Você pode ouvir com frequência que o vento noturno ao andar de moto pode deixá-lo com os pulmões molhados. Além disso, se o hábito é seguido por sintomas como tosse ou febre. Na verdade, o que é um pulmão úmido? É verdade que febre e tosse que não passa são os seus sintomas de molhar os pulmões? Descubra mais nesta página.
O que é pulmão úmido?
A pneumonia é uma doença em que os pulmões se enchem de líquido devido à inflamação. De certa forma, essa condição não é uma doença, mas uma manifestação de várias doenças pulmonares que podem atacar você.
Este termo é geralmente usado pelo público em geral para descrever a condição de acúmulo de líquido nos pulmões. Algumas condições no mundo médico são geralmente traduzidas como pulmões úmidos pelo público, incluindo derrame pleural e edema pulmonar.
O derrame pleural é um acúmulo de líquido em excesso entre as camadas pleurais fora dos pulmões. Citado na Cleveland Clinic, a pleura é uma membrana fina que reveste os pulmões e o interior da cavidade torácica e atua para lubrificá-los. Normalmente, a pleura consiste em uma pequena quantidade de líquido.
Enquanto isso, o edema pulmonar se refere ao acúmulo de líquido que ocorre nos sacos de ar dos pulmões, também conhecidos como alvéolos. Essa condição torna difícil para você respirar.
Edema pulmonar
Quais são os sintomas da pneumonia?
Essa condição geralmente não causa sintomas, mas geralmente você pode sentir dor no peito. Além disso, existem vários outros sintomas que acompanham quando você tem pneumonia, a saber:
- tosse seca
- Febre
- Dificuldade em respirar, especialmente quando deitado
- Dor no peito
- Difícil de respirar
Outros sintomas podem depender da doença que causa essa condição. Pode haver sinais e sintomas não listados acima. Se você tiver dúvidas sobre um sintoma específico, consulte seu médico ou verifique seus sintomas aqui.
Quais são as causas da doença pulmonar úmida?
O acúmulo de líquido que ocorre nos pulmões pode ser causado por irritação ou infecção nos pulmões. Algumas doenças que causam umidade nos pulmões, entre outras:
- Infecções pulmonares (pneumonia), tuberculose e câncer podem causar inflamação dos pulmões e da pleura
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Cirrose (função hepática deficiente)
- Embolia pulmonar, que é uma obstrução na artéria pulmonar
- A doença renal grave pode afetar a forma como o fluido é armazenado no corpo
- Lúpus e outras doenças autoimunes
Como os médicos detectam essa condição?
Depois de perguntar sobre os sintomas que você sente, o estado dos pulmões úmidos geralmente é conhecido após uma radiografia de tórax. Além disso, o médico também pode fazer:
- Tomografia computadorizada (TC) do tórax: Esse procedimento pode verificar a causa dos sintomas, como falta de ar ou dor no peito. Este teste também pode detectar alguns problemas pulmonares, incluindo acúmulo de líquido.
- ultrassom de tórax: Um ultrassom do tórax é feito para determinar o tipo de líquido que se acumulou, se há inflamação, células cancerosas ou infecção.
Se você tem edema pulmonar, precisa receber tratamento imediatamente. Portanto, o médico fará um diagnóstico com base em seus sintomas e um exame físico, eletrocardiograma e raio-X.
Depois que sua condição estiver mais estável, o novo médico perguntará sobre seu histórico médico, especialmente se você já sofreu de doença cardiovascular ou pulmonar.
Seu médico pode pedir que você faça os seguintes testes para determinar a causa da pneumonia:
- Oximetria de pulso: Este procedimento é usado para determinar quanto oxigênio está em seu sangue
- Teste de sangue: Este exame tem como objetivo verificar a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono contidos no sangue
- Eletrocardiograma (ECG): Este procedimento pode revelar várias informações sobre o seu coração.
- Ecocardiograma: Este teste pode ajudar os médicos a detectar problemas cardíacos.
Como tratar e tratar a pneumonia?
Freqüentemente, não há necessidade de um método especial para tratar a pneumonia, porque o fluido desaparecerá por conta própria assim que a causa for resolvida. Se o acúmulo de fluido causar desconforto, o médico removerá o fluido.
Os médicos podem tomar várias medidas para reduzir a quantidade de líquido nos pulmões. A seguir estão sugestões que seu médico pode lhe dar.
1. Drenagem pulmonar
A drenagem pulmonar é uma forma de tratar essa condição, que geralmente é realizada o mais precocemente. Para drenar o excesso de líquido na pleura, o médico insere um pequeno tubo na pleura para que o líquido seja drenado para fora dos pulmões.
Este procedimento deve ser monitorado periodicamente para que o tubo instalado permaneça seguro e não se mova. Especialmente se este tubo for instalado por um longo período de tempo e exigir drenagem repetida.
No entanto, nem todos os que sofrem dessa condição requerem drenagem repetida. Isso depende da causa do pulmão úmido, da quantidade de fluido nos pulmões, da gravidade ou da possibilidade de recorrência da pneumonia a qualquer momento.
2. Pleurodese
A pleurodese é um procedimento de tratamento por meio da inserção de certas substâncias ou drogas na cavidade pleural. A droga serve para ajudar a colar a pleura de forma que o fluido não entre no revestimento dos pulmões.
O tipo de medicamento usado depende da causa. Para tratar a pneumonia causada por infecção, o médico geralmente prescreve antibióticos. Depois disso, o médico usará um diurético na forma de furosemida para ajudar a drenar o excesso de líquido da pleura.
3. Cirurgia pulmonar
Se você fez de várias maneiras, mas sem sucesso, a cirurgia de pulmão pode ser o último recurso. Esse procedimento cirúrgico só é feito para tratar pneumonias já classificadas como graves ou causadas por câncer.
Esta operação é realizada inserindo shunt ou um pequeno tubo na cavidade torácica. Sua função é ajudar a remover o fluido da cavidade torácica e drená-lo para o abdômen.
Ao ser drenado para o estômago, o líquido será removido mais facilmente e não interferirá no funcionamento de outros órgãos. Consulte primeiro o seu médico para obter aconselhamento sobre o tratamento adequado e de acordo com o seu estado de saúde.