O relaxamento é uma técnica que pode ser usada para reduzir a tensão e a ansiedade. Quando o corpo e a mente relaxam, muitas vezes automaticamente, o estresse que causa tensão nos músculos é ignorado. Não é de admirar que um dos usos do relaxamento seja controlar as emoções, especialmente a raiva.
O que acontece quando estamos com raiva
Talvez não percebamos, mas existem algumas mudanças que podem ocorrer quando estamos prestes a ficar com raiva, incluindo:
- O pulso está tenso
- Coração bate mais forte
- A mandíbula parece mais rígida
- Todo o corpo está quente
- Sentimento inquieto
- Maior velocidade de fala
Quanto mais a pessoa pensa sobre sua raiva, mais ela fica. Quando você perceber os primeiros sinais de alerta de sua raiva, é uma boa ideia tirar um tempo, para se manter longe de coisas que podem desencadear suas emoções. Você pode preencher esse tempo fazendo relaxamento.
Quais são algumas técnicas de relaxamento para aliviar a raiva?
O relaxamento para aliviar a raiva consiste em várias técnicas que podem ser feitas, incluindo:
1. Técnicas de relaxamento muscular
Como o nome sugere, as técnicas de relaxamento muscular são usadas para ajudar a reduzir a tensão muscular. Essa técnica também nos ajuda a entender melhor o corpo, portanto, esperançosamente, podemos controlá-lo. Deve-se observar que pessoas com distúrbios musculares ou lombalgia não são recomendadas a esta técnica. As técnicas de relaxamento muscular podem ser realizadas por:
- Fique tenso e relaxe Essa técnica é realizada tensionando os músculos por cerca de 5 a 10 segundos e, a seguir, relaxando-os por cerca de 30 segundos.
- Deixando ir Diferente de tenso e deixando irNa verdade, essa técnica é realizada apenas relaxando os músculos, sem tensioná-los primeiro.
2. Técnicas de relaxamento respiratório
De acordo com o Conselho Nacional de Segurança, essa técnica respiratória é uma das mais fáceis de relaxamento, tendo em vista que respirar é uma das atividades que fazemos com frequência. Essa técnica além de reduzir a ansiedade e diminuir o estresse, também é capaz de melhorar o processo respiratório do corpo. As etapas que podem ser realizadas nesta técnica incluem:
- Acalme-se
- Inspire pelo nariz e conte até 3 e segure por 5 a 10 segundos
- Expire o ar lentamente pela boca
3. Técnica de imaginação guiada
Assim como o nome sugere, essa técnica é feita imaginando ou imaginando algo. Além de administrar o estresse, diversos estudos revelaram que essa técnica também é capaz de reduzir as dificuldades de sono vivenciadas por algumas faixas etárias, como os idosos (idosos).
Nesta técnica, você é treinado para se concentrar apenas em imaginações agradáveis e usar essas imagens para eliminar imaginações negativas. Esta técnica pode ser guiada por você ou por outras pessoas.
O relaxamento nem sempre fecha os olhos
Uma psicóloga, Lucia Peppy Novianti, sugere fazer relaxamento regularmente pela manhã ao acordar ou à noite antes de ir para a cama, a fim de obter resultados de relaxamento para reduzir a raiva de forma mais otimizada. Habituar-se ao relaxamento é capaz de descrever as tensões da mente e dos músculos. Muitas vezes, emoções explosivas ocorrem porque o eu e a mente estão em um estado de tensão por muito tempo. Sentar ou deitar relaxado, recuperar o fôlego e tentar sentir o que está acontecendo no corpo da cabeça aos pés, tocar uma música suave também pode ajudar no processo de relaxamento.
Um relatório do Instituto Joanna Briggs revela que a música pode ser usada para reduzir a ansiedade, ajudar a relaxar e aumentar a sensação de felicidade. Isso ocorre porque a música pode ajudar os músculos a relaxarem mais. Algumas músicas de fala mansa e letras motivadoras também são capazes de mudar o humor do ouvinte. Além da música, o relaxamento também pode ser feito de outras formas, como pular, esfregar as costas, massagear o corpo, inalar deliciosos aromas e muito mais.
LEIA TAMBÉM:
- Não se inflama facilmente, é assim que você controla as emoções quando a mente está frenética
- Jogue coisas quando estiver com raiva? Talvez você tenha esta doença
- Sinais de que você tem problemas com o controle da raiva