7 causas comuns de dor na mandíbula, quais são eles? •

A dor na mandíbula pode afetar sua capacidade de comer e falar, até mesmo de rir. Portanto, é importante saber qual é a principal causa de sua dor no maxilar para encontrar uma maneira de lidar com ela.

As causas mais comuns de dor na mandíbula

Citado de American Dental Association Dor na mandíbula ou dor na mandíbula é um problema de saúde comum, especialmente em adultos. Os sintomas de dor na mandíbula podem incluir dor dentro e ao redor da orelha, dificuldade para mastigar os alimentos, dor ao morder e dores de cabeça.

A maioria das dores na mandíbula é causada por uma anormalidade ou lesão na articulação da mandíbula, especialmente na articulação temporomandibular (ATM). No entanto, se o distúrbio da ATM não for a fonte principal, existem várias outras condições que podem causar dor na mandíbula e na área ao redor dela.

1. Desordem da articulação temporomandibular (TMD)

A articulação temporomandibular é um conjunto de músculos da mandíbula e articulações que funcionam para abrir e fechar a boca quando você mastiga, fala ou engole. Essa articulação também controla a mandíbula inferior à medida que ela se move para frente, para trás e para os lados.

Distúrbios desta articulação são conhecidos como distúrbio da articulação temporomandibular (TMD). A dor causada por distúrbios da articulação da ATM é geralmente desencadeada pelo hábito de ranger os dentes (bruxismo) durante o sono ou estresse, artrite, para impactar o trauma na mandíbula, cabeça ou pescoço.

A dor também pode ser causada por lesão na articulação da mandíbula e uso repetido. Citado da Mayo Clinic, aqui estão os sinais e sintomas de distúrbios da ATM.

  • Dor na mandíbula
  • Dor dentro e ao redor da orelha
  • Dificuldade ou desconforto ao mastigar
  • Dor no rosto
  • Articulações travadas, dificultando a abertura e o fechamento da boca

A boa notícia é que a causa da dor na mandíbula pode ser tratada com analgésicos, terapia de alongamento para os músculos da mandíbula, injeções de corticosteroides e cirurgia.

2. Problemas dentários

Vários distúrbios de saúde bucal na forma de doenças gengivais, cáries (cáries), lacunas dentárias, dentes danificados, distorção dentária e dentes desiguais também podem causar dor na mandíbula.

A dor devido a um abscesso dentário pode até irradiar-se para a mandíbula, causando uma sensação de dor perturbadora.

3. Cefaleias em salvas

As cefaleias em salvas são um dos tipos de cefaleias mais dolorosas. A dor causada por uma cefaleia em salvas geralmente é persistente, forte e não lateja profundamente na cabeça ou ao redor do olho em um lado da cabeça. A dor geralmente atinge a testa, têmporas e bochechas e se irradia para a mandíbula.

4. Sinusite

A sinusite é uma inflamação ou inchaço do tecido dos seios da face próximo à articulação da mandíbula. Os seios da face normais são revestidos por uma fina camada de muco que pode prender a poeira, germes ou outras partículas do ar, impedindo-os de entrar nas vias respiratórias.

Quando os seios da face ficam bloqueados, os germes podem crescer e causar infecção. A inflamação dos seios da face pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. O seio da face infectado exerce pressão sobre a articulação da mandíbula e causa dor na área.

Além da dor na mandíbula, a sinusite também pode causar sintomas semelhantes aos do resfriado, acompanhados por pressão no nariz que se espalha para a área dos olhos.

Felizmente, a sinusite pode ser tratada de várias maneiras, como tomar analgésicos, usar um spray de corticosteroide ou antibióticos, se a infecção for causada por bactérias.

5. Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco também pode causar uma sensação dolorosa na mandíbula. Essa dor geralmente é acompanhada por dores na parte superior do corpo, começando no peito, braços, costas e pescoço.

De acordo com a Cleveland Clinic, a dor na mandíbula é um sinal de um possível ataque cardíaco, especialmente em mulheres. Ligue para o número de emergência imediatamente para obter ajuda médica assim que sentir sintomas como dor no peito, falta de ar, suor, náuseas e sensação de estar prestes a desmaiar.

