A dor nas costas direitas pode ser desencadeada por estas 12 causas

A dor nas costas é uma queixa de dor bastante comum. As chances de uma pessoa sentir dor nas costas também podem aumentar devido à idade e à atividade física diária. No entanto, diferentes locais de dor têm diferentes causas. E quanto à dor nas costas à direita?

Várias causas de dor nas costas

A dor nas costas geralmente causa desconforto durante as atividades. A dor nas costas direita pode ser desencadeada por uma variedade de coisas, mas geralmente começa com problemas musculares ou ósseos nessa área. Citado de Penn Medicine, a dor pode se espalhar a partir de ossos, articulações, ligamentos, músculos ou uma combinação deles.

Dor nas costas como essa geralmente não é séria e pode ser curada com atendimento domiciliar adequado. Por outro lado, certas condições de saúde podem causar dores bastante graves e duradouras. Dores graves nas costas podem ser desencadeadas por problemas com órgãos internos distantes do local da dor. Nesse caso, você precisa de atendimento médico adequado.

Então, como distinguir quais causam dores nas costas direitas que ainda são normais e quais precisam de ajuda médica?

1. Músculos rígidos ou tensos

A dor muscular na região direita das costas pode fazer com que você sinta uma dor surda ou incômodos. Os músculos da região dorsal que ficam tensos por um longo período são repuxados e causam dor.

Na maioria dos casos, a dor nas costas pode ser causada por má postura ao sentar-se ou em pé.

Por exemplo, manter uma postura curvada pode manter os músculos da parte superior do corpo puxados para baixo, permitindo que os ombros caiam. Enquanto isso, os músculos das costas e do pescoço são forçados a suportar continuamente o peso da cabeça quando você se inclina.

A tensão muscular também pode ser causada por movimentos corporais inadequados, como colocar o travesseiro errado durante o sono ou movimentos corporais incorretos durante o exercício; por exemplo, a maneira errada de levantar pesos de ferro ou torção excessiva do corpo.

Além das atividades, certos problemas de saúde que atacam os músculos e nervos do pescoço, ombros e parte superior direita das costas também podem causar dor. Algumas das doenças que causam dor nas costas são fibromialgia, dor miofascial e problemas na coluna, como nervos comprimidos.

2. Movimento repetitivo

Se o trabalho ou as atividades diárias exigem que você repita o mesmo movimento continuamente, isso certamente pode ter um impacto na condição do corpo.

Articulações e músculos usados ​​repetidamente para realizar o mesmo movimento podem se desgastar e esticar e, eventualmente, causar dor. Por exemplo, se você for solicitado a levantar coisas repetidamente para frente e para trás no mesmo lado do corpo, os músculos das costas podem ficar tensos.

A dor na coluna direita também pode ser causada por atividade física repetitiva que repousa sobre a mão direita; por exemplo, jogar badminton ou pintar e trabalhar no computador com a mão direita segurando o mouse (mouse).

Se você não mudar seus hábitos ou postura, a dor pode se transformar em dor crônica nas costas.

3. Lesões físicas

Lesões físicas como queda, escorregamento e descanso do lado direito das costas ou um acidente com veículo motorizado afetando a parte superior das costas podem ser a causa da dor.

As várias lesões que podem causar dor na parte superior direita das costas são:

  • Lesões ósseas, como costelas quebradas ou coluna do lado direito.
  • Lesão nos músculos, ligamentos, cartilagem e outros tecidos moles no lado direito do pescoço, articulação do ombro direito e parte superior e média das costas.
  • Há uma ferida na parte superior direita das costas.

Se não for tratada, a dor nas costas do lado direito de uma lesão pode progredir para dor crônica.

4. Distúrbios da coluna vertebral

Uma coluna normal deve ser alinhada diretamente para baixo e ligeiramente curvada para ajudar a mover o corpo.

No entanto, graus extremos de curvatura ou deslocamento incomum podem causar deformidades da coluna vertebral. Se a curvatura normal das costas aumentar ou diminuir, isso pode causar dor nas costas, rigidez corporal e alterações na marcha.

