Cerca de uma a quatro semanas antes do Dia D do parto, você pode começar a sentir o bebê se mexer mais ativamente. Isso ocorre porque o bebê está tentando virar o corpo para posicionar a cabeça que estava acima, de forma que ela fique para baixo perto da vagina. Este movimento do bebê caindo na pélvis é chamado caindo ou relâmpago, significa que ele está pronto para saudar o mundo. Confira aqui quais são os sinais de que o bebê vai nascer em um futuro próximo.
Quando o bebê começa a se mover para baixo na pélvis?
Durante a gravidez, o bebê fica aninhado, com a cabeça erguida perto do peito da mãe e as pernas para baixo. Alguns bebês podem estar em uma posição transversal - perpendicular ao canal do parto.
Tudo isso é normal e inofensivo, pois o bebê pode se mover para girar sua posição de modo que possa sair com a cabeça primeiro. O bebê começará a se mover abaixando a cabeça na direção da pélvis da mãe e, finalmente, na área do osso púbico.
Movimento caindo ou relâmpago geralmente começa a ocorrer no terceiro trimestre da gravidez, por volta do sétimo mês (semanas 34-36 de gestação). No entanto, na maioria das mulheres grávidas, o movimento que é um sinal de que o bebê está para nascer pode começar a ser visto algumas horas antes do parto.
Nas gestações gemelares, os movimentos do bebê podem ocorrer mais rapidamente porque a posição de um dos bebês já está mais baixa no estômago da mãe. Para mães pela primeira vez, esse declínio pode ocorrer nos segundos finais antes do parto ou logo após o início do trabalho de parto.
Sinais de que um bebê vai nascer em um futuro próximo
Reportando do Live Strong, existem vários sinais de que um bebê vai nascer que você pode sentir e prestar atenção antes do dia do parto:
1. Mudanças no estômago
O primeiro sinal de que um bebê vai nascer é uma mudança no formato da barriga, que fica pendurada para baixo. Isso ocorre porque a cabeça do bebê desceu pela pélvis.
Quando você se senta, o bebê se sente em seu colo.
2. Respirar fica mais fácil
No último trimestre da gravidez, muitas mulheres sentem falta de ar devido ao aumento do tamanho do útero. Isso também é influenciado pela posição inicial do bebê, que fica sob as costelas da mãe, comprimindo os pulmões e dificultando a respiração.
No entanto, essa condição vai diminuir quando o bebê estiver em posição de nascer com a cabeça baixa. Depois de cair, a cabeça do bebê ficará próxima à região pélvica mais próxima ao canal do parto, com o rosto voltado para as costas da mãe e o queixo pressionado contra o peito.
Essas mudanças no movimento do bebê no útero aumentam a pressão sobre os pulmões para que você possa respirar com mais facilidade.
3. Aumento do apetite
Muitas mulheres grávidas sentem que o apetite diminui durante o terceiro trimestre. No entanto, depois que o bebê experimenta caindo ou relâmpago, a pressão sobre os pulmões e o estômago também é reduzida. Isso afeta o apetite da mãe. A gravidade dos sintomas e a frequência das úlceras também diminuem quando o bebê experimenta esses movimentos.
4. Micção frequente
Outro sinal de que o bebê vai nascer em um futuro próximo é a mãe que urina cada vez com mais frequência. A cabeça do bebê inclinada para baixo exerce pressão sobre a região pélvica e ao redor da bexiga, fazendo você se sentir tem a necessidade.
5. Corrimento vaginal excessivo
Assim que o bebê começar a descer, a cabeça dele pressionará e esticará o colo do útero (colo do útero) para se preparar para o canal do parto. Durante esse processo de dilatação cervical, o bloqueio no final da abertura cervical vai ser liberado, desencadeando um corrimento vaginal que parece muito.
6. Dor pélvica
Além dos sinais acima, há um sinal de que você pode sentir, a saber, dor na região pélvica. Isso é normal porque o bebê em sua barriga está se ajustando à nova posição.
No entanto, se a dor ocorrer constante e regularmente, acompanhada de febre, sangramento e desidratação, verifique imediatamente sua gravidez com seu médico.
O que pode ser feito para ajudar a acelerar a descida do bebê?
Se o bebê não parece estar descendo para a pelve mesmo após 36 semanas de gravidez, você pode fazer o seguinte.
- Faça atividades físicas leves, como agachamentos, para estimular a dilatação cervical, mas não faça exercícios extenuantes.
- Evite sentar com as pernas cruzadas e agachar. Essa posição pode empurrar o bebê de volta para cima. Sente-se com as pernas cruzadas, os joelhos separados e incline-se para a frente, para ajudar o bebê a descer pela pélvis.
- Sente-se na bola de parto para ajudar o bebê a se mover para baixo, enquanto reduz a dor nas costas.
- Deite-se de lado esquerdo com um travesseiro entre os joelhos.
- Nade com o estômago voltado para cima. Evitarnado peito se você tiver dor pélvica.
- Se seu trabalho exige que você fique sentado por longos períodos de tempo, levante-se e se mova com frequência.
Antes de tentar as dicas acima ou se o bebê ainda não mostrar sinais de ter nascido, consulte um médico.