O tratamento da febre tifóide (tifóide) ou febre tifóide pode ser feito em casa ou no hospital. Normalmente, o médico prescreverá antibióticos para tratar os sintomas do tifo que o incomodam. A droga é útil contra a bactéria que causa o tifo, Salmonella typhi. Então, quais são os tipos de antibióticos para tratar a febre tifóide? Aqui está a explicação.
Quais medicamentos o médico dará para tratar a febre tifóide?
A doença tifóide, também conhecida como febre tifóide, é causada por uma infecção bacteriana Salmonella Typhi . Essas bactérias geralmente se espalham por meio de alimentos ou água contaminados com bactérias.
Pessoas infectadas com febre tifóide podem facilmente transmitir a doença a outras pessoas se não receberem tratamento. Especialmente se você também não mantém a higiene pessoal e ambiental durante a doença.
Um dos maus hábitos que podem causar tifo é não lavar as mãos depois de usar o banheiro ou preparar comida para outras pessoas sem lavar as mãos antes de defecar. Outras pessoas podem contrair tifo por contato direto com você por meio dessas formas.
Portanto, é importante consultar um médico imediatamente e obter o medicamento certo se você pegar tifo. Geralmente, o médico receitará antibióticos para combater a bactéria causadora da febre tifóide, que podem ser administrados durante a hospitalização ou como remédio para tomar em casa.
A seguir estão as opções de antibióticos para tratar a febre tifóide:
1. Cloranfenicol (cloromicetina)
O cloranfenicol é um antibiótico que atua inibindo a síntese de proteínas das bactérias que causam os sintomas do tifo. Quando a síntese dessa proteína é prejudicada, as bactérias são incapazes de se multiplicar e disseminar ainda mais a infecção.
O cloranfenicol pode ser tomado por via oral (beber com água) ou por via intravenosa (infusão). A dose deste medicamento será administrada pelo médico de acordo com o seu peso e idade.
Mesmo assim, a administração do medicamento cloranfenicol para o tratamento do tifo vem sendo cada vez mais utilizada devido aos seus efeitos colaterais e eficácia.
2. Amoxicilina (Trimox, Amoxil, Biomox)
A amoxicilina é um antibiótico que mata e impede a multiplicação das bactérias que causam o tifo no corpo.
Este antibiótico é frequentemente combinado com cloranfenicol especificamente para pacientes com tifo cuja condição é crítica. Este medicamento tifóide também é seguro para uso em mulheres grávidas e lactantes.
Você só pode obter este medicamento com receita médica. Pode ser na forma de uma cápsula ou de um líquido que você bebe. A amoxicilina também pode ser administrada por injeção durante a hospitalização.
3. Ceftriaxona
A ceftriaxona é um antibiótico da classe das cefalosporinas usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas, incluindo a febre tifóide. Esta droga atua inibindo a síntese das paredes das células bacterianas até que a bactéria morra e não possa se reproduzir.
A ceftriaxona geralmente é administrada apenas por um curto período de tempo e não em combinação com outros medicamentos. Este medicamento é administrado por injeção no músculo ou por via intravenosa (IV).
Os medicamentos para tratar os sintomas da febre tifóide não devem ser administrados a crianças sem o conselho do médico. Você também está proibido de dar mais do que a dose prescrita. A injeção de ceftriaxona pode ser perigosa se administrada a um recém-nascido.
4. Quinolona (Ciprofloxacina ou Ofoxlacina)
As quinolonas são uma família de antibióticos com a função de tratar várias doenças causadas por bactérias. Este antibiótico atua inibindo a síntese do DNA bacteriano de forma que ele não pode se multiplicar descontroladamente.
A quinolona é eficaz na prevenção da infecção bacteriana que causa o agravamento do tifo. No entanto, dar este medicamento não é recomendado para crianças porque tem efeitos colaterais no crescimento ósseo.
Os medicamentos que podem tratar os sintomas da febre tifóide são geralmente administrados a adultos durante uma semana inteira, com uma dose que será ajustada com base no diagnóstico e no exame médico. As quinolonas podem ser administradas por via oral ou intravenosa (IV).
5. Azitromicina
A azitromicina é um membro da classe de antibióticos que tem as características de ser um medicamento eficaz e conveniente para a febre tifóide. Citado na Mayo Clinic, a azitromicina pode ser usada como substituto da ciprofloxacina para pessoas que são resistentes (imunes) à ciprofloxacina.
Este medicamento está disponível sob prescrição médica na forma de cápsula, comprimido ou líquido para você tomar. A azitromicina também pode ser administrada por injeção durante o período de hospitalização. Este medicamento é seguro para consumo por adultos e crianças.
6. Cefixima
Cefixime é um antibiótico de segunda linha usado para tratar a febre tifóide. Este medicamento é conhecido como uma classe de cefalosporinas de antibióticos que tem como função interromper o crescimento de bactérias . Cefixime é seguro para crianças e pode ser tomado por via oral.
Uma pesquisa publicada no International Journal of Pharmaceutical & Biological Archives afirma que a cefixima é um tratamento eficaz e seguro para a febre tifóide. Isso é evidenciado pelos resultados de um estudo que mostrou que 98 dos 106 pacientes se recuperaram do tifo graças à cefixima.
7. Cotrimoxazol
Cotrimoxazol é uma classe de sulfonamida de medicamentos que consiste em uma combinação de trimetoprima e sulfametoxazol. Este medicamento atua impedindo o crescimento de bactérias que causam o tifo. Cotrimoxazol está disponível em comprimidos e suspensão (líquido) para ser tomado diretamente com água.
Deve ser entendido que o tipo de antibiótico dado pelo médico para cada caso de tifo pode ser diferente, dependendo de onde o caso ocorre. A razão é que, em certas regiões ou países, a bactéria que causa a febre tifóide pode já ser resistente (imune) a vários tipos de antibióticos.
Outros medicamentos que o médico lhe deu enquanto você estava com tifo
Além de dar antibióticos, o médico também pode dar outros tipos de medicamentos para acelerar a cura da febre tifóide. Essas drogas são:
1. Remédio para baixar a febre
O sintoma mais típico da febre tifóide é a febre alta. Para superar isso, o médico pode sugerir que você tome um medicamento para reduzir a febre, como o paracetamol.
O paracetamol é eficaz na redução da febre em crianças e adultos com febre tifóide.
Tome este medicamento conforme indicado e aconselhado pelo seu médico. Chame seu médico imediatamente se os sintomas de febre ainda desaparecerem e aparecerem dentro de 4-5 dias após o tratamento.
2. Fluidos de infusão
Quando você está com febre tifóide e precisa ser hospitalizado intensamente, o médico fornece rotineiramente fluidos por via intravenosa para prevenir a desidratação causada pela febre.
Além de fluidos, um IV também pode ser usado para administrar antibióticos líquidos diretamente na veia para agir rapidamente contra a infecção.
O médico também monitorará os fluidos que você ingerir por meio de bebidas ou alimentos enquanto estiver no hospital.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!