A deformidade da coluna em si pode ser na forma de escoliose, cifose ou lordose. A escoliose, por exemplo, é uma deformidade da coluna vertebral curvada para o lado e em forma de S ou C. Adultos com escoliose tendem a sentir dor nas costas direita crônica.

Enquanto isso, a cifose é uma curvatura das vértebras superiores de mais de 50 graus que torna a postura do corpo dobrada. A cifose é mais comum em mulheres mais velhas. Esse problema está intimamente relacionado à idade e à osteoporose.

5. Osteoporose

A osteoporose é um problema de perda óssea que progride lentamente com a idade. Na velhice, os ossos não formam mais a mesma composição e tecido fortes que costumavam formar para produzir novas estruturas.

No início, os sintomas de perda óssea são bastante difíceis de reconhecer porque não existem características físicas óbvias.

No entanto, com o tempo, a osteoporose causa uma postura curvada e desencadeia dores nas costas que se irradiam para o pescoço. A dor na parte direita das costas pode ser muito forte, embora em outras a dor não seja muito aguda.

6. Osteoartrite

A osteoartrite é uma inflamação das articulações que faz com que a cartilagem e os ossos se rompam gradualmente. A inflamação das articulações na região da coluna pode causar dor na parte superior direita das costas, que se irradia para o pescoço, mãos e ombros.

Além disso, vários outros sintomas de osteoartrite incluem:

  • Dor durante ou após o movimento.
  • Mais suave quando aplicada pressão.
  • As articulações ficam rígidas pela manhã quando você acorda e quando não está realizando atividades ativamente.
  • Inflamação das articulações.
  • As articulações perdem a flexibilidade, o que as torna mais rígidas e difíceis de mover.
  • A aparência de esporões ósseos ao redor da articulação alvo, que é uma protuberância óssea dura e pontiaguda.

Se a osteoartrite não for tratada, a dor pode se tornar mais forte e intensa.

7. Problemas com os pulmões

Vários problemas no pulmão direito podem causar dor no peito, que se irradia para as costas.

Algumas doenças pulmonares cujos sintomas podem contribuir para a dor lombar direita são pneumonia, pleurisia (pleurite) e derrame pleural (pulmões úmidos). A dor na coluna direita também pode ser causada por um pulmão perfurado durante uma lesão.

Se a dor na parte superior direita das costas for acompanhada por dor no peito repentina ao respirar fundo, isso pode ser um sinal de embolia pulmonar. Se a dor piorar e você ficar sem fôlego, tossir sangue ou se sentir fraco, chame seu médico imediatamente.

A dor lombar direita também pode ser um sintoma de câncer de pulmão. Os sintomas de dor nas costas associados ao câncer de pulmão podem incluir certos sinais, como:

  • A dor piora à noite.
  • Existe dor sem atividade.
  • Sente quando deitado na cama.
  • Ocorre ao respirar fundo.

8. Distúrbios digestivos

Embora pareça não ter relação, a indigestão pode ser uma causa de dor na parte superior direita das costas.

A inflamação da vesícula biliar, por exemplo, pode causar dor forte sob a caixa torácica direita e se estende pelas costas direitas até a omoplata direita. Essa condição geralmente é acompanhada de náuseas, vômitos, mudanças na cor da pele, perda de apetite

Além disso, problemas com o fígado, órgãos abdominais e intestinos podem causar dores que também afetam a parte superior das costas.

Se a dor na parte superior direita das costas persistir por muito tempo e piorar, consulte um médico imediatamente para descobrir a causa.

9. Costocondrite

Uma das principais causas de dor nas costas é uma condição chamada costocondrite (costocondrite).

Costocondrite é a inflamação da cartilagem que conecta as costelas ao esterno. Essa inflamação pode fazer você sentir uma dor que vai do peito às costas.

