Explicação médica da paralisia do sono, também conhecida como "geral" •

Você já sentiu todo o seu corpo paralisado quando estava prestes a dormir ou acordou do sono? Talvez você sinta que seu peito está tão apertado quando adormece? Em caso afirmativo, você está experimentando paralisia, ou o que na linguagem médica é chamado de paralisia do sono, também conhecido como paralisia do sono.

Até agora, muitas pessoas pensam que a paralisia do sono é uma perturbação dos gênios ou espíritos que vagam por aí. Porém, você sabia que esse fenômeno é um evento único e oficialmente reconhecido na área médica?

Definição de paralisia do sono no mundo médico

A paralisia do sono é um tipo de parassonia, que é um grupo de distúrbios do sono que causam um evento ou experiência indesejada que ocorre quando estamos apenas adormecendo, já dormimos ou quando acordamos. Observe que isso é comum e não está associado a nenhuma doença mental específica.

O fenômeno da paralisia do sono não é perigoso e terminará após alguns segundos ou minutos. Todos experimentarão o fenômeno da paralisia pelo menos uma ou várias vezes na vida.

Este fenômeno também pode acontecer com qualquer pessoa, jovem ou velho, mulher ou homem. No entanto, é mais comum em adolescentes a adultos jovens.

Por que uma pessoa pode ter paralisia durante o sono?

Existem muitos mitos místicos que surgem sobre a paralisia do sono porque esse fenômeno faz você alucinar ao ver sombras negras ao seu redor, que são consideradas espíritos.

Na verdade, o fenômeno da sobreposição durante o sono ocorre quando os mecanismos do cérebro e do corpo se sobrepõem, não funcionando em sincronia durante o sono, fazendo com que acordemos no meio do sono REM.

Quando você acorda antes do término do ciclo REM, o cérebro não está pronto para enviar um sinal de despertar, então o corpo ainda está em um estado de sono semiconsciente. Portanto, você se sentirá tenso, com dificuldade para respirar, incapaz de falar e ainda com a mente turva quando estiver "sobrecarregado".

Estudos publicados em periódicos Ciência Psicológica Clínica mencionaram que a sensação de estar oprimido e em pânico a partir de uma série de experiências sensoriais tende a deixar a pessoa ainda mais deprimida, principalmente quando já acredita que o fenômeno da paralisia do sono ocorre devido a fatores sobrenaturais.

É isso que torna a experiência de ficar paralisado durante o sono, para algumas pessoas, uma experiência terrível e traumática. O mesmo estudo descobriu que pessoas com tendência a pensar logicamente não experimentaram problemas ou traumas significativos após se recuperarem da paralisia do sono.

'Geral' pode ser genético, mas há uma série de outros fatores que podem estar associados a esse fenômeno, como sono perturbado, ficar acordado até tarde, estresse, dormir de costas, transtorno bipolar ou outros transtornos do sono (narcolepsia ou perna noturna cólicas).

A paralisia do sono também pode ser um efeito colateral do uso de certos medicamentos, como medicamentos para TDAH ou abuso de narcóticos.

Maneira eficaz de superar a paralisia do sono

Ao lançar a página do Serviço Nacional de Saúde, a paralisia do sono vai melhorar com o tempo. Bem, a única maneira de superar essa condição para que não aconteça novamente é adotar bons hábitos de sono, incluindo:

1. Durma o suficiente

A falta de sono é uma das causas da paralisia do sono. Se você não quiser que essa condição aconteça novamente, dormir o suficiente é uma forma de superar o fenômeno da perturbação do sono.

Todo mundo tem necessidades diferentes de sono. No entanto, geralmente requerem sono de 7 a 8 horas por dia. Para que você durma o suficiente, evite todas as coisas que podem interferir no sono, como:

  • Beba café à tarde ou beba álcool antes de dormir. A cafeína contida no café pode aumentar o estado de alerta, fazendo com que você não sinta sono. Enquanto isso, a possibilidade de o álcool interferir em uma boa noite de sono.
  • Coma grandes porções à noite. Dormir depois de comer pode fazer com que o ácido do estômago suba para o esôfago. Isso pode causar azia e, eventualmente, interferir no seu sono.
  • Use seu telefone na cama antes de ir para a cama. A luz azul dos telefones celulares pode interferir na produção do hormônio melatonina, que ajuda a dormir melhor.
  • Esportes noturnos. Na verdade, faça exercícios à noite em vez de deixá-lo mais repousante; a escolha de exercícios extenuantes antes de dormir pode dificultar o sono.

2. Vá para a cama e acorde na mesma hora

A próxima maneira de superar a paralisia do sono é aplicar as mesmas horas de vigília e sono todos os dias. Mesmo se você estiver de férias, você ainda deve acordar e ir para a cama ao mesmo tempo. Não pense que os feriados o fazem ir para a cama tarde e acordar mais tarde.

Acostume-se a acordar e dormir ao mesmo tempo, apóia o relógio biológico do corpo e as funções gerais do corpo. Este hábito também o impede de ir para a cama tarde da noite ou acordar mais tarde, o que corre o risco de privá-lo de sono ou de dormir demais.

3. Realize o tratamento de acompanhamento

Melhorar a qualidade do sono dessa forma geralmente é bem-sucedido na superação da paralisia do sono. No entanto, em alguns casos, as pessoas que apresentam essa condição precisam constantemente de atenção médica. Especialmente em pessoas com narcolepsia, síndrome das pernas inquietas ou transtornos mentais que causam insônia.

Pessoas com a doença precisam de medicamentos para reduzir os sintomas, para que possam dormir melhor. Os medicamentos administrados pelos médicos são geralmente antidepressivos.

A terapia também pode ser recomendada por médicos para reduzir o estresse e aliviar os sintomas, de forma que o sono não seja mais perturbado. Portanto, não hesite em consultar um médico se os efeitos da paralisia do sono interferirem em suas atividades diárias.