Olhos lacrimejantes, olhos secos ou olhos cansados podem ser condições que você geralmente enfrenta, então não os leve muito a sério. No entanto, existem alguns sintomas de dor nos olhos que são sinais de doença grave. Portanto, você deve estar ciente dos sintomas de dor ocular abaixo. Dessa forma, você pode tratar a dor nos olhos com o medicamento certo.
Vários sintomas de dor nos olhos a serem observados
Citado na Mayo Clinic, a dor ocular pode ocorrer na superfície ou nas estruturas mais profundas do olho. Em casos graves, especialmente com perda de visão, pode ser um sinal de que você tem uma condição médica séria.
Aqui estão os sintomas de dor nos olhos com os quais você precisa estar atento:
1. Olhos vermelhos
O sintoma mais comum e fácil de detectar de dor nos olhos é o olho vermelho. A vermelhidão do olho geralmente aparece na parte branca do globo ocular (esclera), que é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos do olho.
Quase todos os casos de dor nos olhos causam sintomas na forma de olhos vermelhos. No entanto, uma das doenças mais frequentemente associadas a essa condição é a conjuntivite ou inflamação da conjuntiva.
2. Os olhos ardem e ficam com calor
Você pode ter experimentado sintomas nos olhos que parecem doloridos e uma sensação de queimação aparece repentinamente. Às vezes, esses sintomas também são seguidos por olhos mais lacrimejantes. Este é um dos sintomas que você precisa estar atento.
A causa mais comum são problemas oculares muito secos. No entanto, de acordo com o site da Cleveland Clinic, também pode ser causado por um bloqueio no canal lacrimal.
3. Olhos coceira
Os olhos com coceira também são um sintoma comum de dor nos olhos. Além de coceira nos olhos, você também pode sentir coceira nas pálpebras. A coceira também pode ser seguida por sintomas de inchaço.
A coceira nos olhos é geralmente causada por alergias. Essa condição ocorre quando os olhos são expostos a alérgenos, como poeira, poluição, pelos de animais, certas substâncias na pele Maquiagem, ou certos colírios.
4. Olhos inchados
Você pode notar frequentemente que seus olhos estão inchados ao acordar ou depois de chorar. No entanto, se o inchaço durar mais de 24-48 horas e for acompanhado por sintomas adicionais, como dor e visão turva, você deve estar alerta.
Olhos inchados podem ser um sintoma de vários tipos de dor ocular, desde conjuntivite, chiqueiro, calázio a lesões oculares. Em casos leves, o inchaço geralmente diminui em alguns dias.
5. Visão turva
Visão turva ou embaçada é na verdade um sintoma comum de dor nos olhos. Você pode ter erros de refração quando os olhos ficarem embaçados.
No entanto, não raramente, essa condição ocorre devido a outras doenças pré-existentes, como diabetes, derrame, catarata e glaucoma. diabetes mellitus tipo 1
6. Olhos secos
Olhos secos resultam da falta de produção de lágrimas ou de um problema com o filme lacrimal. Na verdade, o olho sempre precisa de lágrimas para manter a superfície úmida.
Às vezes, os sintomas de olho seco são acompanhados por outros sintomas, como dor, visão turva e uma sensação de caroço no olho.
7. Olhos lacrimejantes ou feridas
Problemas oculares muito lacrimejantes podem, na verdade, ser um sinal de que seus olhos estão muito secos. Isso ocorre porque os olhos tentarão superar a irritação causada pela secura, produzindo o máximo de lágrimas possível.
Além das lágrimas, os olhos também podem estar cheios de sujeira, que você costuma chamar de belekan. A cor das fezes pode variar, como branca, amarela ou verde.
Belekan é uma condição normal encontrada quando você acaba de acordar. No entanto, tome cuidado se a secreção tiver uma cor incomum, como amarelo ou verde. Isso pode ser um sintoma de uma doença ocular contagiosa, como uma infecção bacteriana ou viral.
8. Olhos esbugalhados
Olhos esbugalhados é um dos sintomas de dor ocular que você precisa estar ciente. O motivo é que olhos esbugalhados são um sinal da doença de Graves. A doença de Graves é um distúrbio do sistema imunológico do corpo que faz com que a glândula tireoide não funcione adequadamente.
9. Circule ao redor da córnea
Arco córneo , ou círculos cinza ao redor da córnea, são círculos cinza que aparecem e representam depósitos de gordura. Se você tem mais de 40 anos, isso é normal.
Por outro lado, se você tem menos de 40 anos, esse sintoma de dor nos olhos pode ser um sinal de que você tem colesterol alto. Níveis elevados de colesterol podem causar várias doenças crônicas, como doença coronariana, derrame, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca.
