As hemorróidas (hemorróidas) não são, na verdade, uma doença perigosa. No entanto, em alguns casos, pode causar sintomas graves que não melhoram mesmo após a medicação, por isso deve ser tratada com cirurgia de hemorróidas. Como é o processo e preparação?
Tipos de cirurgia de hemorróida que você precisa saber
Quando o corpo tem hemorróidas, as veias ficam inflamadas e inchadas, dando origem a caroços ao redor do ânus e do reto. O procedimento cirúrgico visa remover ou desinflar o nódulo.
Antes de entrar no processo, você deve saber com antecedência os dois tipos de operações que podem ser realizadas para tratar hemorróidas. Aqui estão os tipos.
1. Hemorrhoidectomy
A hemorroidectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do excesso de tecido que causa sangramento. Esta cirurgia é realizada no paciente sob anestesia local combinada com sedação, raquianestesia ou anestesia geral.
A recuperação geralmente leva cerca de duas semanas, mas também pode levar até seis semanas antes que você possa retornar às suas atividades normais.
As complicações que podem ocorrer após a realização da hemorroidectomia são a dificuldade de esvaziar a bexiga, o que aumenta o risco de desenvolver infecções do trato urinário. No entanto, esse efeito é apenas temporário e geralmente ocorre quando você usa raquianestesia.
2. Hemorrhoidopexia
A hemorroidopexia ou hemorróidas com grampeamento é um procedimento cirúrgico que envolve a fixação do nódulo hemorroidário que se projeta da parede do reto ao ânus para ser devolvido ao seu lugar. Nessa operação, o cirurgião também cortará o fluxo sanguíneo, de forma que o caroço encolherá.
A dor causada após a hemorroidopexia é mais leve do que a hemorroidectomia. No entanto, você ainda tem a possibilidade de ter recorrência de hemorróidas.
As complicações que podem ocorrer incluem sangramento, retenção urinária ou dor. Em casos raros, esta cirurgia pode levar a complicações como sepse ou infecção sanguínea.
Lembre-se novamente, o novo procedimento cirúrgico será realizado quando as hemorróidas causarem sintomas graves, não melhorarem após uma semana de medicação e aparecerem caroços de tamanho maior. Consulte um médico para obter mais informações sobre se deve ou não fazer uma cirurgia.
O que deve ser preparado antes da cirurgia?
Se o seu médico o encaminhou para uma cirurgia, diga quais medicamentos ou suplementos você está tomando.
Também me avise se você estiver grávida. Isso é importante para que o médico possa considerar e prevenir os efeitos colaterais que podem ocorrer.
Alguns dias antes da cirurgia, pode ser necessário interromper o uso de medicamentos para afinar o sangue, como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno.
Além disso, você também deve parar de fumar, porque esse hábito pode retardar a cicatrização após a cirurgia de hemorróidas.
Informe o seu médico ou profissional de saúde se estiver resfriado, com febre ou outra doença. Se você estiver doente, a cirurgia pode ser adiada.
Lembre-se de que tudo o que você precisa trazer deve estar pronto algumas horas antes de você ir para o hospital. Siga as instruções de quando chegar ao hospital, certificando-se de chegar no horário.
Como é realizado o procedimento de cirurgia de hemorróidas?
Obviamente, o paciente receberá um anestésico local em combinação com um sedativo antes de ser submetido à cirurgia. Às vezes, o paciente também recebe anestesia espinhal ou geral, dependendo da condição individual do paciente.
No procedimento de hemorroidectomia, o médico inicia a cirurgia fazendo uma incisão no tecido ao redor do nódulo da hemorróida. A cirurgia pode ser realizada com faca (bisturi), dispositivo elétrico (lápis cautério) ou laser.
As veias inchadas dentro da hemorróida são amarradas para evitar sangramento e, em seguida, a hemorróida é removida. Depois disso, o médico pode fechar imediatamente a área cirúrgica com pontos ou deixá-la aberta. Em seguida, uma gaze medicinal será aplicada para cobrir a ferida.
Durante o procedimento de hemorroidopexia, o médico usa uma ferramenta básica circular para remover o tecido hemorroidário. Neste procedimento, a hemorróida prolapsada ou prolapsada é removida e então fixada de volta no lugar no canal anal.
O que acontece após a cirurgia de hemorróida?
Logo após a cirurgia de hemorróida, enquanto você ainda está sob anestesia, você receberá um anestésico local cujo efeito durará de 6 a 12 horas. Isso é feito para reduzir a dor após a cirurgia.
Se após a cirurgia, sua condição melhorar e se recuperar totalmente dos efeitos da anestesia, você não precisará ser hospitalizado para poder voltar para casa.
No entanto, o paciente deve ter certeza de que consegue urinar antes de ir para casa. Algumas pessoas podem ter dificuldade para urinar, isso é devido ao inchaço dos tecidos ou espasmo dos músculos pélvicos.
Recuperação após cirurgia de hemorróida
Após a cirurgia, geralmente a dor ainda será sentida, especialmente ao se dobrar, agachar e passar da posição em pé para a posição sentada. Portanto, minimize as atividades dolorosas tanto quanto possível, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia.
O desconforto geralmente será sentido por 2 a 3 semanas. Alguns pacientes começam a melhorar no final da primeira semana. No entanto, você pode precisar de 3 a 6 semanas para descansar até que a condição esteja completamente recuperada e você possa retornar às atividades normais.
Para ajudar na sua condição, os médicos geralmente prescrevem analgésicos, como paracetamol, aspirina ou ibuprofeno. Além disso, o médico também pode recomendar laxantes, amolecedores de fezes ou ambos para prevenir evacuações endurecidas.
Não se esqueça, durante o período de recuperação, você deve comer mais alimentos ricos em fibras para amolecer as fezes. Beba bastante água durante o processo de recuperação, cerca de 8 a 10 copos por dia. O consumo de alimentos e bebidas ricos em fibras pode prevenir a prisão de ventre.
Além disso, preste atenção à gaze ou curativo usado para cobrir a ferida cirúrgica. Troque a gaze diariamente ou quando começar a ficar úmida e suja.
Os exames de acompanhamento com o cirurgião geralmente são realizados 2 a 3 semanas após a cirurgia para verificar os resultados da cirurgia.