Os seres humanos costumam suar, urinar e defecar para se livrar de depósitos tóxicos e substâncias metabólicas residuais que podem prejudicar o corpo. Todos esses processos de descarte são executados e regulados pelo sistema excretor. Vamos aprender como funciona o sistema de exaustão do seu corpo.
Funções e órgãos do sistema excretor humano
O sistema excretor é um sistema biológico que funciona para remover o excesso de substâncias ou resíduos do corpo dos seres vivos. Este mecanismo é útil para manter a homeostase (equilíbrio das condições internas do corpo) e prevenir danos ao corpo.
Existem cinco órgãos responsáveis por realizar o processo de excreção. Aqui estão os detalhes.
1. Rim
Cada alimento, bebida e remédio que você consome vai deixar resíduos depois de ser digerido pelo corpo. Seu corpo também produz resíduos quando repara células danificadas ou metaboliza para produzir energia.
Os rins são os principais órgãos do sistema excretor, que funcionam para remover resíduos tóxicos do sangue e outros líquidos em excesso. Se não forem removidos, os resíduos se acumularão no sangue e causarão vários problemas de saúde.
O sangue de todo o corpo flui para dentro e para fora dos rins muitas vezes durante 24 horas, sem parar. Os rins filtram o sangue que entra e, em seguida, removem os resíduos por meio da urina. Depois disso, o sangue sai dos rins e retorna à circulação por todo o corpo.
O corpo excreta a urina pela uretra ao urinar. Em média, cerca de dois litros de resíduos serão excretados do corpo na forma de urina. Todo esse processo é necessário para manter o equilíbrio de fluidos e outros produtos químicos em seu corpo.
2. Fígado (fígado)
O trabalho dos rins para remover os resíduos está intimamente relacionado à função do fígado no sistema excretor humano. Antes de ser filtrado nos rins, o fígado primeiro filtra o sangue para separá-lo de seus resíduos.
Uma das substâncias residuais removidas pelo fígado é a amônia. Essa substância vem do processo de quebra de proteínas no corpo. Se o corpo não consegue se livrar da amônia, essa substância pode causar doença renal, função cerebral prejudicada e até coma.
O fígado decompõe a amônia em uma substância chamada uréia. Depois disso, a uréia será transportada pelo sangue até os rins para passar pelo próximo processo de filtragem. Os rins então filtram a uréia do sangue e a excretam na urina junto com outras substâncias residuais.
Enquanto esse processo ocorre, o fígado produz um subproduto na forma de bile. Este líquido escuro ficará temporariamente armazenado na vesícula biliar. A nova bile será canalizada para o intestino quando você digerir alimentos gordurosos.
3. Intestino grosso
A função do intestino grosso não é apenas regular os níveis de fluidos nos resultados da digestão dos alimentos. Este trato digestivo também tem uma "função secundária" como parte do sistema excretor do corpo humano.
A comida que você engole é inicialmente digerida pelo estômago e convertida em uma polpa fina chamada kim. Kim então se move para o intestino delgado para passar pelo processo de absorção de nutrientes. Depois que todos os nutrientes são absorvidos, o kim se move para o intestino grosso.
O intestino grosso é o encarregado de separar os líquidos, os resíduos e os resíduos alimentares que não contêm mais nutrientes. Esse processo produz fezes que passam pelo ânus quando você defeca.
4. Pele
O corpo produz suor para resfriá-lo quando você está superaquecido ou durante uma atividade física. No sistema excretor humano, a função do suor também é remover substâncias residuais e impurezas do corpo.
O suor vem das glândulas da camada derme da pele. Além do ingrediente principal na forma de água, o suor também contém óleo, açúcar, sal e resíduos metabólicos. Uma das substâncias residuais, a saber, a amônia, vem do processo de degradação das proteínas.
As glândulas sudoríparas estão espalhadas por todo o corpo. Existem dois tipos principais de glândulas sudoríparas.
- glândulas écrinas : produzem suor que não contém proteínas e gorduras. Essas glândulas são encontradas nas mãos, pés e testa.
- Glândulas apócrinas : produzir suor contendo proteínas e gordura. Esse tipo de glândula só é encontrado em certas partes do corpo, como as axilas e os órgãos genitais.
5. Pulmões
Os pulmões desempenham um papel importante no sistema respiratório e excretor humano. Este órgão ajuda a excretar substâncias residuais gasosas que consistem em dióxido de carbono (CO).2), vapor de água e vários outros gases de escape.
A maior parte do gás dióxido de carbono vem do processo de queima de glicose em energia. Esse processo começa quando seus intestinos absorvem a glicose dos alimentos que você digere. O sangue pega a glicose do intestino e a faz circular por todas as células do corpo.
Nas células do corpo, ocorre um processo de transformação da glicose em energia com a ajuda do oxigênio (O.).2) Além de formar energia, este processo também produz uma série de substâncias residuais, incluindo gás CO.2. O sangue vai levar esse gás de volta aos pulmões para ser expelido.
Sangue contém CO2 flui para os alvéolos, que são pequenos balões nos pulmões onde ocorre a troca gasosa. Depois de trocar de lugar com O2, CO. Gás2 vai deixar seu corpo quando você expira.
O corpo de um ser vivo deve estar em estado de homeostase para funcionar normalmente. Isso significa que a temperatura corporal está sempre estável, o equilíbrio de fluidos é mantido e o corpo é capaz de se livrar de várias substâncias residuais que podem ser prejudiciais.
Se você mantiver a saúde dos cinco órgãos do sistema excretor, também ajudará em seu bom funcionamento, eliminando todos os fatores que podem perturbar o equilíbrio da condição do corpo.