Para as vítimas de violência sexual e física, obter justiça é uma forma de se recuperar emocionalmente. Para conseguir isso, as vítimas geralmente são solicitadas a fazer um exame post-mortem. Descubra o que é um visto e como funciona aqui.
O que é um cheque de visto?
Um exame post-mortem é um relatório escrito emitido por um provedor de serviços de saúde com base em um exame de vítimas de violência, como:
- sexual,
- físico, ou
- mentalmente.
No laudo assinado pelo médico habilitado constam dados sobre o estado de saúde física e psicológica da vítima examinada.
O relatório do visto será usado como prova no tribunal. Se o autor da violência não for conhecido, este exame auxiliará na busca pelo autor do crime.
Para obter este relatório, você precisa informar a polícia. Depois disso, investigadores da polícia ou juízes irão apresentar o pedido de visto ao serviço de saúde.
Em seguida, a vítima será examinada minuciosamente por médicos e equipe médica. Posteriormente, o médico fará um relatório escrito, nomeadamente os resultados da autópsia, para ser entregue aos investigadores.
Procedimento de inspeção de visto
Geralmente, o exame post-mortem será realizado em um hospital, clínica ou centro de saúde que foi nomeado pelo investigador.
Durante o exame, a vítima geralmente estará acompanhada por policiais, familiares ou parentes mais próximos.
Para tornar mais fácil para você, a seguir está uma série de procedimentos de visto que geralmente são realizados.
1. Estado geral de saúde
Um dos procedimentos realizados durante o processo de visto é verificar seu estado geral de saúde ao chegar ao provedor de saúde.
Por exemplo, a vítima fica consciente, mas parece confusa, em pânico ou agitada.
Se a vítima necessitar de assistência de emergência devido a ferimentos graves ou uma condição mental incontrolável, o policial é obrigado a fornecer assistência.
Isso é feito antes de prosseguir com o visto para que o processo de inspeção ocorra sem problemas.
2. Exame físico
Depois disso, o visto continuará a passar por um exame minucioso, como:
- pressão arterial,
- pulso,
- evidência de violência
- transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, até
- feridas visíveis na parte externa do corpo.
Vítimas de violência sexual ou estupro feminino podem perguntar a uma médica ou oficial de saúde.
Nesse exame, a vítima costuma ser questionada sobre a cronologia do incidente para que o médico assistente possa focar o exame de acordo com o depoimento da vítima.
A descrição do exame quanto à localização, tamanho, natureza e grau da ferida encontrada será registrada e posteriormente analisada pelo médico.
3. Inspeção interna
Se necessário, o médico pode examinar a ferida interna. Geralmente é suspeitado quando há uma lesão interna, fratura ou gravidez.
Esse tipo de exame pode incluir raios-X ou ultrassom.
4. Análise forense
Se houver vestígios do DNA do perpetrador no corpo da vítima, como ejaculação, cabelo ou sangue, o médico fará uma análise forense.
Este exame post-mortem será analisado em laboratório para confirmar a identidade dos autores da violência e servir como prova.
5. Exame psiquiátrico
Além do exame físico, a vítima será solicitada a fornecer informações sobre sua condição mental.
Este teste de visto será realizado por um psiquiatra. Dessa forma, podem ser detectados sinais de distúrbios psicológicos, como traumas, TEPT, até depressão.
Após a conclusão de toda a série de testes, o médico fará um laudo médico ou uma conclusão com base nos resultados encontrados.
Essa conclusão será trazida pela equipe de investigação como prova em juízo. Se a vítima necessitar de mais tratamento, o médico também fornece os serviços de saúde necessários.
Resultados de diagnóstico
A seguir estão os resultados do diagnóstico do exame post-mortem associado à lesão.
- Contusões : lesão acidental ou não intencional, distúrbio de pele, distúrbio genético ou distúrbio hematológico, como leucemia.
- Queimaduras : queimaduras acidentais, dermatite, infecções de pele ou síndrome de Stevens-Johnson.
- Fratura : fratura intencional ou não intencional, sífilis congênita, leucemia ou escorbuto.
- Trauma na cabeça : trauma acidental, trauma do nascimento, doença hemorrágica, infecção por meningite ou doença metabólica.
A diferença entre um visto e outros exames médicos
Os exames de saúde geralmente são apenas para fins de saúde. Enquanto isso, o exame post-mortem examina a saúde da vítima devido à violência física ou sexual, a fim de coletar evidências forenses.
A maioria dos profissionais de saúde pode fornecer atendimento médico geral. No entanto, nem qualquer pessoa pode obter um visto.
Por isso, o exame de visto será diferente de outros exames médicos visto que a finalidade é bem diferente.
Se você tiver mais perguntas, entre em contato com seu médico ou profissional de saúde para entender a solução certa para você.