, transtornos de ansiedade (transtorno de ansiedade), transtorno bipolar, transtornos alimentares, estresse pós-traumático (transtorno de estresse pós-traumático /PTSD), vício ou dependência de substâncias e ideação suicida.
Portanto, as várias causas e fatores de risco dessas condições de saúde mental podem causar desespero.
No entanto, a desesperança também pode surgir quando uma pessoa se sente desanimada porque não está satisfeita com uma conquista, está em uma situação difícil ou experimentou um acontecimento ruim. Por exemplo, perder um ente querido, perder um emprego ou desemprego, ter problemas financeiros, ter uma doença crônica, um relacionamento abusivo ou ser vítima de abuso ou violência.
Como superar o desespero?
Se você está se sentindo desesperado, não deixe que esse sentimento o desencoraje. Você deve rapidamente se levantar e reconstruir o poder para afastá-lo. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para superar o desespero:
Reconheça e entenda seus sentimentos
É importante reconhecer seus sentimentos de desesperança para que você possa fazer as pazes com você mesmo. Você também precisa entender que o desespero é um sentimento que pode ser experimentado por qualquer pessoa e que ainda haverá esperança no futuro.
Acalmar
Além disso, tente acalmar sua mente para poder pensar com mais clareza. Você pode fazer isso falando consigo mesmo sobre como está se sentindo, por exemplo, dizendo a si mesmo que está bem e pode superar essa situação.
Você também pode tentar imaginando coisas de que gosta ou apenas fazendo uma pausa e relaxando o corpo.
Evite coisas que complicam a situação
Quando estiver mais calmo, evite coisas que realmente piorem sua condição. Você pode tentar simplesmente dar um passeio fora de casa ou bater um papo com um parente de confiança para esquecer as coisas que te deixam desesperado.
Além disso, você também precisa evitar e se livrar dos pensamentos negativos que estão cada vez mais desesperados. Por exemplo, não diga a si mesmo que "não há esperança" ou preveja que coisas ruins acontecerão no futuro. Pensar assim é o que realmente faz você piorar e é difícil sair da sua sensação de desesperança.
Não compare
Nem compare sua situação atual com a do passado ou de outras pessoas. Comparar apenas o deixará infeliz e tornará mais difícil para você encontrar a felicidade.
Sair com pessoas positivas
Alguns dizem que a esperança pode ser emprestada ou transmitida. Talvez isso seja verdade. Quando estiver se sentindo sem esperança, conviva com pessoas positivas e cheias de esperança, para que você possa aumentar sua automotivação. Por outro lado, sair com pessoas que também estão desesperadas só vai aumentar o seu desespero.
Seja grato com o que você tem
Não se esqueça de ser sempre grato pelo que você tem para valorizar mais a vida. Se necessário, escreva os prazeres que você teve e seja grato, mesmo que sejam coisas pequenas.
Fale sobre seus sentimentos com amigos
Não apenas convivendo com pessoas positivas, você também pode compartilhar os sentimentos que está vivenciando com essa pessoa. Escolha um amigo ou familiar em quem você confia, nunca o julgue e sempre o apoie.
Se cuida
Não se esqueça de se tratar da melhor maneira possível e de prover as suas necessidades físicas e emocionais, mesmo quando estiver se sentindo desesperado. Você pode praticar comendo regularmente, mantendo a higiene pessoal e fazendo atividades divertidas.
Identifique o problema e evite-o sempre que possível
Igualmente importante é descobrir quais eventos ou condições fizeram com que você se sentisse desesperado. Em seguida, considere se você pode evitar esses gatilhos. Isso pode ser uma medida para saber se você precisa de ajuda profissional para lidar com seus sentimentos de desesperança ou não.
Ajuda profissional ou psicoterapia
Se os métodos acima não o tornarem melhor, você pode procurar ajuda profissional. Entre imediatamente em contato com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para ajudá-lo a lidar com seu desespero.
Um profissional de saúde mental o ajudará a identificar a causa e a superar a condição. Você pode precisar passar por psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, que visa pensamentos e suposições negativas em sua mente.
Requisito de calorias