Como mulheres, fazemos muitas coisas para manter nossa área feminina em ótima forma: barbear, encerar, ficar longe de duchas e sabonetes perfumados, evitar usar roupas íntimas muito justas, para fazer check-ups anuais. Na Indonésia, em particular, existe um cuidado feminino tradicional que foi transmitido desde a era priyayi, a saber, cem vaginas.
Diz-se que centenas de vaginas têm propriedades curativas para todos os tipos de queixas sobre problemas femininos, desde superar cólicas menstruais, contrair os músculos vaginais que se afrouxam após o parto, até aumentar a fertilidade feminina.
O que é cem buceta?
Cem vagina é um tratamento vaginal tradicional ao fumar diretamente nos órgãos sexuais femininos, a partir da combustão de várias especiarias naturais. Para realizar a centena vaginal, uma mulher será solicitada a se sentar em uma cadeira especial cujo centro foi perfurado como passagem para a fumaça. Depois disso, uma panela de barro que já continha a água fervente das cem ervas foi colocada sob ela. O vapor produzido fumará sua área vaginal. A média de cem sessões de tratamento vaginal leva 30 minutos.
Os ingredientes da água fervida geralmente consistem em madeira de sappan, açafrão, rosas, temu comedy, noz-moscada e vetiver. A combinação de todas essas especiarias naturais combinadas com vapor quente, dilata os vasos sanguíneos, aumenta a circulação sanguínea, fornece a ingestão de oxigênio e relaxa os músculos pélvicos. Diz-se que centenas de vaginas são úteis para limpar, cheirar e manter a saúde da área íntima, ao mesmo tempo que reequilibra os hormônios femininos.
Alguns salões que oferecem serviços vaginais mais modernos até combinam especiarias tradicionais com radiação infravermelha diretamente nos órgãos íntimos. Os raios de calor emitidos pelo infravermelho são então absorvidos pela pele e pelos tecidos vaginais para obter energia extra e uma aparência jovem.
O que os especialistas médicos dizem sobre cem vaginas?
Alguns médicos duvidam da veracidade dos benefícios de cem vaginas. "Não há evidências científicas para apoiar que cem vaginas sejam realmente eficazes", disse Draion Burch, obstetra em Pittsburgh, ao Live Science.
Enquanto isso, Camilo Gonima, obstetra do Texas, relatado pelo Medical Daily, afirmou que o vapor de ingredientes à base de ervas pode trazer alguns efeitos relaxantes e alguns benefícios temporários para a saúde da pele, assim como um spa facial ou sauna, "Mas não há base sólida para comprovar o efeito. Isso fica evidente pela evaporação vaginal na fertilidade ou no ciclo menstrual ”, disse Gonima.
Vários especialistas em saúde concordam que vaporizar sua área íntima pode, na verdade, desencadear efeitos colaterais que podem ser prejudiciais à saúde.
Quais são os efeitos negativos que podem ocorrer em centenas de vaginas?
1. Bolhas na pele vaginal
O vapor que a Poção Cem produziu era quente, então uma queimadura de segundo grau era um dos riscos potenciais que deveriam ser levados em consideração em primeiro lugar. As aberturas vaginais são diretamente paralelas à bexiga e ao ânus, portanto, uma queimadura severa por superaquecimento e evaporação pode danificar o tecido cutâneo ao redor dessas três aberturas e causar muitos outros problemas.
Além disso, o calor causado pela evaporação também pode desencadear o crescimento de leveduras e fungos, e o aumento do fluxo sanguíneo para a vagina devido ao calor faz com que a vagina coça facilmente.
2. Desencadeia o crescimento de bactérias e fungos
Para limpar a vagina, na verdade não precisa de um tratamento grandioso, pois a vagina possui um sistema de autolimpeza. Como a ducha higiênica, uma tentativa de "lavar o galpão" para limpar a vagina por evaporação pode, na verdade, secar o ecossistema na vagina, perturbando assim o equilíbrio das colônias de bactérias boas que vivem nela. Todas as bactérias boas que vivem na vagina trabalham juntas para garantir que as partículas estranhas do mundo exterior não consigam ir muito longe na vagina para chegar aos órgãos internos.
A vagina é lubrificada com um líquido oleoso. A água, um produto do cozimento no vapor, não é hidratante para as células. Por outro lado, a água pode realmente enxaguar os óleos naturais da pele vaginal, tornando a vagina mais seca e mais sujeita a feridas e irritações. Portanto, infecções por fungos candida (um tipo de fungo que prospera em condições de calor e umidade) e vaginose bacteriana são um fator de risco definitivo para fragrâncias. A vaginose bacteriana foi associada a um risco aumentado de transmissão do HIV.
3. Não tem efeito na suavidade da menstruação e na fertilidade
A alegação de que o vapor perfumado pode equilibrar os hormônios é absurda. Os hormônios são produzidos pela glândula pituitária no cérebro e nos ovários, não na vagina ou no útero. Os hormônios então circulam na corrente sanguínea e têm certos efeitos em seus órgãos-alvo. É improvável que o inchaço vaginal tenha impacto nas alterações dos níveis hormonais. Além disso, é difícil ter certeza de que o vapor produzido com a água fervida chega realmente até o útero. Além disso, não há evidências concretas dos benefícios à saúde de qualquer uma dessas ervas quando preparadas em água morna.
Se você optou por uma centena de vaginais ou já fez isso antes, Gonima acha que as mulheres podem fazê-lo quantas vezes quiserem, mas ela aconselha a agir com cautela depois de pesar os riscos. "Sublinho que a evaporação deve ser estritamente externa à pele, e que você deve tomar cuidado para evitar o risco de queimaduras", disse ela ao Medical Daily.
LEIA TAMBÉM:
- 8 coisas para manter longe da vagina
- 7 causas de infecções vaginais se você nunca fez sexo
- Causas do câncer de ovário e coisas que aumentam o risco