O tratamento que pode ser recomendado é a angioplastia e colocação de stent cardíaco, ou tomar medicamentos para mudanças no estilo de vida.

6. Osteomielite

A osteomielite é uma infecção bacteriana do osso, da medula óssea e dos tecidos moles ao redor do osso. As bactérias entram nos ossos através da corrente sanguínea após uma fratura, furúnculo, rompimento da pele, infecção do ouvido médio, pneumonia ou outra infecção.

A osteomielite ocorre rapidamente e é muito dolorosa, ou ocorre lentamente e causa pouca dor. Embora rara, a infecção causada por osteomielite pode afetar o osso maxilar e a área ao redor dele.

A única maneira de tratar a osteomielite é com cirurgia. O objetivo, remover a área infectada e restaurar o fluxo sanguíneo para retornar sem problemas.

7. Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo ou dor facial é uma condição de anormalidades no nervo trigêmeo próximo às têmporas que pode causar dor na mandíbula.

A dor intensa que é sentida será sentida em um período relativamente curto na mandíbula, lábios, nariz, couro cabeludo, testa e outras partes do rosto. No entanto, essa condição é rara.

Para curar essa condição, o médico prescreve um medicamento geralmente prescrito para aliviar as convulsões. Se não funcionar, seu médico pode recomendar uma cirurgia.

Como tratar uma ferida na mandíbula?

Os casos de dor leve na mandíbula geralmente duram apenas um momento e desaparecem por conta própria. Antes de visitar o médico para um diagnóstico adicional, você pode reduzir a dor com uma terapia leve e medicamentos de venda livre.

Aqui estão algumas maneiras de tratar a dor na mandíbula.

1. Descanse a mandíbula

O primeiro passo que você pode dar para tratar a dor na mandíbula é descansar, inclusive para a mandíbula. Evite goma de mascar, alimentos duros e alimentos de textura dura. Se sua mandíbula doer, você deve comer alimentos macios primeiro, como mingau, sopa ou sucos de frutas.

Além disso, você também pode descansar a mandíbula evitando o hábito de roer as unhas e outros objetos duros. Se você tem o hábito de ranger os dentes (bruxismo), considere o uso protetor de boca .

2. Use uma compressão fria / quente

O tipo de compressa usada depende da sensação de dor que você sente. Se sentir uma dor aguda na mandíbula, aplique uma compressa fria com uma toalha umedecida em água gelada e coloque-a na área dolorida por 10 minutos. Se necessário, repita esse processo a cada duas horas.

Enquanto isso, se a dor tende a ser vaga e ocorre continuamente, você pode usar uma compressa quente para aumentar o fluxo sanguíneo ao redor da mandíbula. Molhe uma toalha em água morna e deixe por cerca de 20 minutos até que a dor desapareça.

3. Tome um analgésico

Se você está incomodado com uma dor na mandíbula que atrapalha suas atividades diárias, considere tomar um analgésico. Para queixas leves, você pode tomar analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno ou aspirina.

Porém, se o tipo de medicamento não for eficaz, é necessária uma medicação com receita médica de acordo com a área da dor e sua intensidade.

4. Faça uma massagem suave

Uma massagem suave ao redor da área dolorida da mandíbula pode aliviar a tensão enquanto aumenta o fluxo sanguíneo. Várias vezes ao dia, você pode executar as etapas abaixo.

  • Abra a boca lentamente e passe o dedo indicador sobre a articulação temporomandibular perto da orelha.
  • Faça uma massagem circular e aplique um pouco de pressão até que os músculos relaxem e a dor na mandíbula diminua.
  • Também aplique uma massagem na lateral do pescoço para aliviar a tensão muscular, que também pode causar dores no maxilar.
  • Em seguida, feche a boca e repita o processo conforme necessário.

5. Melhore a posição sentada

Você realiza atividades que exigem sentar-se por longos períodos de tempo? Corrigir a posição sentada durante as atividades também pode ajudar a prevenir dores irritantes na mandíbula.

Tente sentar-se em uma posição ereta, porque uma posição sentada desleixada pode colocar tensão no pescoço e nas costas, o que resulta em dor na mandíbula.

Se a dor no maxilar não passar, considere consultar um médico para encontrar a solução certa para o seu problema.

Foco