A seguir estão vários outros sintomas que você experimentará se tiver costocondrite, a saber:

  • Dor que ataca o lado esquerdo do esterno.
  • A dor é aguda e penetrante, como se estivesse sendo pressionada.
  • A dor piora quando você respira fundo ou tosse.
  • A dor ocorre em mais de uma costela

10. Estresse

Aparentemente, o estresse e a ansiedade que se prolongam também podem ser a causa da dor nas costas.

Isso ocorre porque seu corpo está lutando contra essas sensações e os músculos ficam mais tensos, resultando em dores que são sentidas na parte superior das costas.

Quando estressado, você também pode sentir outras coisas, como aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça e aumento do ácido estomacal.

11. Infecção espinhal

Nas infecções que ocorrem nas costas, podem ocorrer dores na parte superior direita das costas. As infecções que ocorrem na região da coluna podem ser causadas por bactérias, vírus e fungos. No entanto, esse caso é muito raro. A infecção não afeta apenas a coluna vertebral, mas também a medula óssea e os discos ósseos.

Você pode sentir isso se o seu sistema imunológico estiver fraco ou como resultado de um procedimento após a cirurgia.

Outros sintomas que podem ser sentidos são dormência, febre ou formigamento.

12. Outras causas de dor nas costas

Além das causas mencionadas acima, a dor nas costas também pode ocorrer devido a outras coisas, como:

  • Infecção renal ou pedras nos rins
  • Rasgo no esôfago
  • Infecção na área do ovário
  • câncer de coluna

Sintomas acompanhantes de dor nas costas, a serem observados

A julgar pelas várias causas possíveis acima, a dor nas costas pode indicar um sério problema de saúde

Portanto, esteja ciente dos vários sinais e sintomas de dor nas costas que indicam uma condição bastante séria, como os seguintes:

1. Febre

Em certos casos, dores fortes nas costas acompanhadas de febre, dormência ou formigamento no braço podem ser decorrentes de uma infecção espinhal.

Alguns dos fatores de risco que desencadeiam esses sintomas são: você é imunossuprimido, tem câncer ou diabetes ou é obeso.

2. Pernas enfraquecem

Se você sentir dor nas costas com dormência ou fraqueza nas pernas e nos braços, isso pode ser um sintoma de lesão neurológica e artrite, como osteoartrite. A dor que é sentida dificulta a movimentação do paciente.

3. A dor aumenta ao se mover

Se sofreu recentemente uma lesão, como um acidente ou queda de altura, pode fracturar uma costela.

Dependendo de qual parte está quebrada, você pode sentir dor na parte superior direita das costas.

A dor geralmente é moderada a intensa, mas piora à medida que você se move. Verifique sua condição com seu médico imediatamente, especialmente após uma lesão grave.

4. A dor piora à noite

A dor na coluna direita que piora à noite pode ser causada por um tumor nas costas ou por um tumor que se espalhou (metastatizou) para os ossos ao redor das costas.

Além disso, você também pode precisar consultar um médico imediatamente se sua dor nas costas não responder à fisioterapia ou outros tratamentos médicos e fizer com que você:

  • Difícil de respirar
  • A dor vai do peito para as costas
  • Dor ao respirar fundo
  • Acompanhado de tosse persistente, falta de ar, perda súbita de peso, fadiga ou tosse com sangue.

Como superar e prevenir a dor nas costas

Nem todas as causas da dor nas costas podem ser completamente evitadas. No entanto, a maioria dos casos de dor nas costas pode ser tratada com tratamento médico adequado à causa subjacente.

No entanto, pelo menos você pode fazer alguns tratamentos bastante fáceis, conforme relatado no Medical News Today abaixo:

  • Faça alguns alongamentos se ficar sentado por muito tempo.
  • Alongue os músculos como aquecimento.
  • Evite usar bolsas pesadas apenas no lado direito.
  • Mantenha a postura adequada ao ficar de pé, caminhar, correr e sentar.
  • Descansando o lado direito.
  • Comprima com uma toalha fria ou quente para que a circulação sanguínea volte suavemente.