Basicamente, o corrimento vaginal é um processo natural que funciona para limpar e proteger a vagina de irritações e infecções. O corrimento vaginal normal geralmente é inodoro, incolor e não causa coceira na região feminina. Bem, se o corrimento vaginal que você experimenta for marrom ou mesmo vermelho, isso geralmente indica a presença de sangue no fluido. Existem vários fatores que podem causar corrimento vaginal com sangue. Nada? Leia mais para descobrir.
O que é brancura?
Corrimento vaginal é secreção ou muco da vagina. Esse muco é produzido pelas glândulas da vagina como forma natural do sistema reprodutor de limpar a área feminina. O corrimento vaginal geralmente ocorre devido a alterações hormonais, como estresse, menstruação ou atividade sexual. O corrimento vaginal que ocorre devido a alterações hormonais é geralmente um corrimento vaginal normal. Enquanto corrimento vaginal anormal geralmente surge devido a certas condições médicas. No entanto, esse corrimento vaginal anormal é frequentemente causado por bactérias, fungos, parasitas ou infecções na vagina.
O corrimento vaginal anormal pode ser visto pela cor, consistência (finura ou espessura), volume e odor. Bem, quando o corrimento vaginal que sai da vagina muda de cor para branco leitoso, cinza, para esverdeado, então cheira e é acompanhado por desconforto e coceira e queimação, isso pode ser um sinal de uma infecção no seu trato reprodutivo.
O que causa corrimento vaginal com sangue?
Existem vários fatores que podem causar o aparecimento de manchas marrons ou avermelhadas no corrimento vaginal. Esses fatores incluem:
1. Hormônios e o ciclo menstrual
Existem vários fatores que fazem com que uma pessoa experimente corrimento vaginal com sangue relacionado aos hormônios e ao ciclo menstrual, a saber:
- Devido ao ciclo anovulatório, que é uma condição na qual os ovários não liberam óvulos. Os ciclos anovulatórios ocorrem em mulheres que estão menstruando pela primeira vez e em mulheres que se aproximam da menopausa.
- Mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP) também costumam apresentar corrimento vaginal com sangue devido ao ciclo anovulatório.
- Mulheres que usam anticoncepcionais hormonais Você também pode ter sangramento uterino, que é conhecido por causar corrimento vaginal vermelho ou marrom. Geralmente, essa condição é mais comum em quem usa anticoncepcionais injetáveis e pílulas anticoncepcionais.
- DIU hormonal na verdade, também pode causar manchas esbranquiçadas, especialmente durante os primeiros meses de uso.
- Corrimento vaginal acompanhado de sangue também pode ocorrer devido à influência de glândula tireóide hiperativa ou ainda menos ativo que causa um desequilíbrio nos níveis de hormônios femininos.
2. Infecções do sistema reprodutivo
Algumas infecções do trato reprodutivo, como verrugas genitais, gonorreia e clamídia, às vezes podem causar um leve sangramento que causa corrimento vaginal com sangue. As infecções por vaginose bacteriana, infecções por fungos e tricomoníase causadas por protozoários tornam o corrimento vaginal espesso, pungente e com aspecto de peixe, embora às vezes essas infecções não apresentem quaisquer sintomas.
Além disso, escoriações vaginais devido à atividade sexual também podem causar corrimento vaginal misturado com sangue, especialmente em mulheres que têm a vagina seca.
3. Outras condições médicas
Se ocorrer corrimento vaginal com manchas acastanhadas ou avermelhadas acompanhadas de sangramento durante a gravidez, isso pode indicar um problema com o útero, como aborto espontâneo, parto prematuro ou anomalia placentária. Além disso, o aparecimento de manchas ou sangramento também pode ser uma indicação de problemas reprodutivos femininos, como miomas uterinos, tumores ou câncer.
Então, o corrimento vaginal com sangue é algo perigoso?
Na verdade, conforme descrito acima, existem muitas causas que podem causar corrimento vaginal com manchas de sangue. Em alguns casos, esse corrimento vaginal faz parte do ciclo menstrual. No entanto, é inegável que esse corrimento vaginal pode ser uma indicação de uma condição médica mais grave.
Bem, é por isso que a melhor maneira de se certificar de que o corrimento vaginal que você está apresentando é normal é consultar um médico. Especialmente se você reclamar de corrimento vaginal indevido acompanhado de uma sensação de desconforto na área vaginal. Seu médico pode realizar uma variedade de testes laboratoriais para obter um diagnóstico adequado.
Se necessário, use um líquido de higiene feminina contendo iodo povidona durante a menstruação para prevenir corrimento vaginal anormal posteriormente.