Por que os novos dentes do siso crescem na idade adulta? •

Os dentes do siso que estão crescendo frequentemente causam problemas, um dos quais é o aparecimento de uma dor excruciante e sensibilidade. Você geralmente sente esse sintoma quando não há mais espaço na gengiva que os dentes do siso podem ocupar. Então, por que novos dentes do siso crescem na idade adulta?

O que faz com que novos dentes do siso cresçam na idade adulta?

Os adultos podem ter até 32 dentes na cavidade oral, incluindo os dentes do siso. Citado pela Oral Health Foundation, os dentes do siso ou terceiros molares geralmente crescem na faixa etária de 17 a 25 anos.

Os dentes do siso crescem em quatro partes da mandíbula, a saber, parte superior direita posterior, parte superior esquerda posterior, parte inferior direita posterior e parte inferior esquerda posterior.

Os primeiros molares geralmente aparecem quando você tem 6 anos de idade, enquanto os segundos molares aparecem quando você tem 12 anos.

No entanto, os dentes do siso não podem emergir como outros molares. O desenvolvimento imaturo da mandíbula torna o espaço para a erupção do dente mais limitado.

Não sobra mais espaço na gengiva para os dentes do siso ocuparem, é isso que faz com que os dentes do siso apareçam entre os 17 e os 25 anos, embora existam muitas possibilidades até os 30 anos.

Se os dentes do siso crescerem na direção e posição corretas, isso não será um problema. No entanto, muitas pessoas têm os dentes do siso apenas parcialmente ou crescem lateralmente. Em termos médicos, essa condição é conhecida como impactação do dente do siso.

Isso pode acontecer porque o formato da mandíbula humana é diferente. Em pessoas que sofrem impacto, pode ser que sua mandíbula seja tão moldada que não haja espaço para os dentes extras. Um dente muito grande também pode causar impactação.

Dentes do siso impactados podem causar sintomas como inchaço, dor e até febre, especialmente se o dente perfurar os dentes e gengivas ao redor.

Não há como evitar que os dentes do siso cresçam para os lados. O crescimento desse dente é natural e depende da condição do germe dentário anterior. Se o dente do siso estiver em boas condições, ele crescerá reto e funcionará normalmente.

Como são os dentes do siso?

Na verdade, o crescimento dos dentes do siso é igual ao dos outros dentes. Todos os dentes são formados no osso maxilar. Quando a raiz do dente começar a crescer, a coroa do dente será lentamente empurrada em direção à gengiva até que penetre na gengiva. Isso é conhecido como erupção.

Mesmo que o dente tenha estourado ou crescido, a raiz do dente continuará a se alongar. Pode levar anos para que a raiz do dente se desenvolva completamente. Isso também é o que torna a mandíbula mais densa e rígida com o tempo.

Os dentes do siso começam a se formar no maxilar a partir dos 9 anos. Com o tempo, as raízes dos dentes do siso que crescem fazem as coroas dos dentes começarem a explodir.

Em seus primeiros 20 anos, os dentes do siso geralmente estão totalmente desenvolvidos ou impactados, ou aparecem apenas parcialmente. Nessa idade, a mandíbula parou de crescer, mas as raízes ainda estão se desenvolvendo.

Somente após entrar na idade de 40 anos, as raízes dos dentes do siso foram firmemente incrustadas no osso. O maxilar atingiu seu pico de densidade.

Lidando com dentes do siso em crescimento

Os molares da sabedoria podem crescer normalmente sem causar impacto. No entanto, os dentes do siso ainda precisam de cuidados extras, especialmente se você decidir mantê-los.

Porque os dentes do siso que não são extraídos podem causar problemas no futuro. Devido à sua localização na parte posterior e bastante difícil de alcançar com uma escova de dentes, os dentes do siso podem ser um local de coleta de bactérias de resíduos de alimentos que ainda estão se acumulando.

Portanto, você deve ser diligente na limpeza dos dentes usando fio dental para alcançar a sujeira anexada. Visite o médico regularmente para tratamento e monitore a condição de seus dentes do siso.

Às vezes, o crescimento dos molares da sabedoria também pode causar dor. Como solução, tome analgésicos, como ácido mefenâmico, paracetamol ou ibuprofeno.

Além disso, você também pode aliviar a dor gargarejando com enxaguatório bucal ou água salgada e aplicando uma bolsa de gelo na bochecha, onde o dente do siso cresce.

Se os seus dentes do siso sofreram impacto, causaram doença gengival (periodontite) ou têm potencial para desenvolver cárie dentária, é melhor submeter-se a um procedimento de extração do dente. Consulte um médico para tratamento posterior.