O chiqueiro na linguagem médica é conhecido como hordeolum ou estilo. Distúrbios oculares que supostamente aparecem se você gosta de espiar essa pessoa realmente causado por uma infecção bacteriana Staphylococcus aureus que ataca as glândulas do olho. Como resultado, aparece um caroço na pálpebra. Embora inofensivo, o chiqueiro pode interferir em suas atividades diárias por causa da dor e prejudicar a beleza de seus olhos.
Diferentes tipos de chiqueiro
Existem 3 glândulas da pálpebra que costumam ser infectadas, ou seja, as glândulas de Zeis, Moll e Meibom.
Com base nas glândulas infectadas, o chiqueiro pode ser dividido em dois tipos, a saber, hordéolo interno e hordéolo externo.
O hordéolo interno infectado é a glândula Meibom, enquanto a infecção da glândula Zeis ou Moll causará o hordéolo externo.
O hordeolo externo aparecerá na base dos cílios porque a localização das glândulas Zeis e Moll é na base dos cílios, tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores.
Enquanto o hordeolum interno geralmente aparece na pálpebra superior.
Além disso, o hordeolum externo geralmente levará para o lado de fora.
Em contraste com o hordéolo interno, o caroço é direcionado para dentro, portanto, a pálpebra precisa ser aberta para ver o caroço com mais clareza.
Sinais e sintomas do chiqueiro
A infecção das glândulas palpebrais causa pequenas saliências nas pálpebras superiores e inferiores.
Esses caroços são geralmente doloridos, vermelhos e quentes. Se deixados por muito tempo, esses caroços podem liberar pus.
Às vezes, um caroço grande o suficiente pode interferir na acuidade visual do seu olho, fazendo com que sua visão fique embaçada.
Além do aparecimento de caroços, seus olhos ficarão secos como areia, o que causa coceira.
Normalmente, as pessoas com terçol já tiveram outras infecções oculares.
Pessoas com diabetes tipo 2 ou doenças de pele, como dermatite seborréica, têm maior risco de desenvolver terçol.
Embora o hordéolo seja inofensivo, se não for tratado pode causar uma infecção que se estende às pálpebras, resultando no que é conhecido como celulite periorbitária.
Como tratar o chiqueiro?
O chiqueiro é uma doença que pode curar-se em 1-2 semanas, mas o processo de cicatrização pode ser acelerado com algumas maneiras simples que você pode fazer em casa.
Você pode aplicar uma compressa quente e massagear suavemente seus olhos com hordeolum 4 vezes ao dia, por 10 minutos cada.
Se desta forma não houver melhora, você pode ir ao médico para obter antibióticos que podem ajudar a acelerar a cura da infecção.
Se o nódulo for grande o suficiente e houver muito pus, seu médico pode recomendar que você se submeta a um tratamento cirúrgico na forma de uma incisão de drenagem.
O caroço será aberto e o conteúdo de pus removido por meio de uma pequena operação sem pontos.
Uma coisa você precisa se lembrar: não tente apertar ou estourar o caroço para tirar o pus.
Essa ação imprudente pode, na verdade, fazer com que a infecção se espalhe de modo que toda a pálpebra possa infeccionar.
Calázio, uma causa não bacteriana de chiqueiro
Acontece que o chiqueiro nem sempre é causado por uma infecção bacteriana.
Em certas condições, o terçol pode ser causado por um bloqueio na glândula palpebral sem infecção bacteriana (calázio).
O bloqueio faz com que o conteúdo glandular se acumule e desencadeie uma reação inflamatória nas pálpebras que eventualmente causa um caroço que se parece com um hordéolo.
Esses caroços indolores são conhecidos como calázios.