10. Pálpebras caídas
Pálpebras caídas geralmente ocorrem naturalmente no grupo de idosos, o que é um sinal natural de envelhecimento. Os tendões do olho funcionam para abrir, fechar ou levantar as pálpebras.
Conforme você envelhece, esses tendões se esticam e fazem com que suas pálpebras caiam. No entanto, se as crianças já apresentam sintomas dessa dor nos olhos, é possível que a criança tenha ambliopia ou olho preguiçoso, que é uma doença ocular desde o nascimento.
Além disso, pálpebras caídas que ocorrem antes de entrar na velhice podem indicar que há danos aos nervos ou ao tecido ocular. Isso pode levar a várias doenças crônicas, como acidente vascular cerebral, tumor cerebral, câncer de nervo ou câncer muscular.
11. Olhos amarelos
Outro sintoma de dor nos olhos com o qual você precisa estar atento são os olhos amarelos. Olhos e pele amarelados são um sinal de que há um problema com a função hepática.
A icterícia nos olhos ou na pele ocorre devido à entrada de bilirrubina nos vasos sanguíneos. A bilirrubina é um corante para a urina produzida pelo fígado. Isso pode indicar que o fígado tem inflamação, infecção ou até câncer.
12. Olhos se contraem
Esta condição é um sintoma de dor ocular que ocorre com mais frequência em muitas pessoas e geralmente não é muito perigosa. Os espasmos oculares geralmente estão associados a fadiga, consumo de cafeína ou álcool e tabagismo.
Em certos casos, espasmos oculares também podem ser um sinal de um distúrbio do sistema nervoso, como: esclerose múltipla . No entanto, se esta condição for um sintoma e sinal de esclerose múltipla ou distúrbios do sistema nervoso, geralmente acompanhados pelo aparecimento de vários outros sinais e sintomas, como dificuldade para andar e falar.
13. Cegueira noturna
Se você tem dificuldade para enxergar à noite ou quando sua visão noturna é fraca, você pode estar com catarata. Esses sintomas também são comuns com a idade.
Como tratar a dor nos olhos?
Existem muitas maneiras de lidar com os vários sintomas de dor que você está sentindo. O método utilizado será ajustado à própria causa.
No entanto, em geral, existem vários métodos naturais e maneiras que você pode fazer para tratar os sintomas de dor ocular que está sentindo:
1. Comprimir
Você pode aliviar os sintomas de dor nos olhos aplicando compressas, quentes ou frias. Se seus olhos estiverem inchados e doloridos, aplique uma compressa fria. De acordo com a American Academy of Ophthalmology, use um saco cheio de gelo e coloque-o sobre o olho por 15-20 minutos. Certifique-se de não tocar o gelo diretamente em sua pele.
Enquanto isso, você pode usar uma compressa quente como remédio natural para tratar os sintomas de um olho inchado devido ao terçol.
2. Drogas
Os medicamentos usados para controlar os sintomas da dor ocular podem geralmente ser na forma de colírios, pomadas para os olhos ou medicamentos orais.
Alguns dos medicamentos comumente administrados para tratar a dor nos olhos incluem:
- Colírio de corticosteroide para reduzir a inflamação
- Antibióticos, antifúngicos ou antivirais na forma de colírio para tratar infecções oculares
- Remédio oral para tratar sintomas de dor nos olhos devido a alergias ou para aliviar a dor
3. Operação
A cirurgia ocular geralmente é realizada apenas se o controle dos sintomas de dor ocular com medicamentos não for eficaz o suficiente. Normalmente, o procedimento cirúrgico só é recomendado para doenças oculares graves.
4. Remédios caseiros
Você também pode fazer maneiras simples em casa que podem apoiar o sucesso dos medicamentos prescritos pelos médicos. Alguns deles são os seguintes:
- Use uma toalha ou lenço de papel limpo sempre que limpar os olhos.
- Fique longe de alérgenos, como poeira, fumaça ou ar seco.
- Evite esfregar os olhos, pois isso piorará sua condição.
- Evite usar lentes de contato quando seus olhos estiverem com problemas.
- Reduza o tempo em frente a telas de computador, laptops, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos.
- Use óculos anti-radiação para proteger os olhos dos raios ultravioleta.
- Não toque nos olhos com as mãos sujas.
- Lave as mãos regularmente, especialmente após tossir ou espirrar.
- Use gotas de lágrimas artificiais sem prescrição médica.
O tratamento precoce da dor ocular pode ajudar a melhorar sua visão. Mesmo os problemas oculares que não ameaçam a visão precisam ser tratados imediatamente para que você fique confortável e mantenha a saúde dos olhos.